Super Banner

Conheça a importância da troca de óleo no tempo certo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Conheça a importância da troca de óleo no tempo certo

Toda manutenção em um veículo é muito importante, seja uma manutenção preventiva, seja uma manutenção corretiva ou uma manutenção preditiva. Neste sentido, independente do tipo da manutenção, é importante realizar a troca de óleo no tempo adequado para o seu veículo. Quer saber porquê? Acompanhe a seguir!

De modo geral, as manutenções, como bem sabemos, possuem o intuito de corrigir, consertar ou prevenir todo e qualquer peça que tenha uma danificação.

Para as pessoas que se preocupam minimamente com o estado do veículo ou que não querem ficar na estrada do nada devem se preocupar em manter o seu automóvel minimamente estável.

Desse modo, uma manutenção realizada de forma ideal, reduz ou minimiza outras manutenções.


Tipos de manutenção

A manutenção preditiva, diferente do que as pessoas imaginam, não é uma manutenção de prédio e sim uma manutenção de melhoria.

Quando é realizada uma manutenção preditiva, é para realizar uma melhoria.

Desse modo, as manutenções preditivas, geralmente, são feitas para os amantes de carro, que se preocupam com a potência, ou até mesmo o estado do veículo.

Alguns exemplos de manutenções preditivas em algumas partes do carro são as turbinas, buzina, estofados, entre outros.

Diferente da manutenção preditiva, a manutenção preventiva possui a intenção de antecipar a quebra de uma peça.

Toda peça possui um aspecto ideal ou uma durabilidade, seja ela pela quilometragem ou seja ela pelo tempo de uso.

Desse modo, a manutenção preventiva busca a substituição da peça antes mesmo que aconteça a quebra. Geralmente, esse tipo de manutenção é feito de modo a observar o estado da peça ou o tempo que está funcionando.

Normalmente, é praticada por pessoas que possuem uma utilização do carro como forma de sustento. Ou por pessoas que utilizam o carro só para andar para um lado e para o outro.

Desse modo, a manutenção corretiva é feita para corrigir algo que já está ruim, quebrado ou que não tem mais funcionamento.

Como podemos observar, cada tipo de manutenção possui uma intenção e um propósito. 

Mas o que a troca de óleo do carro tem a ver com isso? Entenda a seguir!


Troca de óleo

A troca de óleo é uma manutenção preventiva. Desse modo, como uma manutenção preventiva, o óleo possui um tempo de exposição ideal.

Vamos explicar porque esse tempo do óleo deve ser verificado e substituído dentro do prazo que já é previsto pelos fabricantes.

Assim, o óleo possui a intenção de lubrificar e diminuir o atrito entre as peças do motor.

Quando um óleo passa da quantidade do tempo ou da quilometragem, que é calculado pelos fabricantes, o óleo lubrificante começa a aumentar a viscosidade.

Já, quando o óleo aumenta a viscosidade, ele começa a escurecer e começa a queimar. E, se mesmo assim o óleo continuar funcionando dentro do motor, começa a queimar as peças, até que as peças do motor parem de funcionar.

Como podemos observar, o óleo é um importante intermediador entre as peças. Neste sentido, se uma peça não possui uma lubrificação ideal, começa a ter uma maior atrito.

Pois, sem uma lubrificação das peças, ao invés de deslizarem uma sobre a outra, elas começam a deslizar uma na outra.

Isso quer dizer que começam a se desgastar mais e mais. Então, ao invés de substituir o óleo, vai ter que substituir peças do motor ou até mesmo o motor.

Se pararmos para pensar, o gasto é muito maior. Mas quando fazer essa substituição?


Troca de óleo: quando fazer?

Se seu automóvel possui cerca de 10 mil quilômetros ou mais ou cerca de 12 meses deve procurar um mecânico para substituí-lo.

Juntamente com o óleo é ideal que seja feita a troca do filtro, pois se o filtro é justamente para conter a impurezas.

E a substituição  do óleo não for acompanhada da troca do filtro o óleo novo vai ficar sujo muito mais rápido.

Portanto, sempre procure uma pessoa ou um auto center de confiança para que seja realizada a substituição do óleo e/ou qualquer outro tipo de manutenção.

Com isso, a Full Pneus está te esperando para trocar o óleo do seu carro!


Tipos de óleo

Você sabia que existem alguns tipos de óleo? 

Cada óleo tem sua utilização especializada para cada tipo de motor e/ou para cada funcionamento.

Entretanto, podemos dividir basicamente em três grandes grupos os óleos utilizados em automóveis. São eles:

Os óleos sintéticos são óleos desenvolvidos em laboratório, possuem uma maior durabilidade; Responde melhor aos carros mais modernos do mercado; Propicia mais economia de combustíveis; relação custo/benefício e forma menos borra.

O óleo mineral é o subproduto do petróleo, possui uma durabilidade , possui um poder menor de limpeza, e uma viscosidade ideal, além de ser o mais barato do mercado.

O óleo semi-sintético é uma mistura de óleo mineral com óleo sintético. Desse modo, ele é uma mistura dos dois mundos, pois tem a viscosidade do mineral e as propriedades de limpeza do sintético.

Antes de realizar a compra e a substituição de qualquer peça e lubrificante procure um especialista para saber qual é o melhor para o seu automóvel.

E quando realizar a compra de uma peça ou produto para o seu veículo, sempre procure colocar peças compatíveis com o ano, modelo e potência do mesmo.

Pois, pode comprar peças do mesmo ano e modelo, porém não encaixarem no local.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Assim, pneus baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

Prego no Pneu. Como resolver?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Quais as melhores marcas de Pneu?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Venda de Pneus para Carros Elétricos ou Híbridos

Se você é um motorista preocupado com o meio ambiente e está em busca de pneus de qualidade para o seu carro elétrico ou híbrido, você veio ao lugar certo.  Neste artigo, vamos explorar a venda de pneus para carros elétricos ou híbridos e apresentar a Full Pneus como o melhor Centro Automotivo do Rio…

Promoção de Pneus Continental com ótimo preço RJ

A Full Pneus oferece diversas promoções de Pneus Continental com ótimos preços no Rio de Janeiro.  Essa é a oportunidade perfeita para os motoristas garantirem segurança, qualidade e durabilidade para seus veículos.  Neste artigo, saiba por que os pneus Continental são uma excelente escolha para o seu carro. Por que escolher pneus Continental? Os pneus…

O que são pneus run flat?

Os pneus run flat têm ganhado cada vez mais popularidade no mercado automotivo devido à sua capacidade única de permitir que o veículo continue rodando mesmo após um pneu furado.  Essa tecnologia revolucionária oferece maior segurança e praticidade para os motoristas, evitando a necessidade de parar imediatamente para trocar o pneu furado.  Neste artigo, vamos…

Câmbio automático ou Câmbio Manual?

Ao escolher um novo veículo, uma das decisões mais importantes a serem tomadas é o tipo de câmbio que você prefere: câmbio automático ou câmbio manual.  Ambos os tipos têm suas vantagens e desvantagens, e entender as diferenças entre eles é essencial para tomar uma decisão informada.  Neste artigo, vamos explorar cada tipo de câmbio,…

Promoção de Troca de Óleo para carros Volkswagen

A troca de óleo regular é um dos cuidados essenciais para manter o bom funcionamento e a durabilidade do motor do seu carro Volkswagen.  Pensando nisso, a Full Pneus busca oferecer promoções exclusivas de troca de óleo para os proprietários de veículos dessa renomada marca.  Neste artigo, vamos destacar a importância desse serviço.  Então, não…

promção