A importância da Revisão automotiva

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

A importância da Revisão automotiva

Para todo e qualquer funcionamento de um automóvel, é necessário que passe por revisões. Por isso, seja ele um veículo de passeio ou de carga ou motocicleta, é necessário a importância da revisão automotiva.

Sendo assim, cada peça tem um modo de operar, tem uma temperatura que foi fabricada. Dessa forma, com um certo aquecimento dessa peça, pode ocasionar a queima da mesma.

Por isso, na revisão, buscamos sempre dar o melhor desempenho na peça. Assim, melhorando a lubrificação, a limpeza. E, além disso, substituindo peças que já não estão com seu melhor desempenho.

Um exemplo é a troca de óleo. Assim, o óleo é responsável pela lubrificação do motor. Isto faz com que o mesmo seja resfriado.

Dessa forma, a câmara de combustão de um motor funciona a cerca de 900°C. Com uma temperatura tão alta é necessário que haja um resfriamento. Isto porque sem o motor não aguentaria nem 2 minutos.

Assim, o óleo passa por todo o motor fazendo o resfriamento. Além disso, ele recolhe as impurezas que são trazidas pelo combustível para dentro do motor.

A função do filtro de óleo é retirar essas impurezas que são trazidas junto com o óleo, para que não ocorra nenhum entupimento.

Então, um mito que algumas pessoas e até mesmo profissionais falam é que a troca do filtro deve ser feita com 5 a 10 km. Isto depois que foi feita a troca de óleo.

Esse mito é uma verdadeira mentira. Isto porque o filtro de óleo vai estar sujo. Assim, acaba sujando o óleo que está limpo, podendo ocasionar um entupimento.

Vamos dar o exemplo do óleo. É comum que quando pensamos em fazer a revisão ou a manutenção preventiva, só lembramos do óleo e as vezes do filtro de ar.


Revisão Automotiva: troca de óleo e filtro de óleo

Geralmente, quando o motorista for fazer a troca do óleo, deve ser feita a troca do filtro ao mesmo tempo. Isto acontece para que não ocorra nenhuma impureza.

Sendo assim, a revisão de óleo, do filtro de óleo, das filtro de combustível, dos filtros de ar e palhetas devem ser feitas periodicamente.

Porque deve ser feito periodicamente?

Como já citado acima, o óleo é um arrefecedor do motor. Dessa forma, isso quer dizer que ele é responsável por fazer o resfriamento de todas as peças. Principalmente da câmara de combustão.

Porém, ele é consumido e, geralmente, se reduz 20 a 25% do que foi colocado inicialmente. O que acontece quando deixa passar muito tempo da troca?

Esse óleo se reduz a ponto de não fazer mais o resfriamento na mesma proporção. Como resultado, o motor aquece e com isso, a junta do cabeçote queima. 

Dessa forma, o que seria um serviço barato e rápido, se torna um serviço caro e demorado.


Revisão automotiva: líquido de arrefecimento

O processo descrito acima acontece de forma semelhante com o líquido de arrefecimento. 

Assim, este líquido é responsável também por fazer o resfriamento.

E, quando não há o acompanhamento e a reposição, o líquido de arrefecimento não faz o seu papel.


Revisão automotiva: filtros de ar

Os filtros de ar no veículo são dois. Dessa forma, um que mais usamos é o filtro de ar do ar condicionado. Assim, ele retira as impurezas do ar, fazendo com que não absorva tanta sujeira vinda da parte externa do veículo.

O outro filtro é o filtro de ar do motor. Dessa forma, esse filtro é encarregado de limpar o ar para ser utilizado na câmara de combustão. Como resultado, esse processo busca dar o melhor ar para o melhor aproveitamento do motor.

Como já sabemos, para uma combustão são necessários três itens: combustível, comburente e calor. 

Dessa forma, o combustível é a gasolina, álcool e o diesel. Assim, o calor são as centelhas geradas pelas velas de ignição, já o comburente é o oxigênio. Por isso, para uma queima ideal, o oxigênio tem que estar em uma porcentagem acima de 20% em relação a atmosfera.

Com uma porcentagem abaixo de 15%, a queima do combustível não é feita por completo. Isso pode ser prejudicial para o motor, pois ele funciona deficiente.


Revisão automotiva: filtros de combustível

O filtro de combustível é incumbido de filtrar todo e qualquer material que vai ser utilizado dentro do motor.

Assim, a limpeza desses fluidos não deve possuir nenhum tipo de substância que faça o entupimento das mangueiras e da câmara de combustão. Sejam eles gasolina ou álcool.

Dessa forma, o filtro de combustível pode ser um dos grandes causadores de dor de cabeça para os donos dos veículos. Isto porque eles deixam de jogar o combustível para dentro do motor. Como consequência, eles podem entupir e fazer com que o automóvel pare de funcionar.

De acordo com as orientações das montadoras, os componentes devem ser substituídos entre 10.000 e 15.000 quilômetros.

Por isso, deixar de fazer alterações pode danificar a bomba de combustível e prejudicar o sistema de injeção. Principalmente nos bicos injetores. Isso pode causar falhas e afetar o rendimento.

O filtro mostra alguns sinais de que atingiu seu limite. Assim, deve-se notar que ele apresentará alguns sintomas de desgaste antes de 10.000 quilômetros.

Além disso, outros itens que devem ser verificados são os cabos de vela e as velas. Isto para que o veículo tenha o melhor desempenho.


A Full Pneus tem mais soluções adequadas para o seu veículo:

Realizamos a substituição da correia de um carro com todo o cuidado e segurança.

A embreagem é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do motor.

Com as ruas e estradas esburacadas, diversos problemas – como os amassados – podem ocorrer com as rodas. Deste modo, conte com a gente para realizar a revitalização completa do produto!

Trabalhamos com a manutenção e o conserto deste produto, que requer cuidado e conhecimento.

A troca dos amortecedores precisa ser realizada, após uma observação visual e constatação de que o produto já encontra-se com pouca utilidade.

Revisão e conserto do kit-gás do seu carro: temos uma equipe capacitada para a execução deste serviço!

Para que funcionar corretamente e não ter impurezas, conte com a Full Pneus para limpar este componente.


Os melhores serviços automotivas do estado do RJ, estão aqui!

Portanto, se você necessita de algum destes serviços, conheça a Full Pneus e o seu portfólio! Portanto, podemos observar que vale a pena conhecer mais de perto nossa loja.

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                      Instagram

 

Matérias Relacionadas

Conserto de rodas em Nova Iguaçu

Revisão preventiva: quando fazer?

Pneus feitos para chuva. Conheça essa tecnologia

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

Qual a diferença de Pneus Remold para pneus comuns?

Com o aumento dos valores de todos os itens, muitas pessoas têm buscado formas diferentes de reduzir o custo. E com os pneus do carro, não é diferente. Saiba, neste artigo, sobre os pneus remold.  Na tentativa de diminuir o valor dos pneus e ainda conseguir trocar por outros pneus, a procura pelos modelos remolds…

Carro com câmbio automático consome mais?

Cada dia que passa o número de carros com câmbio automático aumenta. Isso porque cada vez mais as pessoas estão possuindo as coisas com mais rapidez. Com isso, sabemos que existem alguns tipos de câmbio. Assim, os câmbios manuais estão cada vez mais deixados de lado. Isso porque,  alguns anos atrás, o câmbio automático era…

promção