Fiat Uno sai de linha após 37 anos
Fiat Uno, que já foi o carro mais barato do Brasil, deixa de ser produzido após 37 anos.
Alguns carros são tão marcantes que merecem campanhas de “deslançamento”. Este é o caso do Fiat Uno, que se despede do mercado brasileiro na versão Ciao (“tchau” em italiano) após 37 anos de produção em Betim.
O modelo surpreendeu pelo valor elevado, partindo de R$ 84.990. O fim do Uno era cogitado desde que a Fiat lançou o Mobi, em 2016.
Os modelos compartilham a plataforma e até o motor, mas o Mobi tem um visual moderno. A partir daí, a Fiat ficou sem o que fazer com o Uno, um fenômeno conhecido na indústria como “canibalização”.
Desde então, todas as novas versões do Uno chegavam às concessionárias causando a impressão de que talvez fossem as últimas. A Fiat está depositando suas fichas nos novos motores 1.0 e 1.3 turbo para o Pulse e a Toro, mas a primeira experiência com turbocompressores no Brasil foi, no mínimo, polêmica.
O esportivo entregava 118 cv de potência a 5.750 rpm e 17,5 kgfm a 3.500 rpm. Assim como o Uno 1.5 R, o Uno Turbo é uma raridade no segmento dos carros clássicos.
Uma unidade em bom estado pode passar de R$ 60 mil nos principais classificados online. A linha 96 marcou o fim dos motores carburados no Mille. O compacto 1.0 passou a ter 58 cv com injeção eletrônica, ante 56 cv do antigo motor.
Em 2013, já em sua segunda geração, o Uno passou a ser oferecido na versão College. O objetivo da Fiat era ter um modelo descolado para um público mais jovem em busca do primeiro carro, com grande foco na relação custo-benefício.
O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, farol de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas e acionamento elétrico dos vidros e travas.
O motor 1.0 da família Fire já era antigo, desenvolvendo 75 cv de potência. A Fiat apostou em uma tonalidade exclusiva para a carroceria, direção hidráulica, retrovisores elétricos e vidros e travas elétricas. Durante seus 37 anos de vida, o Fiat Uno emplacou mais de 4,3 milhões de unidades.
Ele chegou a ser o carro mais barato do Brasil por vários anos ininterruptos.
Fonte: UOL
Matérias Relacionadas
Honda Fit dá adeus ao Brasil
IPVA pago em cota única terá desconto no Rio de Janeiro
O Aplicativo 99 Instala GNV no Carro dos Seus Motoristas