Super Banner

A importância da mola certa para carros GNV

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

A importância da mola certa para carros GNV

Mola: uma peça interna, mas muito importante para o funcionamento do seu carro. Assim, é muito comum, ao comprar um carro, curtir o automóvel e cuidar das peças que estão logo à nossa vista. Mas, como assim? 

Isso acontece com qualquer coisa. Especialmente, quando estamos com um carro novo: evitamos sujá-lo, deixar lixo nos bancos, passamos pano no assoalho. 

Neste sentido, o cuidado e a manutenção com o carro nas primeiras vezes que usamos é bem frequente. Por outro lado, à medida que o tempo passa, deixamos um pouco de lado essa questão da manutenção das peças. 

Com isso, adiamos esse compromisso de levar o carro para fazer a manutenção preventiva recorrentemente. E só levamos ao profissional quando alguma peça demonstra alguma falha. 

Desse modo, o que geralmente acontece é uma falha em uma peça escondida no interior do sistema automotivo. É um clássico, não é mesmo? 

Assim, em nosso Centro Automotivo, já atendemos clientes preocupados em consertar uma peça que nunca tinha ouvido falar que tinha no carro. 

Com isso, ao consertar esta peça, aproveitamos para explicar o funcionamento e como ela é importante para fazer o carro andar corretamente. 

Sendo assim, as molas são uma dessas peças fundamentais para que o carro possa realizar a sua função de maneira certa: andar com segurança pelos lugares que você passar. 

E, quando temos um Kit GNV, o cuidado redobra. Neste artigo, saiba mais sobre as molas e como ela atua no seu veículo. 

Acompanhe a seguir!


Amortecedores e molas do seu carro 

As molas atuam juntamente com uma outra peça automotiva: os amortecedores. 

Neste sentido, essas peças juntas absorvem os impactos externos do carro e, também, oferecem uma estabilidade ao veículo. 

De modo geral, todos os carros possuem um sistema de amortecimento. Esse tipo de sistema é desenvolvido para diminuir a força do impacto que o carro tem com as superfícies irregulares. Por isso, saiba, neste artigo, quais as principais marcas de amortecedores que o mercado automotivo oferece. E, claro, tem aqui na Full também!

Essa diminuição do impacto é fundamental para que o carro tenha uma maior estabilidade. Pois, se não tivesse o carro ficaria ‘pulando’.

Neste sentido, podemos observar esses ‘pulos’ do carro quando os amortecedores estão cansados. Geralmente, quando um veículo passa em um quebra-molas, ele continua quicando por um tempo quando esse sistema de peças já está desgastado. 

Outra função dos amortecedores é reduzir o desgaste das pastilhas de freio, discos e tambores.

Então, já dá para entender que os amortecedores possuem papel fundamental nos veículos, não é mesmo?

Mas não acaba por aí não!

Alguns fatores que indicam a hora certa de trocar os amortecedores

Existem três fatores básicos que podemos observar para saber a hora certa de substituir os amortecedores.

Como já falamos acima, o primeiro fator para saber quando deve ser trocado o amortecedor é quando o veículo fica instável.

Geralmente, essa instabilidade é observada quando passa em buracos ou quebra-molas.

Além desse, existe um outro fator que necessita de um pouco mais de atenção dos motoristas: o desgaste excessivo dos pneus.

Um dos fatores que pode estar prejudicando os pneus do seu carro são os amortecedores.

Esse fator pode acontecer em apenas um dos quatro pneus. Normalmente, essa diferença não é observada logo de primeira. Por isso, é preciso ter uma maior observação de quem utiliza o carro.

Já o terceiro fator é mais difícil de ser observado, mas ainda dá para ser feito pelo motorista: o estado de vida útil dos amortecedores.

Contudo, a melhor forma de observar e com mais precisão é com a ajuda de um profissional habilitado. Isso porque ele possui ferramentas adequadas que permitem analisar o funcionamento da suspensão de modo mais preciso. 

Por isso, aquela revisão no Centro Automotivo é preciosa para o seu carro!

Mas, para que você tenha certeza de que já está na hora de trocar os amortecedores do seu veículo, faça algumas pequenas arrancadas e freadas para que você analise e verifique o comportamento da carroceria do veículo. 

Nestes momentos, ela não pode balançar excessivamente.


Molas para GNV

As molas para o Gás Natural Veicular são molas que conhecemos como molas reforçadas.

Justamente para aguentar o peso que o botijão exerce. Com isso, a substituição das molas por molas reforçadas se faz necessário.

Imaginemos que uma mola dure por volta de 50 mil km sem o peso do kit gás. Já com a mesma mola e com o kit gás incluso essa quilometragem fica em torno de 20 mil km.

Como podemos observar, fica abaixo da metade. E, como já falamos, esse desgaste é aumentado ou reduzido justamente com o peso e a forma que esse motorista dirige.

Sabemos que existem motoristas mais cautelosos, que ao passar em uma lombada ou buraco, reduz a velocidade.

Mas, também sabemos que existem motoristas que pensam e dizem que carro é para rodar. 

Esse modo de dirigir influencia diretamente no desgaste de todas as peças, principalmente a da suspensão.

Quem possui um carro com Kit de GNV não precisa realizar a substituição de mola ou de outras peças da suspensão de forma obrigatória.

Mas, se há alguma peça que está danificada, ela deve ser trocada o mais rápido possível.

Mas, fica aqui uma indicação como uma manutenção preditiva. Neste sentido, essa manutenção é de melhoria. Sendo assim, mais uma forma de reforço e um modo de manter o veículo inteiro por mais tempo.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook               Instagram

Matérias Relacionadas

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção