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Rodas de Ferro x Rodas de Liga Leve: Saiba as Diferenças!

Autor: Full Pneus

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Rodas de Ferro x Rodas de Liga Leve: Saiba as Diferenças!

Conheça mais a respeito destes dois tipos de Rodas, e a partir disso, escolha o Melhor modelo para o seu Carro!

Provavelmente, na hora de escolher as rodas para o seu carro você tenha se perguntado: escolho as de liga de leve ou de ferro? Mais que uma simples decisão, existem diferenças entre estes dois itens extrememente essenciais para os carros. Neste post, você terá ciência das diferenças entre ambos tipos de rodas a fim de fazer a melhor escolha. Dessa forma, acompanhe os tópicos abaixo e saiba mais!

É comum que as montadoras dê opções de rodas de ferro ou de liga leve para os carros. Mas qual modelo é melhor? Qual é mais resistente? Existe diferença em relação ao desempenho do veículo?

Especialistas dizem que a maior diferença notada pelo motorista é mesmo na estética e no preço. Assim, as rodas de liga leve geralmente são mais bonitas e mais caras do que as de ferro. Ambas são projetadas para aguentar a rodagem e os solavancos de estradas ruins. As rodas de ferro são mais pesadas, sim, mas essa diferença de peso quase não interfere no desempenho dos veículos, especialmente nos mais populares.

Por isso, se você está em dúvida, pode pautar sua escolha pela estética e pelo valor (desde que sejam produtos certificados pelas montadoras). Em termos de segurança ou desempenho, não existe grande diferença.

Resistência

As rodas de ferro ou aço são mais resistentes para fortes pancadas. Além de mais fortes contra quebras, em caso de amassados, a recuperação é simples. Dessa forma, o aspecto da roda de ferro, porém, costuma ser sempre o mesmo, pois o material usado não permite muita modelagem. Os modelos deste tipo, encontrados no mercado, costumam usar calotas por cima para mudar a aparência.

Já as rodas de liga leve, por usarem compostos fáceis de moldar como alumínio, titânio ou outro metal leve, geralmente são mais bonitas e leves. Como resultado, elas possuem uma enorme variedade de tamanhos e cores e com isso, a preferência do consumidor.

Essa facilidade de moldar também tem seu lado negativo. Por ser de um material mais leve, está mais sujeito a quebrar em fortes pancadas. Dificilmente uma roda de liga leve amassa, normalmente ela quebra, impossibilitando o uso. Dessa maneira, o conserto desse tipo de material está disponível, mas as montadoras não recomendam por questão de segurança.

É importante observar o tamanho do aro indicado pela montadora. Em alguns modelos há indicação para rodar com mais de um tamanho de roda. Isso é fundamental. Se um veículo receber rodas de um diâmetro não recomendado pelas fábricas, ele pode ter problemas na suspensão e maior desgaste nos pneus.

Manutenção

Uma outra importante diferença está no reparo, uma roda de liga leve precisa de atendimento mais especializado, diferentemente da roda de ferro. Assim, máquinas de qualidade, ferramentas especiais e profissionais treinados são necessários para que o serviço fique bom.

Em uma loja especializada, mandar ajeitar uma roda desse tipo não requer apenas vontade do dono e dinheiro. Antes do serviço, ela precisa ser medida completamente para ver se o impacto gerou algum dano estrutural que comprometeu a superfície de contato junto dos parafusos. Um exame de ultrassom vai revelar se existem fissuras internas, que possam comprometer a segurança durante a condução.

Por fim, caso seja liberada, então o reparo é realizado. Já a de ferro, muitas vezes nem compensa arrumar, pois o custo é quase similar ao preço de uma roda nova.


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