Troca de Óleo e Filtro. Quando fazer?

Autor: Full Pneus

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Troca de Óleo e Filtro. Quando fazer?

Com um automóvel, podemos ter um bom tempo de uso. No entanto, é preciso realizar inúmeras manutenções. Uma delas é a troca de óleo e filtro. Assim, quando fazer ?

Neste artigo, falaremos sobre alguns tipos de óleos fornecidos para todos os tipos de carros. Dessa forma, conheça as ofertas disponíveis no mercado. 

Sabemos que realizar a troca de óleo e filtro é uma das tarefas importantes na manutenção dos carros. Por isso, fique atento(a) nos sinais do seu carro. 

Assim, é possível resolver qualquer problema e manter o bom funcionamento do veículo.


Troca de Óleo e Filtro: importante serviço para o seu carro

Como podemos imaginar, o óleo é responsável pela lubrificação das peças mecânicas. Além disso, estas peças são fundamentais para o melhor funcionamento do motor.

Dessa forma, sabemos que o rim  no ser humano é responsável por filtrar o sangue. Com isso, analogicamente, o filtro do carro é responsável por retirar as impurezas do óleo.

Como resultado, uma peça com uma lubrificação adequada tem o seu desgaste reduzido. Assim, isto melhora o desempenho de todo o resto do motor.

No entanto, os óleos comercializados no mercado possuem algumas diferenças. Por isso, entenda um pouco mais sobre:

Podemos adquirir o óleo mineral através do processo de refinamento do petróleo. Dessa forma, indicamos esses óleos para os motoristas mais rigorosos quando o assunto é a troca do óleo.

No mercado, encontramos os óleos minerais com um preço mais acessível. No entanto, como diz o ditado popular: “tudo que é barato, no final sai caro.” Se você é dono de um carro e tem um cuidado extra com o seu carro, esse óleo pode ser uma opção.

Pelo fato desse óleo se tratar de um óleo mais barato, mais em conta, é comum que ele não tenha o mesmo tipo de absorção para as impurezas que entram no motor. 

Outra desvantagem é a baixa capacidade de rendimento. Com isso, você pode estar se perguntando: “Como assim?” 

Dessa forma, esse tipo de óleo possui uma capacidade de rodagem de 5 mil km. E, em relação aos outros tipos de óleo encontrados no mercado, essa quantidade é baixa.

Como o próprio nome sugere, é a mistura dos dois mundos. Como assim?

O óleo semissintético é a mistura do óleo mineral com o óleo sintético. Dessa forma, este tipo de óleo é fabricado em laboratório. Além disso, o óleo semissintético é mais comum ser encontrado em carros estilo caminhonete.

O óleo semissintético tem a base do óleo mineral com algumas propriedades do óleo sintético. 

O óleo sintético, como outros materiais sintéticos, são criados em laboratório. Assim, diferente do óleo mineral, o óleo sintético tem uma melhor absorção das impurezas que estão no motor.

Como resultado, indicamos os óleos sintéticos para os veículos que rodam mais. Além disso, para os veículos que não são mantidos com tanta frequência e aqueles que pegam mais estradas. 

Geralmente, esse tipo de óleo é para veículos que só trocam de 15 a 20 mil km. Você pode imaginar que esse óleo serve para qualquer carro, mas não é isso que os especialistas indicam. 

Por não se tratar de óleo natural, não tem o mesmo poder de lubrificação, apesar de ter um poder maior de limpeza.

Outra diferença muito importante é sobre a viscosidade.


Troca de Óleo e Filtro: você sabe o que é viscosidade? 

A viscosidade é a grosso modo é uma propriedade física que promove a resistência do fluido (líquido ou gás) de passar entre os obstáculos, nos casos dos motores das peças.

Assim os óleos mais viscosos possuem uma numeração maior. Você ainda deve estar com dúvidas. Vamos explicar.

Os óleos são descritos por numerações, quanto menor a numeração menor é a resistência. E quanto maior a numeração, maior é  a resistência. Isso quer dizer que um óleo com uma numeração 30 tem mais dificuldade de lubrificar as peças do que os óleos com menor número.

Mas aqui no Brasil existe uma diferença, pois, vêm com 2 numerações e no meio existe a letra W. O que isso significa? 

A letra W que separa os dois números vem do inglês Winter. Pois isso, utilizamos um óleo multiviscoso. Vamos mostrar um exemplo. Além disso, vamos explicar o que significa cada número.

Exemplo:

O óleo 5w30 é mais fluido do que o óleo 15w30 à temperatura ambiente, mas ambos têm a mesma viscosidade quando o motor é aquecido. Isso permite que o óleo responda melhor a cada tipo de motor, por isso é importante seguir as recomendações do fabricante.

Existem óleos para motores de várias viscosidades em todos os tipos de óleos de motor.

O principal fator que leva ao uso desse método no Brasil é que ele é suave no início, mas ainda mantém um bom desempenho no clima quente do país.

Lembramos que é ideal que antes de qualquer tipo de troca,seja verificado no manual do proprietário. Se não possuir o manual é muito importante que consulte um especialista para que seja trocado o óleo.

Também relembramos que ideal como outras peças que são visíveis é muito importante que a troca de óleo e filtro sejam feitas por pessoas especializadas e também que sejam trocadas juntas, já que o filtro é importante para a limpeza do óleo.


Portanto, caso precise implementar a troca de óleo ou qualquer outro serviço automotivo, não perca tempo! Conte com a Full Pneus para lhe proporcionar todo o apoio e suporte necessário!

Em nossa loja, o seu carro irá encontrar o que necessita, pelo melhor preço no RJ!

O seu carro precisa implementar a troca de correia, troca de óleo e troca de pneus? Assim, caso a resposta seja sim, você terá a oportunidade de contar com as soluções especiais da Full Pneus! Portanto, não perca tempo e venha nos visitar!

 

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

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