Saiba a hora de trocar a correia do alternador

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Saiba a hora de trocar a correia do alternador

Como todas as peças em um veículo possui um tempo de vida, o alternador e seus componentes também possuem esse princípio. Por isso, saiba, neste artigo, quando devemos trocar a correia do alternador.

Antes de falarmos do momento de trocar a correia do alternador, vamos explicar para o que que serve este item do carro.

Basicamente, o alternador é um gerador de energia. Mas, como se explica na física, nenhuma energia é criada do nada.

Isso significa que toda energia é proveniente de outra fonte de energia. Você deve estar um pouco confuso, mas vamos explicar melhor.

A energia só muda o objeto de estado, por exemplo:

Imaginemos a energia que vem de uma casa. Neste sentido, ela não vem do nada e nem muito menos da água. Mesmo porque, se fosse só por conta da água, qualquer copo de água daria choque ao encostar no corpo humano.

O que precisamos para converter em energia elétrica é o movimento da água, que passa por turbinas que giram e com esse movimento assim é gerado a energia elétrica.

Com esse mesmo princípio, o alternador funciona na criação de energia elétrica para o carro.

Desse modo, o alternador, antes de gerar qualquer energia, ele primeiro recebe a energia cinética do motor e passa a gerar através do movimento das engrenagem do motor a energia.

Sendo assim, todo gerador de energia necessita de uma partida. E essa partida é proveniente de uma energia.

Você deve estar se perguntando: “como assim?” “O alternador necessita de energia para gerar energia?”

Acompanhe a seguir!


Trocar a correia do alternador: como funciona?

Antes de explicar o serviço de troca de correia do alternador, é importante explicar para você como funciona esse item no interior do seu carro. 

Sendo assim, o funcionamento do automóvel, seja o rádio, seja o ar condicionado, led, os painéis mais novos que possuem led, até mesmo bicos injetores e velas necessitam de energia proveniente do alternador.

E para o alternador gerar essa energia que alimenta todos os componentes elétricos, ele necessita que o veículo tenha dado partida. E para dar a partida, o motor necessita ter energia que é proveniente da bateria. 

Então, para o motor funcionar a bateria manda energia para para as velas e para os bicos injetores, que ao receber a energia começam a fazer as explosões internas e assim girar o virabrequim e a polia.

Assim, a polia do motor é conectada ao alternador que possui um outro pequeno motor dentro dele e com esse movimento da polia gera a energia que depois é distribuída por todo o carro.

Um outro fator interessante e importante é que justamente ao distribuir a corrente elétrica por todo o carro, o alternador também manda para a bateria do veículo e é onde carrega, para a próxima partida


Quando trocar a correia do alternador?

Como já citamos, todas as peças devem ser substituídas. Desse modo, algumas com um tempo menor de uso como fluidos e filtros e outras com mais tempo de uso, como correias e peças de maior volume.

Podemos especificar através da quilometragem como alguns fabricantes alegam e outras características que geralmente começam a apresentar.

Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km.

Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.

Um problema muito visível e comum que acontece é quando as pessoas ultrapassam essa quilometragem ou até mesmo arrebenta a correia, o veículo permanece funcionando normalmente.

Entretanto, quando a pessoa vai ligar o carro, o mesmo não funciona. Isso é muito comum e muita das vezes não causa nenhum problema aparente e nem barulhos.

Contudo, você deve estar se perguntando: “ Mas, posso permanecer andando com o veículo?”

A resposta é não, pois com a falta da correia os componentes elétricos não possuem alimentação. E não é só o ar condicionado, painel, rádio que funcionam com essa energia.

Então, na hora de trocar a correia do alternador, a correia deve apresentar não só um estado de nova, como possuir características de bom estado.

Pois, como se trata de borracha, a mesma sendo mantida em local inapropriado começa a ressecar e  apresentar rachaduras.

Quando o material fica exposto a um ambiente que o resseque ou apresente fissuras ou rachaduras, significa que essa correia não vai durar o tempo esperado, podendo assim, causar dor de cabeça.

Se seu veículo começa a apresentar dificuldades ao ligar o carro ou rádio desligando sozinho, procure um especialista. Pode ser que o seu automóvel esteja com problema no alternador ou tendo que substituir a correia do alternador.

Outro característica que a correia do alternador pode apresentar com uma grande utilização é o esgarçamento da correia.

Esse esgarçamento pode causar uma falha ou afrouxamento do movimento que o alternador deve apresentar.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Assim, pneus baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook         Instagram

 

Matérias Relacionadas

Prego no Pneu. Como resolver?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Quais as melhores marcas de Pneu?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção