Amortecedor Monroe ou Cofap?
Para decidir qual marca de amortecedor é a melhor para o seu carro, será preciso conhecer algumas características sobre as duas principais fabricantes do segmento: Monroe e Cofap.
Nos automóveis, os quais circulam pelas ruas e estradas no estado do Rio de Janeiro, a suspensão é uma parte muito importante. Assim, todos os componentes deste setor são relevantes para o bom funcionamento do automóvel. Como resultado, o amortecedor é uma das peças que precisa de um acompanhamento constante.
Este material é imprescindível para que o carro tenha estabilidade e performance. Assim, a partir da utilização de um componente de qualidade, a tendência é que o automóvel não tenha nenhum problema.
Portanto, para o seu conhecimento, falaremos um pouco melhor sobre este tema. Além disso, iremos destacar duas organizações, as quais são grandes referências quando pensamos em amortecedores.
Amortecedor: quais informações eu necessito saber sobre essa peça?
Em primeiro lugar, é preciso explicar a composição do material. Assim, é viável afirmar que o amortecedor tem como principal característica ser do tipo telescópio. Como resultado, o seu funcionamento acontece através de um cilindro, o qual está ligado a uma haste (tubular ou bi-tubular).
Além disso, é preciso falar sobre os insumos que compõem essa solução:
- Válvulas com direcionamento para esse material;
- Canais de passagem do fluido hidráulico;
- Uso do sistema hermético;
- Depósito em constante pressão.
Após estes dados iniciais, é muito importante que o condutor conheça os modelos existentes. Assim, o motorista saberá escolher essa parte do sistema de suspensão com calma e tranquilidade.
Portanto, descubra cada modelo em destaque. Assim, existem três formatos:
- Fricção: o primeiro tipo existente no mercado automotivo. Assim, o seu funcionamento ocorre com o atrito entre 2 ou mais discos. Como resultado, desenvolvem o giro em direções contrárias – porém, no mesmo eixo. Portanto, a partir desta aplicação no dia a dia, implementa o efeito de amortecimento;
- Convencionais ou Hidráulicos: esse é o mais comum na composição dos automóveis. Assim, para que funcione, deve haver um conjunto que possui óleo e ar em dois tubos divergentes (reservatório e pressão).
- Pressurizados: semelhante ao modelo anterior, é outro formato que muitos veículos fazem uso. Assim, como diferença principal, destacamos a existência do gás nitrogênio. Portanto o material impede que sejam formadas bolhas de ar no óleo (até mesmo se a temperatura estiver muito quente).
Quando o carro deve realizar a troca do amortecedor?
Uma dúvida, que acomete boa parte dos motoristas no Rio de Janeiro, é sobre o momento da mudança desta peça automotiva. Assim, existem algumas especificações que indicam o período correto para fazer esta modificação.
Em primeiro lugar, é necessário que o condutor entenda que cada veículo usa um material diferente. Assim, a vida útil tenderá a ter uma variação (de acordo com a marca e o automóvel). Portanto, é muito importante que a pessoa pesquise e confira no manual veicular os dados que contribuam para a boa realização desse serviço automotivo.
Por exemplo: alguns automóveis recomendam uma troca dos amortecedores de 5 em 5 mil quilômetros. Porém, existem outros fabricantes que vão especificar o uso por até cento e cinquenta mil km!
Além disso, a quantidade de vezes que você utiliza o veículo afeta esse material.
Assim, se um indivíduo atua como motorista profissional e realiza uma rodagem de oito horas por dia, a tendência é que os amortecedores necessitem das mudanças em um período menor de tempo.
Mesmo assim, o condutor não precisa ficar nervoso ou com alguma preocupação. Isso porque, no momento em que o amortecedor começar a ter problemas, alguns sinais irão aparecer. Portanto, descubra os principais aqui:
- Quando a parte de trás do seu veículo balançar com exagero;
- Veículo começa a trepidar de forma incomum;
- Ruído muito alto nos momentos em que exige-se o uso do amortecedor;
Desta forma, fique atento(a) e mantenha-se cuidadoso(a) sempre que estiver transitando pelo Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Assim, poderá detectar qualquer contratempo e impedir que ocorra a quebra da peça.
Monroe ou Cofap?
Agora que você conheceu alguns dados importantes sobre o amortecedor e sabe como desenvolver a troca, iremos destacar duas fabricantes. Como resultado, ao ter a presença de um desses amortecedores no seu automóvel, não será difícil melhorar a performance do carro.
Além disso, estas marcas transmitem para o consumidor muita segurança e confiança. Isso porque, são empresas que testam, de modo contínuo, a qualidade dos seus produtos. Como resultado, dificilmente terá algum problema.
Portanto, confira abaixo algumas informações de grande relevância sobre a Monroe e a Cofap:
1- COFAP:
Em meados dos anos 1950, um brasileiro (com um amplo direcionamento para o empreendedorismo), teve a ideia de dar início a esta marca. Assim, a partir de muito investimento, tornou-se uma das maiores fábricas de amortecedores no planeta. Como resultado, um diferencial da empresa são as soluções desenvolvidas com uma tecnologia única.
Além disso, através da pesquisa e desenvolvimento contínuo na área de inovações, os consumidores reconhecem que esse produto oferece uma experiência espetacular nas pistas (sejam elas adequadas ou não).
Por isso, para comprovar a aceitação do público no mundo, observe o exemplo a seguir: a cada minuto, duzentos e cinquenta peças automotivas desta fabricante são comercializadas no mundo.
Portanto, se o seu objetivo é alcançar um desempenho melhor e ter a performance ideal ao transitar nas cidades ou em regiões rurais, contar com as soluções COFAP será um fator determinante no RJ!
2- MONROE
Uma empresa que possui mais de cem anos de existência. Assim, ao alinhar tradição e inovação, construiu produtos de primeira categoria e que colocam essa organização entre as melhores do mercado.
Como principal característica da Monroe, podemos destacar o investimento em novas tecnologias. Assim, os seus especialistas buscam sempre aperfeiçoar os seus materiais. Como resultado, desejam que o seu consumidor fique cada vez mais satisfeito e feliz.
Além disso, através de um aplicativo exclusivo, os clientes terão a oportunidade de saber maiores informações sobre esta solução. Também, há como encontrar os revendedores e as lojas mais próximas que vendem o seu amortecedor.
Portanto, quando houver a necessidade de comprar ou trocar os seus amortecedores, não deixe de entrar em contato com o nosso atendimento! Assim, na Full Pneus, a nossa equipe possui amplos conhecimentos e sabe o que fazer para que o seu automóvel tenha o melhor sistema de suspensão do segmento no RJ!
Em nosso Centro Automotivo, além da manutenção do amortecedor do seu carro, também atuamos com o conserto da embreagem, limpeza do ar automotivo, troca de óleo, troca de filtro, revitalização das rodas, dentre outros serviços de grande qualidade.
Venha agora nos fazer uma visita e descubra muito mais: estamos na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais
Matérias Relacionadas