Superaquecimento do motor: Saiba como identificar

Autor: Full Pneus

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Superaquecimento do motor: Saiba como identificar

Para você que está desconfiando de um superaquecimento do motor do seu Carro, conheça os sinais que vão te ajudar a identificar!

O superaquecimento do motor é um dos problemas mais graves e perigosos que pode acontecer em um veículo. Além do dano material causado pelas altas temperaturas, ele também leva a prejuízos econômicos, uma vez que pode derreter as peças e até fundir o motor.

Portanto, por essas e outras razões, todo motorista deve tomar o cuidado para evitar o superaquecimento do motor. Para te ajudar a driblar este problema, elaboramos uma matéria para saber como evitar esta situação em seu carro. Portanto, confira nos tópicos a seguir!

O que é o sistema de arrefecimento e como ele funciona?

Antes de aprender a identificar sinais de superaquecimento no motor, o primeiro passo é entender o que é o sistema de arrefecimento de um automóvel e como ele funciona.

A queima de combustíveis que acontece dentro do automóvel gera um calor tão grande que, se não for controlado, pode derreter e deteriorar acessórios do veículo.

Para isso não acontecer, entra em ação o sistema de arrefecimento do carro, que esfria esse calor da combustão e mantém a temperatura ideal de 90ºC.

“Arrefecer” significa “esfriar” ou “provocar o esfriamento”. E esse sistema é composto por um conjunto de peças que, de forma sincronizada, trabalham para impedir que o motor superaqueça.

Peças e materiais do sistema de arrefecimento

Manter a temperatura a 90ºC é um trabalho complexo, que depende da combinação e do bom funcionamento de uma série de acessórios. São eles: radiador, mangueira, válvula termostática, bomba d’água, ventoinha, vaso de expansão e líquido de arrefecimento, que é composto 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol.

E como todo esse sistema atua? O líquido percorre a parte interna do motor pelas mangueiras até chegar ao radiador, responsável por fazer a troca de calor entre o ar atmosférico e o líquido.

O movimento do líquido é gerado pela bomba e o fluxo controlado pela válvula termostática, que bloqueia a “água” quando o motor esfria e libera quando o motor esquenta muito.

O vaso de expansão é a peça plástica que armazena o líquido e que checamos para saber se o volume está correto; e a ventoinha atua na refrigeração do motor, direcionando ar “frio” como um ventilador.

Conhecer as peças do sistema de arrefecimento é muito importante porque nos ajuda a identificar as causas do superaquecimento do motor.

Causas do superaquecimento do motor

Acabamos de observar que o sistema de arrefecimento do motor é garantido pelo bom funcionamento de várias peças ao mesmo tempo.

Porém, se uma delas apresentar falhas ou danos, todo o sistema sentirá o efeito e perderá a capacidade de manter o carro em temperaturas ideais.

Essas são as falhas mais comuns nos acessórios do sistema de arrefecimento que podem levar ao superaquecimento dos carros:

Além disso, outra razão muito comum do aumento de temperatura do motor é a falta do fluído no reservatório, muitas vezes causada pela falta de checagem do motorista.

Como identificar o superaquecimento do motor?

O carro dá pistas de quando o motor está aquecido e é extremamente importante o motorista estar atento a elas. Dessa forma, conheça os sinais aqui:

Dicas de prevenção

Para evitar os males do superaquecimento é importante adotar medidas preventivas com o seu carro. Especialistas indicam fazer a checagem do nível do líquido uma vez por semana e abastecer sempre com o produto certo, porque sua composição é feita e pensada para evitar que a água congele ou evapore.

Assim, colocar apenas água de torneira não é uma medida aconselhável e só deve ser feito se for em casos de emergência.

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