Alinhamento e balanceamento. Por quê fazer?

Autor: Full Pneus

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Alinhamento e balanceamento. Por quê fazer?

O alinhamento e o balanceamento são processos simples que possuem a função de reduzir e minimizar o desgaste desnecessário dos pneus.

Nesse sentido, são processos que possuem um valor significativamente baixo em relação a outros serviços.

Porém, é um procedimento que reduz um gasto ou um desgaste desnecessário do pneu.

Quem nunca ouviu falar que o pneu por fora parece novo e por dentro o pneu está todo comido. O que isso quer dizer?

Vamos explicar e é bem simples:

Quando um pneu é montado, existem algumas coisas que devem ser prestadas a atenção.

Isso quer dizer que quando o pneu foi montado a pessoa que montou não verificou o balanceamento ou o alinhamento. Dessa forma, isso faz com que o pneu se desgaste de forma desigual.

Assim, o lado interno do pneu sofreu um desgaste maior, porque não teve um nivelamento do pneu.

Então, para evitar que isso aconteça, é preciso entender como é feita a montagem de um pneu. Conheça, a seguir, os procedimentos de montagem do pneumático.

E, assim, conhecer os serviços de alinhamento e balanceamento para serem melhor aproveitados.


Alinhamento e balanceamento: montagem de um pneu

Como deve ser feita a montagem do pneu?

1º Passo:

Existe uma posição que, para ser montado, todo pneu possui um lado interno. Esse lado é virado para dentro do veículo e o lado externo que é virado para fora do veículo.

2º Passo:

Ao montar o pneu, deve ser verificado se ele está totalmente encaixado na câmara e se não existe vazamento de ar.

3º Passo:

Deve ser feito um balanceamento. Dessa forma, o balanceamento deve ser feito por uma balanceadora, onde o pneu é encaixado. Em seguida, essa ferramenta gira em alta velocidade. Após terminar de girar, ela dá um resultado.

4º Passo:

Após o resultado é necessário que seja preso um peso de chumbo, onde o peso inverso.

Assim, faz com que o pneu se desgaste todo por igual.

5º Passo:

O pneu ou os pneus prontos devem ser colocados no automóvel e o mesmo deve ser posto para fazer o alinhamento.

6º Passo: 

Alinhamento é o procedimento onde é verificado se o veículo está rodando com as rodas em um nível correto.

Isso evita além do desgaste dos pneus, ajuda a suspensão a não realizar tanto esforço.

Esses procedimentos de montagem, balanceamento e alinhamento levam em torno de 1 hora e 30 minutos à 2 horas.


Alinhamento e balanceamento: quando fazer?

Você deve estar se questionando: Então só devo fazer se eu for trocar os pneus?

A resposta é não. Esse tipo de operação deve ser feita sempre que for fazer a manutenção preventiva. E, principalmente, no rodízio dos pneus.

Assim, o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 6 meses caso não rode tanto ou a 10 mil km (quilômetros).

O rodízio é o procedimento de fazer com que os pneus de trás venham para a frente e vice-versa.

Mas deve se perguntar, mas o porquê disso?

É uma explicação bem simples.

Com o peso do motor, a parte mais pesada dos automóveis populares possuem o motor na frente, isso causa um desgaste maior nos pneus dianteiros.

E, diferente dos pneus traseiros, que recebem uma carga com menos frequência, os pneus dianteiros estão sempre com um peso que é o do motor. Assim, causando um desgaste maior.

Por isso, o rodízio dos pneus deve ser feito sempre que houver a manutenção preventiva, ou por tempo no caso 6 meses ou por rodagem.

Isso faz com que os pneus se desgastam por igual, pois carregam durante um tempo a mesma carga e rodam com a mesma intensidade.

No caso de troca de apenas 2 pneus, o ideal é que seja feita a troca e sejam colocados na frente. Isto porque eles possuem uma resistência maior.


Alinhamento, balanceamento e outros serviços

Existem outros procedimentos que devem ser levados em conta e realizados sempre. Como:

Calibragem

Deve ser feita de 15 e 15 dias, e com uma regularidade. A calibragem ajuda com que o pneu tenha uma largura ideal para a rodagem.

Com a calibragem há também uma redução no desgaste de peças e uma economia de combustível.

Rodízio

Devem ser feitos de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil km rodados.

Altura dos pneus

Os pneus possuem uma altura dos sulcos que dão base para saber se estão aptos a rodar.

Sempre procure um profissional capacitado para realizar tanto as trocas, rodízio e principalmente balanceamento e o alinhamento. Isso faz com que tenha uma redução no desgaste dos pneus e uma redução de combustível. 

Os tipo de pneus e suas marcas também influenciam muito no desgaste dos pneus.


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