Rodízio de pneus: entenda como fazer corretamente esse procedimento com os pneus do seu carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Rodízio de pneus: entenda como fazer corretamente esse procedimento com os pneus do seu carro

Muitos motoristas já ouviram falar sobre o rodízio dos pneus nos carros. Mas, você sabe para o que serve esse rodízio de pneus? Quando fazer? E, principalmente, como fazer corretamente esse procedimento com os pneus do seu carro?

Acreditamos que uma boa parte dos motoristas não entende o porquê de fazer esse tipo de procedimento. Neste sentido, ainda arriscamos falar que só fazem por fazer. 

Ou, principalmente, em um momento que já passou da hora de realizar o procedimento.

Assim, todos os pneus são fabricados para aguentar um tipo de peso e rodar em um tipo de piso.

Além disso, muitas pessoas não sabem mais o que causam os desgastes nos pneus de forma desordenada: os excessos de peso e a diferença de piso.

Para quem não está entendendo o que significa piso, na verdade, é o chão que os carros andam, podem ser, asfalto, chão de terra, pedregulho, entre outros.

Já o peso que falamos é literalmente o que o carro carrega. 

Assim, todos os carros possuem o peso do motor, peso esse que mesmo que os elaboradores já sabem qual é e quanto é. Ainda assim, causam um desgaste excessivo dos pneus.

Além disso, sejam de terra ou de asfalto, estradas com muitos desníveis podem trazer sérios danos aos pneus, que ficam desgastados e começam a formar rachaduras e bolhas. 

Dessa forma, quando isto acontecer, é indicado que você troque os pneus imediatamente.

Quer saber mais sobre os pneus e como fazer corretamente esse procedimento com os pneus do seu carro? Acompanhe nossa matéria e saiba mais.


Para o que que serve esse rodízio de pneus?

Os rodízios basicamente são formas de reduzir o desgaste do pneu. Como falamos antes, os pneus são desgastados por conta do peso, pela forma que rodam e onde rodam.

Com isso, a forma do pneu e seus componentes são desenvolvidos para que ele tenha uma deterioração em um tipo de ambiente. Vamos ao exemplo.

Os pneus off-road são elaborados para rodarem em terrenos arenosos e pedregosos. Quando esse tipo de pneu é posto em lugares diferentes, como uma rodovia, a degradação desse pneu vai ser muito maior.

Isso faz com que a durabilidade e, até mesmo algumas características do pneu, se acabem ou cause um rompimento.

No nosso exemplo, ao colocar o pneu off road em um asfalto, o calor do asfalto é muito maior do que o calor que é em um terreno arenoso.

Além disso, a importância de fazer o rodízio prolonga ou, em 80% dos casos, geram em um pneu uma durabilidade que já estava prevista na sua elaboração.

Por isso, é fundamental, quando vamos comprar um pneu, para que tipo de ambiente esse tipo de pneu foi elaborado.

Os pneus dianteiros que recebem uma carga maior do motor sofrem um desgaste que os pneus traseiros não sofrem. O rodízio de pneus, portanto, é uma forma de diminuir o desgaste.


Rodízio de pneus: quando fazer?

Como falamos, a importância do rodízio causa uma maior longevidade dos pneus. Mas, você sabe quando deve ser feito esse tipo de manutenção no seu carro?

O primeiro detalhe que deve ser observado é se dá para fazer o rodízio. Você deve estar se perguntando: ”Como assim?”

Caso, a banda de rodagem do pneu, já esteja na altura dos sulcos, o ideal é fazer a troca dos pneus por pneus novos.

Obviamente, se o pneu não sofreu nenhum tipo de remodelagem como o aprofundamento dos frisos. 

Esse processo não é o mais indicado. Pois, digamos que o pneu fica mais frágil e o nível de segurança desse pneu diminui e muito.

Mas, digamos que estamos falando de um pneu bom, que foi trocado a pouco tempo.

O mais indicado é fazer o rodízio com 5 a 10 mil km, em caso de carros que não rodam tanto esse rodízio pode ser feito a cada 6 meses.

Isso deve ser realizado para que o peso do motor não deforme os pneus que estão na dianteira. 

E, nesse tipo de veículo, é fundamental que tenham os mesmos cuidados de carros que rodem com maior frequência.

Cuidados:


Como fazer corretamente esse procedimento com os pneus do seu carro?

O rodízio é ideal para ser feito em um local de confiança. Isso porque, por mais que seja um procedimento simples, é um procedimento que pode causar uma deterioração maior do pneu se não for feito da melhor forma.

Outro ponto que está ligado ao local de confiança é que seja feito por um profissional que garanta uma maior qualidade do serviço.

Contudo, esse tipo de procedimento é fácil e rápido. Principalmente, quando não tem necessidade de substituição dos pneus.

Quando realizamos os rodízios de pneus, levamos os pneus traseiros para a dianteira, sendo paralelo um do outro.

Alguns especialistas fazem esse rodízio de forma cruzada. Sendo assim, levamos os pneus traseiros da direita para a frente esquerda e os da esquerda para direita.

Contudo, isso depende de cada profissional e o desgaste de cada pneu. Outro ponto fundamental que não podemos deixar de lado é a questão do alinhamento e do balanceamento dos pneus após ser feito o rodízio.


Precisando trocar os pneus do seu carro? 

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 

Redes Sociais

Facebook               Instagram

 

Matérias Relacionadas

Alinhamento e Balanceamento. Promoção Full Pneus

Prego no Pneu. Como resolver?

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Continental – Aposte nesta Grande Marca de Pneus! Clique aqui e conheça mais sobre esta grande empresa!

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção