1. Definições:
Pneus UltraContact: Linha de pneus da Continental destinada a veículos de passeio. Disponíveis nos aros: 14”, 15”, 16”, 17” e 19”.
Garantia de quilometragem e descontos/Garantia: Desconto proporcional que será concedido aos clientes para a aquisição de novos pneus UltraContact, desde que
observadas as regras do presente Termo. TWI (Tread Wear Indicator): Indicador de desgaste do pneu.
DOT: Número de identificação presente na lateral do pneu, que indica a data de fabricação. Odômetro: Medidor de quilometragem.
Rede Oficial da Continental: Revendas autorizadas pela Continental que vendem exclusivamente pneus Continental ou fabricados pela marca.
LOJAS DE PNEUS MULTIMARCAS E E-COMMERCE NÃO FAZEM PARTE DA REDE OFICIAL.
2. Objeto da Garantia
A garantia de quilometragem e descontos tem por objetivo ajudar os clientes a obter o melhor desempenho dos seus pneus, mediante a realização de manutenção preventiva veicular básica.
Aplicabilidade: Esta garantia é aplicável somente aos pneus UltraContact, desde que adquiridos em pares (ex.: 2 ou 4 pneus montados no mesmo veículo) e em estabelecimento da rede oficial da Continental.
Validade: A validade da garantia é de 5 (cinco) anos contados a partir da data de compra, ou até que a profundidade do sulco dos pneus atinja 1,6 mm (TWI). Na ausência de Nota Fiscal, considera-se o prazo de 5 (cinco) anos a partir da data de fabricação (DOT). A garantia será válida apenas para os pneus UltraContact adquiridos entre 12/08/2024 e 12/02/2025, por meio da adesão integral gratuita, pelo cliente, ao presente termo no ato da compra.
Exclusões: A GARANTIA NÃO SE APLICA A PNEUS ULTRACONTACT MONTADOS EM VANS, PICK-UPS, VEÍCULOS UTILITÁRIOS COMERCIAIS, TRANSPORTE DE CARGAS, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS, VEÍCULOS ELÉTRICOS, HÍBRIDOS OU BLINDADOS.
3. Política de Garantia
Se, dentro de 5 (cinco) anos contados a partir da data de montagem, os pneus UltraContact estiverem desgastados até os indicadores de desgaste TWI (1,6 mm), e todos os requisitos de manutenção dos pneus tiverem sido cumpridos (incluindo rodízio, calibragem de pressão e aferição da geometria veicular, conforme detalhado no item 4 – “Regras para Validação da Garantia”), mas não atingirem a quilometragem de 80.000 km (oitenta mil quilômetros) para uso particular de veículo em condições normais, será concedido um desconto proporcional para a aquisição de um novo pneu de mesma medida/modelo ou equivalente do portifólio Continental.
O desconto no preço do pneu será calculado com base no desgaste da banda de rodagem. A vida útil total
do pneu é considerada como 80.000 km (oitenta mil quilômetros). Quando a banda de rodagem atinge o
TWI de 1,6 mm, isso indica que o pneu está completamente desgastado e precisa ser substituído.
O desconto é calculado proporcionalmente ao quanto o pneu já foi usado.
Fórmula do Desconto
Para calcular o desconto, utilizamos a seguinte fórmula:
• Desconto (%) = 100% – (Quilometragem atingida x 100 /80.000)
Exemplo Prático: Se a quilometragem atingida pelo pneu for de 40.000 km.
• Cálculo da Porcentagem de Desgaste:
Vida útil total do pneu = 80.000 km
Quilometragem atingida = 40.000 km
Desgaste (%) = (Quilometragem atingida x 100) / Vida útil total do pneu
Desgaste (%) = (40.000 x 100) / 80.000 = 50%
• Cálculo do Desconto:
Fórmula: Desconto (%) = 100% – Desgaste (%)
Percentual de Desconto = 100% – 50% = 50%
Portanto, se o pneu rodou 40.000 km (quarenta mil quilômetros), ele está 50% (cinquenta por cento) desgastado e o cliente receberá um desconto de 50% (cinquenta por cento) no preço do pneu novo. Os encargos adicionais, como serviços de montagem, balanceamento, alinhamento e reparos mecânicos, serão de responsabilidade do proprietário do veículo, que deverá arcar com esses custos.
4. Regras para Validação da Garantia:
Os pneus UltraContact adquiridos (2 ou 4 unidades) devem ser montados no mesmo eixo e submetidos a rodízio obrigatório a cada 10.000 km (dez mil quilômetros), com tolerância de 1.000 km (mil quilômetros), para mais ou para menos, ou seja, com pelo menos 9.000 km (nove mil quilômetros) e no máximo 11.000 (onze mil quilômetros).
O rodízio e a conferência de geometria veicular devem ser registrados para a validação da garantia no site a seguir: www.garantiaultracontact.com.br.
No ato da compra, é obrigatório registrar com fotos (no site com endereço eletrônico acima) o odômetro do veículo, a placa do veículo e o código DOT na lateral do pneu.
Todas as Revendas da Rede Oficial da Continental estarão habilitadas a auxiliar os clientes com a realização dos registros das manutenções preventivas mencionadas.
5. O Que Não Está Coberto?
A. Pneus UltraContact utilizados competições esportivas (profissionais ou amadoras), táxis, veículos de serviço público, ônibus, veículos de aluguel, veículos de carga, vans de entrega
e/ou reboques.
B. Aplicação incorreta, montagem inadequada ou uso de rodas danificadas.
C. Pneus UltraContact utilizados em veículo diferente do que foram originalmente montados.
D. Veículos com odômetro inoperante ou adulterado.
E. Pneus UltraContact com desgaste irregular ou prematuro devido a:
• Falta de alinhamento ou balanceamento.
• Reparos inadequados em qualquer área do pneu, incluindo nas paredes laterais de qualquer espécie;
• Componentes da suspensão danificados ou desgastados;
• Mau estado dos amortecedores;
• Pressão de inflação inadequada;
• Irregularidades mecânicas do veículo.
Considera-se desgaste irregular a variação de 20% (vinte por cento) entre a maior e a menor profundidade de sulco da banda de rodagem.
F. Pneus UltraContact cuja banda de rodagem foi regravada ou com DOT alterado.
G. Pneus UltraContact reparados e/ou utilizados após atingirem a vida útil (menos de 1,6
mm de profundidade do sulco restante).
H. Danos causados por acidentes, incêndio, exposição a substâncias químicas, alterações do
aro, vandalismo, impactos, cortes, rasgos, escoriações ou penetração de objeto cortantes.
I. Rachaduras nos pneus UltraContact devido às condições climáticas ou ao uso de polidores
cosméticos.
J. Substituição de pneus originais por pneus UltraContact com índice de carga e símbolo de
velocidade diferentes da recomendada pelo fabricante do veículo.
K. Pneus UltraContact que não foram comercializados pela da rede oficial da Continental.
L. Envelhecimento dos pneus UltraContact por falta de uso ou armazenamento inadequado.
M. Pneus UltraContact utilizados em veículos blindados.
N. Pneus UltraContact utilizados em veículos elétricos ou híbridos.