Revisão Preventiva e Corretiva: Você sabe a diferença?

Conheça agora quais as diferenças entre as Revisão Corretiva e Preventiva. Além de identificar se seu veículo está precisando delas!
Você sabe qual a diferença entre revisão preventiva e corretiva? A revisão automotiva é indispensável não só para preservar o seu veículo, mas também para garantir a segurança da sua família.
De acordo com um levantamento do Instituto Scaringella Trânsito, a falta de revisão preventiva dos automóveis está relacionada a 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil.
Pensando nisso, vamos exemplificar a diferença entre revisão corretiva e preventiva. Dessa maneira, fique ligado no texto abaixo.
Como funcionam as Manutenções Corretivas?
Como o nome sugere, as revisões corretivas propõem o conserto imediato de um problema que compromete o funcionamento do veículo.
Na maior parte dos casos, esses reparos consistem em substituição de peças ou componentes que geralmente estão desgastados ou falharam, fazendo com que o veículo entre em pane. Em geral, manutenções corretivas não são programadas e, para evitar mais prejuízos para o dono do veículo, são realizadas em caráter de urgência.
A ausência do planejamento faz com que o custo e o tempo desse tipo de reparo sejam elevados. Isso acontece porque nunca se sabe ao certo quando esses danos vão acontecer. Consequentemente, na pressa, pode-se precisar recorrer a oficinas que podem cobrar mais caro.
Sendo assim, chegamos a conclusão que a revisão corretiva não deve ser uma opção, uma vez que há possibilidade de prevenir este acontecimento. Essa prevenção é assunto do próximo tópico. Confira!
Revisão Preventiva
Manutenções preventivas são um conjunto de estratégias e práticas de acompanhamento e controle, com a finalidade de evitar (ou minimizar) ocorrências em um veículo.
Ao contrário da corretiva, elas são cuidadosamente planejadas e feitas periodicamente, em centros automotivos especializados. Como resultado, esse tipo de manutenção gera menos custos, impede que falhas graves aconteçam e permite que seu veículo rode com a mais alta performance e tranquilidade.
Assim, por se tratar de um conserto programado, a manutenção preventiva acontece independentemente de danos reais — o que faz com que o dono do veículo não tenha que arcar com ajustes de urgência no futuro. Normalmente, itens que são checados durante essas revisões são:
- lubrificação;
- óleo do motor e filtro de óleo;
- pressão e estado dos pneus;
- freios;
- fluido de direção hidráulica;
- alinhamento do veículo;
- filtro de ar e do ar-condicionado (se tiver);
- líquido de arrefecimento;
- suspensão;
- palhetas do para-brisa;
- fluido do sistema de transmissão;
- sistema elétrico e luzes.
Qual a diferença entre revisão corretiva e preventiva?
Como o próprio nome indica, a revisão preventiva corrige as falhas e os problemas antes que eles ocorram. Assim, reduz os custos e aumenta a eficiência da manutenção.
Muitos motoristas deixam de levar o carro na revisão preventiva porque acreditam que é uma forma de economizar, já que seu veículo está em perfeito estado. Este pensamento está totalmente equivocado!
Com a revisão preventiva, você evita que problemas inesperados aconteçam. Ou seja, é uma forma de economizar, uma vez que os custos para corrigir são maiores.
Entretanto, é necessário pesquisar para economizar: uma revisão preventiva feita em uma concessionária pode ser até 25% mais cara do que a realizada em um centro automotivo de confiança. Por isso, busque uma oficina especializada – como a Full Pneus – e com boas recomendações para a fazer a revisão preventiva do seu carro.
A revisão corretiva, por outro lado, repara falhas e problemas pontuais que estão ocorrendo, através de ajustes e reposições de peças que já não funcionam mais. De todos os tipos de revisão, a corretiva é a mais onerosa, uma vez que geralmente está atrelada a altos custos de mão de obra.
Ainda que a revisão corretiva aconteça, o ideal é evitá-la ao máximo. E a forma mais eficiente de fazer isso é realizar a revisão preventiva de acordo com um cronograma de revisões, onde os principais componentes do motor e da carroceria sejam identificados e verificados.

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