Revisão Corretiva x Revisão Preventiva: Entenda a diferença!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Revisão Corretiva x Revisão Preventiva: Entenda a diferença!

Saiba todas as diferenças entre as Revisão Corretiva e Preventiva. Além de identificar se seu Carro está precisando delas!

Você sabe qual a diferença entre revisão preventiva e corretiva? A revisão automotiva é fundamental não só para preservar o seu veículo, mas também para garantir a segurança da sua família.

Segundo um levantamento do Instituto Scaringella Trânsito, a falta de revisão preventiva dos automóveis está relacionada a 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil. Pensando nisso, vamos exemplificar a diferença entre revisão corretiva e preventiva. Dessa forma, fique ligado nos tópicos a seguir.

Como funcionam as Manutenções Corretivas?

Como o nome sugere, as revisões corretivas propõem o conserto imediato de um problema que compromete o funcionamento adequado de equipamentos e veículos.

Na maior parte dos casos, esses reparos consistem em substituição de peças ou componentes que porventura estão desgastados ou falharam, fazendo com que o caminhão entre em pane e fique ocioso.

Em geral, manutenções corretivas não são programadas e, para evitar mais prejuízos para a empresa, são realizadas em caráter de urgência. A ausência do planejamento faz com que o custo e o tempo desse tipo de reparo sejam elevados. Isso acontece porque nunca se sabe ao certo quando esses danos vão acontecer. Consequentemente, na pressa, pode-se precisar recorrer a oficinas que podem cobrar mais caro.

Sendo assim, chegamos a conclusão que a revisão corretiva não deve ser uma opção, uma vez que há possibilidade de prevenir este acontecimento. Essa prevenção é assunto do próximo tópico. Confira!

O que é a Revisão Preventiva?

Manutenções preventivas formam um conjunto de estratégias e práticas de acompanhamento e controle, com a finalidade de evitar (ou minimizar) ocorrências em um veículo. Ao contrário da corretiva, elas são cuidadosamente planejadas e feitas periodicamente, em centros automotivos especializados.

Como resultado, esse tipo de manutenção gera menos custos, impede que falhas graves aconteçam e permite que seu veículo rode com a mais alta performance e tranquilidade.

Assim, por se tratar de um conserto programado, a manutenção preventiva acontece independentemente de danos reais — o que faz com que o dono do veículo não tenha que arcar com ajustes de urgência no futuro. Normalmente, itens que são checados durante essas revisões são:


Qual a diferença entre revisão corretiva e preventiva?

Como o próprio nome indica, a revisão preventiva corrige as falhas e os problemas antes que eles ocorram. Assim, reduz os custos e aumenta a eficiência da manutenção. Muitos motoristas deixam de levar o carro na revisão preventiva porque acreditam que é uma forma de economizar, já que seu veículo está em perfeito estado. Este pensamento está totalmente equivocado!

Com a revisão preventiva, você evita que problemas inesperados aconteçam. Ou seja, essa sim é uma forma de poupar tempo e também dinheiro, já que os custos para corrigir um erro são maiores do que os para prevenir.

Entretanto, é necessário pesquisar para economizar: uma revisão preventiva feita em uma concessionária pode ser até 25% mais cara do que a realizada em um centro automotivo de confiança. Por isso, busque uma oficina especializada – como a Full Pneus – e com boas recomendações para a fazer a revisão preventiva do seu carro.

A revisão corretiva, por outro lado, repara falhas e problemas pontuais que estão ocorrendo, através de ajustes e reposições de peças que já não funcionam mais. De todos os tipos de revisão, a corretiva é a mais onerosa. Geralmente, ela está atrelada a altos custos de mão de obra e, além disso, pode deixar o veículo fora de circulação por muito mais tempo do que as outras revisões.

Ainda que a revisão corretiva seja esperada (devido à questões incontroláveis, como acidentes e danos causados pela má conservação de estradas), o ideal é que seja evitada ao máximo.

E a forma mais eficiente de evitá-la é realizar a revisão preventiva de acordo com um cronograma de revisões, onde os principais componentes do motor e da carroceria sejam identificados e periodicamente verificados.


Para você que deseja ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quem ganhou carros no BBB22?

Normalmente, os programas de TV divulgam alguns produtos e mercadorias nos seus episódios. Os reality shows são os que mais fazem essa parceria. No início do ano, o BBB 22 disponibilizou alguns carros para serem usados nas provas ou prêmios. Neste artigo, saiba quem ganhou carros no BBB22.  Para quem não sabe, o programa já…

Revitalização de Rodas é aqui na Full Pneus

A Revitalizar as rodas, vai além da estética e estilo para o seu carro. Cuidar das rodas do carro também é motivo de segurança. Mas é claro que uma pintura nova, faz toda a diferença. Centro de Revitalização na Full Pneus. A Full Pneus está com mais uma novidade em sua loja: o Novo Centro…

Como os carros entram dentro do Shopping?

Quem já foi ao shopping, já se deparou com um carro nos corredores entre as lojas. É normal que automóveis fiquem em exposição e venda no interior do shopping. Por isso, quem nunca ficou imaginando como os carros entram dentro do Shopping?  Nós seres humanos, quando não entendemos como funciona algo, ficamos imaginando diversas maneiras…

Ferrari SP48 Unica. Conheça o Modelo exclusivo da marca Italiana.

Nova Ferrari SP48 Unica foi feita sob encomenda. Detalhe: só foi produzido um carro. Pois é, não tinha um nome melhor para o novo superesportivo criado pelo departamento de projetos especiais da Ferrari. A SP48 Unica compartilha a plataforma de alumínio e o 3.9 V8 com a F8 Tributo, mas com toques exclusivos. Criada sob…

Por que os carros usados subiram de preço?

Como bem sabemos, tudo no Brasil aumentou e tem aumentado cada dia que passa. Mas, por que os carros usados subiram de preço? Podemos entender isso pelo valor do combustível. Enquanto a mais ou menos um ano atrás, pagávamos no valor da gasolina cerca de 4 reais, hoje pagamos 8 e em alguns lugares 9.…

promção