Revisão do Motor: Faça a sua aqui na Full Pneus

Autor: Full Pneus

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Revisão do Motor: Faça a sua aqui na Full Pneus

Tem dúvidas sobre como funciona a Revisão do Motor do Carro? Então, confira o texto e entenda mais sobre o procedimento!

Os carros são um patrimônio que nos ajudam em muitas situações, trazendo conforto e mobilidade, não é mesmo? Mas para que ele tenha o funcionamento correto e alta performance, é necessário fazer revisões periódicas nele. Uma delas que não pode ficar de fora é a revisão do motor.

Motivo de dúvida para os donos de veículos, a revisão do motor precisa ser feita em determinados itens do veículo. Por isso, separamos uma lista do que deve ser revisado. Confira a seguir!

Itens importantes na Revisão do Motor

Óleo

O nível ideal de óleo motor é entre as marcações de de mínimo e máximo na vareta de medição. Abaixo ou muito próximo do mínimo prejudica a lubrificação e a limpeza do motor. Acima do nível máximo, pode gerar vazamento por aumentar a pressão no cárter, sujar as velas ou danificar o catalisador.

Atenção: Óleo escuro não é indicação para a troca de óleo. Se o óleo funciona bem, a tendência é ficar escuro, justamente porque está limpando o motor. Quando envelhece o óleo vai ficando mais sólido. Essa é a principal indicação visual. Assim, siga as recomendações do manual do veículo.

Filtro de Óleo

O filtro de óleo retém boa parte das impurezas vindas do motor quando o óleo lubrificante passa por ele. Assim, óleo novo e filtro sujo não combinam.

Cada modelo tem uma orientação do fabricante, mas o ideal é trocar o filtro a cada troca de óleo. Sempre bom consultar o manual e seguir as orientações.

Filtro de Combustível

O filtro de combustível evita que as impurezas do combustível cheguem ao sistema de injeção ou carburador (no caso de carros mais antigos). Mesmo combustíveis de confiança podem levar partículas de sujeira ou mesmo o tanque do seu carro.

No entanto, deve-se respeitar a recomendação do manual do fabricante. Em geral, recomenda-se a troca a cada 10 mil km

Filtro de Ar

O filtro de ar é o principal bloqueio às impurezas do ar – poeira, fuligem. Os detritos do ar quando chegam à câmara de combustão diminuem o desempenho do carro e aumentam o gasto de combustível. Além disso, é um equipamento de saúde. Ele também filtra o ar que chega aos ocupantes.

A recomendação é a troca a cada 10 mil km para que circula em áreas urbanas e 5 mil para quem circula em áreas rurais ou sem asfalto. Além disso, observe alguns sintomas: alto gasto de combustível acima da média; nível muito alto de impurezas no filtro; nível de fumaça que chega no interior para os ocupantes.

Velas de Ignição

As velas de ignição têm a função de gerar a faísca que inicia o processo de combustão no motor. As velas precisam estar em perfeito estado de funcionamento pois são submetidas a altíssimas variações de temperatura e às reações químicas do motor.

Além disso, tendem a acumular resíduos e se impregnar de combustível. Por isso, elas tem um processo auto-limpante, que acontece quando ela consegue atingir altas temperaturas. A expectativa de vida útil das velas é de 60.000 km.

Desse modo, em uma revisão visual, deve-se atentar para rachaduras, oxidação, carbonização e acúmulo de óleo motor.

Bicos Injetores

Consumo de combustível acima do padrão, dificuldade na hora de ligar o carro e perda de aceleração quando o carro está em marcha lenta podem ser sinais de que o sistema de injeção não vai bem.

Assim, o diagnóstico exato é feito com um equipamento apropriado que mede o volume de combustível injetado. Na revisão, o equipamento indica a limpeza dos bico injetores e/ou a equalização da injeção.

Mangueiras

As mangueiras são componentes em geral de borracha que envelhecem com o tempo. Normalmente, têm uma vida útil de 5 anos, mas é necessário sempre checar se precisam ser trocadas.

A checagem é visual. Quando estão muito ressecadas as mangueiras vão adquirindo um aspecto esbranquiçado e começam a soltar uns fiapos nas extremidades.

Correia Dentada

A correia dentada é outro item para o qual deve se atentar para as orientações do manual do proprietário. Muitas vezes, observa-se ruídos com o motor ligado em ponto morto.

Um assobio ou uma vibração podem indicar que é preciso algum ajuste ou a troca da correia dentada. Na hora da troca é preciso atentar para o conjunto de sincronização que podem estar desgastados e gerar um desgaste maior da nova correia.

Radiador e Líquido de Arrefecimento

Água e aditivo na proporção correta e uma conferida visual periódica do nível são a garantia que você não vai parar no trânsito por superaquecimento. O sistema de arrefecimento, porém, é mais completo e complexo que isto. É formado por ventoinha, bomba d’água e válvula termostática, além do radiador e mangueiras.

O ideal é parar para dar uma revisada nisso a cada seis meses. Fora isso, verificar periodicamente o nível de água e ficar atento ao termômetro do painel do carro para verificar se há alguma variação incomum, ainda que pequena.

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