Super Banner

Suspensão automotiva. Saiba a hora de trocar.

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Suspensão automotiva. Saiba a hora de trocar.

A suspensão automotiva é formada por um conjunto de peças que determinam a maioria dos comportamentos do carro. 

Cada tipo de carro possui uma suspensão automotiva. Por isso, é importante saber como funciona a suspensão automotiva referente ao seu veículo. 

Assim, o processo de manutenção se torna mais fácil e você pode detectar possíveis problemas ao longo do uso. 

Acompanhe a seguir!


Antes de trocar a suspensão automotiva, saiba isso! 

Antes de comentar sobre a troca de suspensão do seu carro, saiba o que é uma suspensão e como funciona. 

Assim, a suspensão é responsável pela estabilidade do veículo no solo. Neste sentido, quando um veículo passa em um buraco ou em um quebra mola, seja em alta ou baixa velocidade, o sistema de suspensão é o responsável por realizar essa função.

Para saber mais, o sistema de suspensão é composto pelos pelas seguintes peças: 

Antes de trocar a suspensão, saiba a função de cada elemento que compõe essa parte do carro. Vamos explicar para que cada uma dessa peça faz e o que são responsáveis.

É responsável por auxiliar na limitação do movimento lateral do veículo.

Dessa forma, além de auxiliar nas falhas do asfalto, a barra estabilizadora é responsável por manter a movimentação do veículo de um lado para o outro.

Sendo assim, a barra estabilizadora é responsável por manter o automóvel fixo no chão e os lados direito e esquerdo se movimentando para o mesmo lado. 

Além disso, ela funciona também como um limitador, pois impede que uma roda vire mais para o lado que a outra. Se observados embaixo do veículo podemos ver claramente que a direção se vira para o mesmo lado e com o mesmo ângulo.

Problemas na barra estabilizadora?

A barra estabilizadora pode demonstrar alguns problemas que são observados pelo próprio motorista.

Assim, o desgaste dos pneus pode ser um dos principais itens que mais demonstra que a barra não está com seu melhor funcionamento.

Além disso, outra forma de observar que a peça está com defeito é o barulho incomum ao girar o volante. Em alguns casos, pode causar até dificuldade de girar o volante.

Como o próprio nome já diz, o amortecedor possui a função de amortecer ou reduzir o impacto.

Neste sentido, o amortecedor é acionado toda vez que o veículo passa por uma irregularidade do solo. Assim, muitas das vezes não sentimos essas irregularidades justamente por causa do amortecedor.

Problemas no amortecedor?

O amortecedor, diferente da barra estabilizadora, possui outras formas de descobrir o seu mau funcionamento.

Uma dessas características mais comuns é quando o automóvel fica dando um solavanco. Quando passa o veículo em um quebra mola ele não tem o amortecimento adequado e fica quicando.

Com isso, muitas das vezes o problema no amortecedor apresenta uma falta de estabilidade para se dirigir.

Outro ponto que pode ser observado é os barulhos quando passa em superfícies irregulares ou lomba.

O coxim está ligado diretamente ao amortecedor. Com isso, ele é responsável por fixar e dar suporte ao amortecedor.

Desse modo, essa fixação é responsável por diminuir o ruído, as vibrações e os impactos. 

Problema no coxim?

Uma das formas de observar todo e qualquer problema que venha do coxim, geralmente é proveniente de vibrações com ruídos altos vindos da parte dianteira do veículo.

Outra sensação que muitos motoristas observam é a direção desconfortável e a direção instável.

Para quem não sabe, a mola é um item que possui um grau de elasticidade muito grande. Apesar de ser um item muito resistente e com uma espessura grossa, é muito difícil tentar fazer a compressão na mão.

Desse modo, a mola é responsável por auxiliar o amortecedor a fazer a compressão e a estabilização. Desse modo, quando um veículo passa por uma lombada, o pistão do amortecedor reduz o impacto e a mola auxilia a retornar ao lugar.

