Vulcanização de Pneus: Bom ou Ruim?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Vulcanização de Pneus: Bom ou Ruim?

Muitos motoristas, para prolongar a vida útil dos seus produtos pneumáticos, investem em serviços específicos para o conserto de pequenos defeitos. Assim, um dos procedimentos é a vulcanização de pneus. Mas, será que esta solução é boa ou ruim?

Para transitar com paz e tranquilidade pelas ruas e estradas do Rio de Janeiro, é muito importante contar com um pneu de alta qualidade. Assim, este investimento garantirá ao condutor uma melhor performance. Como resultado, muitos proprietários de automóveis investem em soluções simples e ágeis para o melhor reparo desses materiais. Portanto, como exemplo, podemos citar a vulcanização de pneus.


Em primeiro lugar: você conhece o seu jogo de pneus?

Para que você entenda melhor este tema, falaremos sobre as características dos pneus. Desta forma, o motorista terá a oportunidade de identificar a importância deste produto.

– O que é um Pneu?

Uma solução pneumática pode ser descrita como o único ponto de contato entre o automóvel e a pista. Assim, a partir da utilização de insumos de borracha e outros elementos, ocorre a construção deste material automotivo.

– Quais são as suas funções?

Da mesma forma que qualquer solução automotiva, um jogo de pneus apresenta diversas funcionalidades. Como resultado, contribui para proporcionar ao veículo uma manutenção do seu desempenho comum. Portanto, observe nos tópicos abaixo e conheça as principais funções:

  • Estabilidade na direção do veículo: impede que o carro transite sem um bom controle ou direcionamento correto, frente às dificuldades nas vias urbanas e estradas;
  • Absorção dos impactos: com um pneu de boa performance, o automóvel não terá problemas quando rodar em locais com ondulações e buracos. Assim, absorverá cada impacto sem maiores dificuldades;
  • Suporte de peso: além disso, um pneu também auxilia o carro – ao suportar as cargas que fazem parte deste utilitário e outras extras que estiverem no porta-malas;
  • Transferência das forças de tração: um bom pneu permite que o carro distribua a sua força de tração de forma equivalente. Como resultado, isso facilita a dirigibilidade no dia a dia.

– Quais são os elementos que constituem um jogo de pneus?

O pneu é um material complexo, que possui diversas partes que compõem todo o seu resultado final. Assim, esta junção de elementos possibilita o desenvolvimento de um produto de renome. Portanto, vale muito a pena para o motorista conhecer cada insumo que ajuda na constituição dessa solução.

Desta forma, observe abaixo as informações:

1- Banda de Rodagem

Em primeiro lugar, destacamos esta parte. Assim, vale ressaltar que é a única que se encontra em contato direto com o solo. Como resultado, tem por objetivo impedir perfurações, cortes e manter uma boa resistência aos atritos.

Além disso, quando se encontra em uma boa condição de uso, transmite mais proteção porque o seu material não está “careca” ou com um grande desgaste. 

Desta forma, uma banda de rodagem possui em sua composição alguns pontos relevantes. Saiba quais aqui:

  • Sulcos: são os espaços que existem no elemento. Assim, drenam o excesso de água, evitam que haja deslizes nas vias e reduzem o excesso de ruídos. Além disso, são os sulcos que implementam a aderência correta destes pneus nas ruas e estradas.
  • Ombro: possui a meta de suportar a transferência do peso “de um lado para o outro”. Como resultado, é muito importante para manter a estabilidade do carro;
  • Barras: parte da banda de rodagem, a qual está diretamente em contato com o chão. Neste espaço é onde ocorre o impulso para que o veículo inicie o seu movimento;
  • Ranhuras: responsáveis por criarem o “design” desta parte do pneu. Assim, auxilia o material na redução da sua temperatura. Como resultado, evita que ele tenha um aquecimento além do normal.
2- Lateral

Também chamada de flanco ou costado – esta área do produto pneumático tem por responsabilidade amortecer as irregularidades do solo. Como resultado, para realizar esta função, a borracha que a compõe é mais flexível. Além disso, este elemento possui uma grande durabilidade.

3- Carcaça

Trata-se da estrutura interna do material pneumático. Assim, o seu objetivo é ajudar todo o componente no alcance de uma ótima resistência à pressão, ao peso e choques comuns. Como resultado, ela determina os índices de carga e a velocidade que o automóvel poderá alcançar.

4- Cintas Estabilizadoras

As cintas são constituídas por fios de aço sobrepostos. Desta forma, proporcionam ao pneu um maior contato com as vias em que for transitar. Portanto, traz uma maior estabilidade.

5- Talão

Essa estrutura de alta resistência fixa o pneu na roda. Assim, evita que ocorra um vazamento do ar e permite uma boa manutenção na pressão de calibragem do material pneumático.

6- Estanque

Também tem o nome de Liner. Assim, constitui o revestimento interno dos pneus. Como resultado, protege a carcaça contra a umidade e outros fatores.


Vulcanização de Pneus

Agora que você conheceu as principais características de um pneu, chegou a hora de descobrir algumas informações sobre este famoso serviço automotivo.

Portanto, podemos definir a vulcanização de pneus como uma solução para reparos dos cortes e rasgos nas laterais. Como resultado, isto realizará o conserto necessário – tornando este material próprio para uso novamente.

Normalmente, os danos ocorrem a partir do contato de um pneu com a peça cortante (como um prego) ou a partir do desgaste excessivo na estrutura de borracha.

Como funciona o serviço de vulcanização de pneus?

Em primeiro lugar, o profissional automotivo observará o dano. Assim, poderá fazer uma boa avaliação e verificar se existe a possibilidade de reparo.

Posteriormente, ocorre uma raspagem dos dois lados do produto com uma lixa (na parte interna e externa) direto no ponto em deformação. Após, são aplicadas a cola, um reforço laminado de borracha e a vulcanite (trata-se de uma resina plástica rica em enxofre).

Portanto, o objetivo deste trabalho é proporcionar uma segurança na renovação do equipamento. Assim, depois de três horas, conclui-se todo o processo automotivo.

Escolher este serviço será bom ou ruim? Vale a pena contar com essa solução?

Para quem procura um bom custo/benefício no reparo do seu problema, esta solução será a ideal. Isso porque, ajuda o motorista a economizar (o serviço custa 30% do valor de compra de um pneu novo).

Além disso, também possui a garantia de qualidade no acabamento final. Porém, para que o trabalho seja feito de um modo correto, será preciso contar com um Centro Automotivo de renome!


Portanto, em nossa Loja Automotivo o seu processo de vulcanização de pneus será realizado da melhor forma. Assim, venha nos fazer uma visita e saiba mais!

Endereço: Av Nilo Peçanha, 1249, Nova Iguaçu-Rio de Janeiro – próximo à Via Dutra (direção do Rio) na saída 178B.
 
Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Pneus em Promoção
Pneu em Promoção – RJ Pneus
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira