Quatro hábitos que motoristas devem abandonar por causa das motos
Motos em Cidade Grande: Cuidados que os motoristas de carro precisam ter.
A quantidade de motocicletas circulando em metrópoles como São Paulo é enorme. Infelizmente, a relação entre motociclistas e motoristas de automóveis e utilitários nem sempre é harmoniosa.
Seja de quem for, a imprudência gera dezenas de acidentes diariamente. Deixar de dar seta é infração de trânsito grave, punida com multa de R$ 195,23 e cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Isso não impede muitos motoristas de ignorar a regra e não acionar o famoso “pisca’ para sinalizar uma conversão ou mudança de faixa Esse mau hábito é a origem de diversos acidentes, inclusive com motocicletas Usar a seta é essencial para o motociclista frear ou mudar de direção a tempo de evitar uma colisão.
O trânsito “travou” e você quer mudar de faixa para seguir caminho Há motoristas que mudam de direção bruscamente, ao perceberem uma faixa onde o tráfego está fluindo Mesmo se você der seta, o motociclista pode não ter tempo de reagir.
Vale lembrar que, se o condutor da moto estiver muito próximo, você pode nem percebê-lo no retrovisor, devido ao ponto cego Também é bom não se esquecer de que motociclistas têm o hábito de rodar no “corredor” formado entre os veículos com quatro rodas ou mais.
É melhor esperar alguns instantes e trocar de faixa apenas com segurança. Essa situação é bastante comum: o motorista para no sinal vermelho e rapidamente é cercado por motociclistas Muitos ficam bem próximos do carro e há risco de batida quando o sinal fica verde.
Como são veículos de duas rodas, as motos nem sempre arrancam em linha reta Para recuperar o equilíbrio, é natural que o motociclista jogue levemente a moto para um dos lados Dada a proximidade, muitas vezes acontece a colisão com um automóvel Por isso, fica a dica: espere os motociclistas se movimentarem para arrancar com seu carro.
Fonte: UOL
Matérias Relacionadas:
Novas regras para conduzir crianças em carros e motos
Motorista bate Ford GT Heritag 2006 avaliado em R$ 3,5 milhões
Na Full Pneus você conta com um Setor Exclusivo para Motos!