Quando vamos escolher um carro, seja ele novo ou usado, observamos tudo, como interior e exterior, vidros, rádio, até o motor. E, especialmente, as rodas. Por isso, conheça mais sobre as rodas de liga leve.
Assim, cada detalhe em um veículo importa. Isto porque uma verificação e análise bem feita pode valorizar ou não o carro.
Neste sentido, uma das características que chamam a atenção em um automóvel são as rodas. Seja de um carro mexido, vulgarmente conhecido como tunado, seja de um carro original.
Entretanto, ninguém possui tanta preocupação em manter essas rodas sempre em perfeito estado.
Mas, você sabe o que significa aro de liga leve?
Aros de liga leve são aros compostos de materiais mais leves que o ferro. Como, por exemplo, alumínio, silício e ferro.
Assim, você sabe qual é a diferença entre as rodas? Confira neste artigo.
Rodas de Liga Leve: diferença das rodas
Existem basicamente dois tipos de rodas no mercado. Desse modo, esses tipos possuem características próprias.
Agora, vamos citar e explicar cada um desses modelos.
Rodas de Ferro
Esse tipo de roda possui maior resistência, por se tratar de ferro ou aço.
Quando falamos de resistência, devemos lembrar sempre desse tipo de roda. Apesar de não possuir aspectos bonitos quanto as de liga leve.
Além disso, as rodas de ferro possuem a habilidade de serem mais resistentes a impactos e a serem mais fáceis para a manutenção.
Outra característica que esse tipo de roda possui é que leva uma calota geralmente de plástico por cima.
E podem ser encontradas com valor bem mais em conta que as de liga leve.
Rodas de Liga Leve
Já esse tipo de modelo de roda possui um aspecto mais bonito. No entanto, a mesma não possui tanta resistência e a sua manutenção não é tão simples de ser feita.
Muitas das vezes, dependendo da manutenção que esse tipo de roda tem que sofrer, é aconselhável a substituição.
Já o valor dessas rodas também são superiores aos de ferro, o que pode ser uma valorização para o seu veículo.
Qual a vantagem das rodas de liga leve?
As vantagens desse tipo desse tipo de roda não se baseiam nos seus aspectos visuais. Dessa forma, algumas pessoas vão alegar que esse tipo de roda não melhora a performance do carro.
Contudo, uma outra vantagem que esse tipo de roda oferece é justamente com relação ao seu peso.
Quanto menor o peso das rodas, menor o consumo de combustível. Isto porque o carro realiza menos força que é necessária para fazer as rodas girarem.
Digamos que esse peso que reduz por conta da composição da calota, não vai ter altas alterações. Ainda assim, qualquer redução de consumo do combustível, para o atual estado que vivemos é muito bom.
E o principal é a valorização do veículo, por conta do valor desse tipo de aro, a valorização do seu automóvel é garantida.
Modelos das rodas de liga leve
Os modelos de liga leve possuem diversos tamanhos, cores e, principalmente, estilos que a diferenciam.
Com isso, podemos citar alguns estilos de ar que podem ser encontrados no mercado, como:
Orbital;
BBS;
Pinças de escorpião;
Diamantada;
Raiada;
Cruz;
Ralinho;
Pingo d’água;
SIDEWINDER;
ZM6;
NURBURGRING;
ASAN;
ZWAS7; e
ZWVCC.
Esses são alguns tipos de aros comercializados no mercado. Porém, existem outros diversos modelos e estilos que são comercializados.
Cuidados
Chegou a hora de fazer o famoso rodízio nas rodas do seu carro? É sempre importante lembrar do chumbo que é preso para fazer o balanceamento.
Mas, como assim?
Enquanto, a calota for de ferro, o chumbo é colocado preso entre o aro e o pneu. Já quando se trata de aro de liga leve, esse tipo de procedimento é um pouco diferente, pois o mesmo chumbo que é preso, deve ser colado na calota.
Um outro cuidado que deve ser tomado é em relação ao meio fio, já que, esse tipo de aro não suporta arranhões.
Neste sentido, diferente dos aros de ferros, que são mais fáceis de serem manutenidos, com pinturas e soluções mais simples, o aro de liga leve por conta da sua composição, não é tão simples de fazer pintura e nem remover riscos mais profundos.
Mantenha sempre os pneus calibrados. Pode não parecer, mas esse tipo de atenção com os pneus, além de ajudar na vida útil do pneu, mantém a calota em perfeito estado.
Pois, dependendo do tipo de pancada, ou até mesmo o tipo de atrito do pneu com o solo, é possível que amasse o aro.
Regularmente faça a higienização dos pneus, para maior durabilidade do exterior da roda e do seu visual.
Após ler todo esse texto, você deve estar pensando em fazer a substituição do aro do seu carro para aros de liga leve. Mas, lembre-se de observar a furação para encaixar os parafusos.
Além da furação, deve-se recordar o tipo de aro e o pneu que vai querer utilizar. Isto para que o seu veículo não fique baixo e nem tenha problemas com os pneus.
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