Problema na mola?

Uma das características observadas é quando o veículo parece que está ficando mais baixo, isso é proveniente de mola cansada.

Esse é um dos itens que mais recebe impacto, por ficar próximo ao chão.

Desse modo, o braço oscilante é responsável por ligar as rodas ao chassi do veículo.

Problema com o Braço oscilante? 

Geralmente, o problema com o braço oscilante é o empeno, trincamento, rachadura. É uma peça muito difícil de observar se algo aconteceu, mas por se tratar de uma peça fundamental na suspensão é indicado que qualquer tipo de avaria seja logo substituída.

O pivô é responsável por acompanhar e auxiliar o movimento das rodas.

Problemas no pivô?

Ruídos agudos e/ou folgas são um dos principais indicadores de problemas com o pivô. Essas folgas e o mau funcionamento da peça é proveniente de pancadas e passar por lugares que possuem muita irregularidade.

 

Suspensão automotiva: modelos

A suspensão automotiva pode ser composta por diferentes tipos. 

No segmento de automóveis, os diferentes tipos de suspensão funcionam para oferecer uma única coisa: segurança e uma boa dirigibilidade aos motoristas e os passageiros. 

Desse modo, é interessante saber identificá-los de acordo com a sua utilização.

Sendo assim, confira os 5 modelos a seguir:

De um modo diferente do tradicional (que funciona de uma forma passiva), o modelo ativo é composto por sensores. Assim, eles coletam os dados e enviam para o computador de bordo. Como resultado, cada uma destas informações fica armazenada, o que apoiará em uma melhoria no desempenho do automóvel.

Possui um formato simples, o qual tinha muita disseminação no passado. Assim, é composto por uma barra transversal, que se fixa no chassi ou na carroceria. Como resultado, conecta as duas rodas e possui uma grande resistência. Indicado para carros off-road.

Um tipo de suspensão independente, que é muito comum na parte dianteira dos carros.

Também nomeado como duplo A, tem 2 braços em formato de um V. Assim, parece muito com um triângulo. É muito comum nos carros esportivos, porque possui uma excelente rigidez.

Assim como o tipo MacPherson, também funciona de modo totalmente independente. Porém, tem uma estrutura moderna e tecnológica. Como resultado, proporciona uma maior liberdade nos movimentos.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook         Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Quais as principais medidas de pneus aro 13 RJ?

Neste artigo, saiba quais são as principais medidas de pneus aro 13 RJ, para você dirigir com segurança e tranquilidade. Mas antes de começar, vamos lembrar: Aro 13: Refere-se ao diâmetro interno do pneu, em polegadas, que deve ser compatível com o aro da sua roda. Agora, vamos às medidas: 175/70 R13:Uma medida muito comum…

Rodas Esportivas pelos melhores preços é na Full Pneus

Sonha em dar um up no visual do seu carro com rodas esportivas incríveis? Dessa forma, a Full Pneus te ajuda a realizar esse sonho com uma variedade completa de rodas das melhores marcas do mercado, tudo isso com os melhores preços e a qualidade que você merece! Na Full Pneus, você encontra: Rodas Esportivas…

Airbags falsificados vendidos online causam mortes

De acordo com o Wall Street Journal, cinco pessoas ficaram feridas gravemente ou foram mortas por airbags falsificados no último ano. Os equipamentos, mais baratos na internet, estariam explodindo após os acidentes e atirando pedaços de metal e plástico na direção dos ocupantes dos carros. O que aconteceu Com montadoras pressionando revendedores pela validade de…

Divórcio de luxo: Ferrari é dividida ao meio na partilha de bens

Um youtuber encontrou uma Ferrari Mondial diferente em uma garagem em Beverly Hills, nos Estados Unidos. O modelo, de 1981, está cortado na metade, mas preservando detalhes do carro da maneira como costumava ser quando foi produzido. O carro, apesar de estar em um estado bizarro, tem aparentemente uma plataforma de jogos instalada, com uma…

promção