A Importância do Rodízio de Pneus em Veículos de Carga!

Autor: Full Pneus

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A Importância do Rodízio de Pneus em Veículos de Carga!

O Rodízio de Pneus é extremamente importante em Veículos de Carga. Assim, evita acidentes, além de prolongar a vida útil destes equipamentos!

Para evitar prejuízos, multas e acidentes, é muito importante saber como fazer rodízio de pneus em veículos de carga. É fundamental entender que o desgaste na banda de rodagem será variado e, para aumentar a sua durabilidade, será preciso alternar a configuração com certa frequência.

A manutenção de um veículo de carga – como as vans e os caminhões – deve ser levada muito a sério: quando um veículo é, além de meio transporte, uma ferramenta de trabalho, é preciso atenção redobrada com o seu estado de conservação e capacidade de rodar com segurança.

Nesta matéria, abordaremos com mais profundidade a respeito da importância de se fazer o rodízio de pneus em veículos de carga e como isso deve ser feito. Confira!

Por que o Rodízio de Pneus deve ser feito em Veículos de Carga?

O rodízio de pneus em veículos de carga deve ser feito por, especialmente, dois motivos: elevar a vida útil deles e garantir que o veículo tenha mais estabilidade, principalmente em curvas e freadas.

Um pneu é produzido a fim de naturalmente se desgastar conforme o seu uso. Assim, ele é o ponto de contato do veículo com o solo e, depois de rodar bastante, precisa ser trocado. Isso pode ser percebido por marcações na banda de rodagem, que é a parte do pneu que se desgasta com o atrito com chão.

Só que essa deterioração acaba sendo irregular e influenciado por diversos fatores externos, como a condição das vias que os veículos de carga trafegam e a distribuição da carga neles, além do próprio peso do veículo, que é maior onde está o motor. Até mesmo o clima e a forma de dirigir são relevantes para irregularidade no desgaste da banda de rodagem.

Com isso, é possível que a banda de rodagem fique desgastada em uma parte do que em outra, prematuramente. Como resultado, é por essa razão que o rodízio deve ser feito: com o desgaste equilibrado, a duração dos pneus é ampliada em até 20%.

Consumo e banda de rodagem

O consumo de combustível também é maior em caminhões que rodem com pneus que estejam com desgaste irregular. Logo, fazer essa manutenção significa também redução de custos.

E, ainda, mais importante que essa economia é a questão da segurança: se a banda de rodagem se desgasta muito em um ponto específico, o veículo perderá estabilidade, pois a aderência naquele local será como a de um pneu careca.

Muitas vezes, isso nem é notado, especialmente quando esse esfacelamento acontece nas partes dos pneus que ficam voltadas para dentro. O rodízio evita que isso aconteça, prevenindo um desequilíbrio entre as rodas.

Logicamente que rodar com um pneu careca é um risco para o motorista destes veículos; essa irresponsabilidade pode ser punida com multas e, em alguns casos, até a apreensão do veículo.

Como fazer rodízio de pneus na prática?

O rodízio de pneus é uma forma de manutenção que, normalmente, vem descrita no manual do proprietário. Dependendo da marca e do modelo do veículo, isso é realizado de forma diferente.

Quando for realizar o rodízio, procure uma oficina e nunca tente realizar as trocas sem o suporte de um especialista, a não ser que você seja um. Como já foi dito, as responsabilidades e riscos que envolvem um veículo de carga utilizado profissionalmente são grandes e nenhuma manutenção importante deve ser realizada com desleixo.

Normalmente, o recomendável será fazer alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus no mínimo a cada 10 mil quilômetros ou antes, se surgir alguma demanda de realização dessas três manutenções. Se, ao fazer a troca, for detectado um desgaste na banda de rodagem que ultrapasse as marcações do fabricante, é melhor aproveitar para realizar a troca desse pneu, preferencialmente por outro da mesma marca e modelo do conjunto que já é utilizado.

Portanto, na hora de fazer as trocas, vale a pena se atentar a algumas regras:

  • sempre faça os rodízios dos pneus de um mesmo eixo simultaneamente;
  • quando tiver, lembre-se de trocar também pneus das rodas internas;
  • readapte as pressões de cada pneu após realizar o rodízio;
  • em veículos com medidas diferentes de eixos, a troca deve ser feita entre os pneus de um mesmo eixo, apenas;
  • geralmente, o rodízio cruzado será melhor. Vale a pena observar o que está descrito no manual do veículo.

E claro, além do rodízio, é muito importante fazer a calibragem dos pneus a fim de aumentar sua durabilidade. De acordo com as recomendações da maior parte dos fabricantes, isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Um pneu bem calibrado se desgasta menos e de forma mais regular.

Quando fazer a troca definitiva dos pneus?

Se o rodízio é feito periodicamente, a vida útil dos pneus é estendida, mas o principal indicador de troca continua sendo o mesmo: quando o desgaste na banda de rodagem atinge as marcações deixadas pelo fabricante, é hora de fazer a substituição definitiva daquele pneu.

Desse modo, o ideal é que todo o conjunto seja trocado de uma só vez, mas, mesmo com o rodízio, nem sempre o desgaste será equivalente em todos eles e pode não valer a pena antecipar a aposentadoria de um pneu que ainda consegue rodar em boas condições. Se esse for o caso, tente sempre fazer a troca de todos os pneus de um mesmo eixo de uma vez. Isso vai evitar problemas com aderência irregular e instabilidade no veículo.

Outro fator importante é sempre escolher um mesmo fabricante e, preferencialmente, um mesmo modelo para todos os pneus que estejam rodando no veículo.


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