Pneu tem conserto. O que pode e o que não pode fazer?

Autor: Full Pneus

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Pneu tem conserto. O que pode e o que não pode fazer?

Como já foi afirmado, existe sim conserto para pneus que possuem certos tipos de furos e até mesmo rasgos. Então, sabemos que pneu tem conserto. Mas, o que pode e o que não pode fazer? Saiba mais, a seguir!

Agora, se falarmos de remodelagem e outros tipos de processo que fazem com que os pneus sejam expostos a processos industriais, pode não ser a melhor escolha de conserto para o seu pneu.

Primeiramente, lembramos que nem todo furo e, principalmente, rasgo em pneu possui uma solução viável e muito menos com um produto final excelente.

O segundo ponto que gostaríamos de lembrar é a procura de profissional adequado e que possua maquinário para fazer certo tipo de conserto.

Agora, vamos falar sobre tipos de consertos e quais são as suas desvantagens e o que se pode fazer.

Veja, a seguir!


Pneu tem conserto. Quais são os tipos de conserto?

O mais fácil é que algumas pessoas gostam de botar a mão na massa e aprender com o erro e que querem economizar.

Qual condutor nunca passou por uma obra ou local nas vias públicas e acabou passando em cima de um prego ou parafuso?

Nesse sentido, um furo desse tipo é o mais comum e um dos mais fáceis de ser consertado. No entanto, esse furo pode piorar e fazer com que seja necessário um reparo maior e mais específico.

Porém, ainda continua sendo um dos mais fáceis de se realizar.

Quando furamos um pneu com um parafuso ou prego, é necessário realizar os passos simples. Até para que seja feito um reparo em casa ou até mesmo na rua

Dessa forma, a pessoa precisa possuir um kit de reparo rápido. Assim, esse kit conta com 

  • Rasp ferramenta; 
  • Agulha de inserção split-olho;
  • Tiras de reparação de pneus, mais conhecidas como macarrões para colocar no lugar.

Com esse kit, siga alguns passos para que o conserto possa ser eficaz:

1º Passo:

O primeiro passo é retirar o prego ou parafuso do local onde foi perfurado o pneu.

2º Passo:

 Em seguida, é necessário que o furo seja aumentado com o rasp ferramenta que vem com o kit. Dessa forma, esse rasp é uma espécie de parafuso que deixa o furo do tamanho para receber o macarrão. 

3º Passo:

Após aumentar o furo, coloque a tira de reparação de pneus na ponta da agulha de inserção split-olho. Assim, para tentar centralizar o meio da tira na agulha.

4º Passo:

Insira a agulha de inserção split-olho até o final e depois puxe para fora do pneu.

5º Passo:

Encha o pneu para fazer a verificação de vazamento.

6º Passo:

Borrife água sobre o local perfurado para verificar se está vazando. Se caso não estiver vazando, o pneu já está pronto para rodar, se estiver refaça o processo.

Caso queira cortar a sobra da tira de reparo (macarrão), evite cortar o mais rente do pneu, para que não abra o furo.

Evite também puxar para fora o reparo do pneu, para que não torne a vazar.


Pneu tem conserto. Outro tipo de reparo ou conserto.

Um dos processos de conserto de um pneu é a vulcanização.

Nesse sentido, a vulcanização é um processo químico. Sendo assim, esse processo deve ser realizado por um profissional com experiência. Principalmente, munido com um maquinário de qualidade.

Entretanto, para melhor entendimento, vamos explicar como é feito e quando utilizado.

Sendo assim, a vulcanização de pneus pode ser utilizada para furos e, principalmente, rasgo que não tem uma abertura tão grande.

Assim, o valor desse conserto possui uma média de 80 reais e tem uma duração para o conserto de cerca de 5 horas. Em alguns lugares, vão pedir um dia para que o processo ocorra com mais tranquilidade.

Mas, basicamente, é raspado a parte interna e externa do pneu com uma micro retífica que retira uma camada fina do pneu para que ocorra a colagem.

Após o processo de retifica, é aplicada no pneu, por fora e por dentro, uma camada de cola e laminado para que haja um reforço. 

Depois do processo de colagem, o pneu é levado para um aparelho que aquece e aplica uma pressão adequada para que a colagem ocorra da melhor forma.

Esse processo, se ocorrer com um excesso de calor, causa uma colagem superficial. Como resultado, pode vir a se soltar posteriormente com uma velocidade e uma pressão.

Esse tipo de processo tem um custo mais baixo que a troca do pneu.


Pneu tem conserto. Tipo de conserto a frio.

O outro tipo de concerto é a frio. Dessa forma, é um processo bem parecido com a vulcanização e tem um preço acessível tal quanto. Porém, não tem a mesma resistência que a vulcanização.

Sendo assim, esse é um processo mais rápido, o qual ocorre com cerca de 2 a 3 horas e tão barato quanto. 

O que pode ser feito em casos que seja necessário um reparo rápido e com o mínimo de segurança.


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