Vazamento de óleo: como se precaver?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Vazamento de óleo: como se precaver?

O vazamento de óleo no carro é um problema comum, o qual pode acontecer a qualquer momento. Apesar disso, é muito importante que o motorista resolva este contratempo o quanto antes!

Todo o veículo ao transitar, de forma constante, em ruas e estradas do estado do Rio de Janeiro, estará sujeito a alguns contratempos. Assim, as pequenas avarias ou os danos em equipamentos internos poderão ser observados. Como resultado, ter uma boa manutenção e a revisão em dia evitará alguma confusão de uma maior proporção. Dentre os problemas mais constantes, podemos destacar o vazamento de óleo.

Como acontece o vazamento de óleo no automóvel?

Quando o condutor perceber que existe alguma mancha escura no chão abaixo do veículo, é muito importante que esta pessoa fique atenta. Isto porque há uma grande chance de que seja uma parte do óleo do motor vazando. Assim, é preciso procurar um Centro Automotivo para realizar o conserto.

Um dos motivos recorrentes para este tipo de problema é a falta de manutenção do sistema, o qual este componente faz parte. Como resultado, sem os cuidados necessários, a tendência é que ocorram defeitos em pouco tempo.

Além disso, sem uma troca correta no período adequado, o que seria apenas uma revisão de rotina se tornará um custo financeiro ainda maior. Portanto, este condutor perderá muito dinheiro ao consertar o equipamento.

É preciso se preocupar com este contratempo?

Nenhum condutor deve ficar desesperado, ao encontrar vestígios de um possível problema de vazamento. Porém, com toda a certeza, é preciso estar atento(a). Isto porque, haverá a necessidade de corrigir o que ocorre no carro.

Assim, caso não aconteça a manutenção rapidamente, pode ocorrer uma falha na lubrificação do motor. Como resultado, há a possibilidade – até mesmo – de fundir o motor.

Deste modo, a cor do líquido espalhada no chão pode indicar qual é o contratempo específico. Como resultado, analisar este ponto irá ajudar e muito na resolução da situação.

Desta forma, existem 6 tipos de fluidos, os quais podem vazar e comprometer o bom funcionamento do carro. Assim, é muito importante que o condutor conheça e saiba um pouco mais sobre cada um. Portanto, nos próximos tópicos, apresentaremos as principais características sobre estes materiais:

Marrom Claro ou Preto

Este é um dos mais comuns. Assim, trata-se de um vazamento no líquido lubrificante do motor. Caso observe este tipo de líquido no chão, em uma quantidade muito pequena, pode ser apenas a perda de algumas gotas. Isto porque, devido ao grande número de vedações e juntas, é normal escapar uma ou outra gota. Porém, se esta perda de óleo persistir, não deixe de realizar os procedimentos adequados e procure um mecânico.

Avermelhado e fino ou Grosso e marrom

Apesar de ser uma coloração semelhante ao caso anterior, o condutor poderá verificar algumas diferenças. Assim, ao vazar, este líquido é mais espesso. Além disso, irá aparecer – normalmente – dentro do carro.

Este contratempo terá a sua origem de uma peça específica. Como resultado, poderá ser um selo de transmissão ruim ou alguma das juntas. Importante: caso o seu automóvel possua uma transmissão automática ou usa algum eixo de cardam, há uma grande probabilidade que o líquido seja este.

Avermelhado ou Castanho claro e fino

O vazamento em destaque está ligado à direção do carro. Porém, como a sua coloração assemelha-se ao responsável pela transmissão, o condutor deverá manter a sua atenção. Assim, para identificar o problema do vazamento de óleo, deve-se olhar bem algumas características.

Portanto, esta situação acontece mais para a frente do carro e pode estar relacionada a direção hidráulica. Resolver isto será primordial, porque a mobilidade do volante e direção do veículo poderão estar comprometidos.

Transparente até Marrom, com formato escorregadio

É muito importante monitorar qualquer vazamento de óleo com esta semelhança. Isto porque, este defeito poderá comprometer, diretamente a segurança do motor. Um líquido, com estas verificações vazando, tem chances de ser o fluido de freio.

Em primeiro lugar, analise se há muita viscosidade nesse material. Assim, caso seja muito escorregadio, existe a probabilidade de que o problema seja esse.

Portanto, se você passar o dedo e sentir o líquido com estas propriedades, não perca tempo. Procure o Centro Automotivo mais próximo de sua casa e resolva isso o quanto antes!

Amarelo, Verde ou rosa pegajoso

Esta coloração está presente no sistema de arrefecimento. Assim, a fim de ajudar o seu carro na identificação do contratempo, veja esta dica. Portanto, a necessidade de completar o reservatório e o motor esquentar de uma hora para a outra podem ser sinais deste problema.

Claro, bem fino, semelhante com água

Um vazamento caracterizado por uma mancha clara e transparente, ao lado do passageiro. Assim, este problema é observado desta forma.

Na verdade, o que está vazando é água. Como resultado, não há muito com o que se preocupar. Porém, a prevenção desta situação é melhorar a durabilidade e manter o ar condicionado sempre em ótimo estado.

Qual o procedimento adequado para realizar uma boa manutenção e se precaver de qualquer vazamento?

Em primeiro lugar, é necessário identificar o vazamento que está acontecendo. Assim, a partir destas informações acima, será possível ver e saber o que ocorre.

Além disso, outro passo que o motorista deve realizar é procurar um bom Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro. Isto porque, apenas uma equipe especializada, com equipamentos de qualidade, irá resolver este dano em pouco tempo.

Portanto, uma dica é contar com a Full Pneus. Nosso estabelecimento está preparado para atender suas necessidades de troca de equipamentos. Some a isto, o fato de que possuímos um custo / benefício muito bom, frente aos demais concorrentes no mercado automotivo!


Nada melhor do que estar com uma empresa de renome, a qual cuidará o seu automóvel com o máximo de cuidados e atenção! Assim, não haverá nenhuma preocupação, porque tudo será feito da melhor forma possível!

Assim, convidamos você a conhecer a nossa Loja Automotiva, situada no coração da Baixada Fluminense!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira