Retífica da Caixa de Direção: Conheça nossa solução

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Retífica da Caixa de Direção: Conheça nossa solução

Se você está percebendo que seu volante está duro e com tremores, pode ser problemas na Caixa de Direção do seu Carro!

Muitas vezes nos deparamos com alguns problemas no momento de fazer a manutenção do carro. A troca ou retífica da caixa de direção hidráulica por mais que pareça algo pouco falado, deve ser feito.

É comum ouvirmos que a caixa de direção é um item de longa durabilidade, quase o mesmo tempo que a do veículo, mas, para isso, precisa ter alguns cuidados para, dificilmente, apresente algum defeito.

Como saber se a caixa de direção está com defeito?

Note ruídos

Em curvas mais acentuadas, caso você rode o volante e ouça barulhos e ruídos mais finos, é um indício de que a sua caixa de direção está com problemas e algo precisa ser feito.

O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos mecanismos mais modernos, como as direções hidráulicas e elétricas.

As direções manuais, mais antigas e firmes, com o passar do tempo até podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas também é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.

Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer, tanto com os presentes no carro como em outros veículos que podem estar próximos. Fique atento aos mínimos sinais que o carro possa dar. Isso vai fazer muita diferença tanto nas manutenções preventivas quanto na hora de identificar o problema para o seu mecânico de confiança.

Outros problemas decorrentes dos ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Assim, carros utilizados com mais frequência – possivelmente – irão apresentar alguma irregularidade mais cedo.

Mas, nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.

Volante duro e em manobras difíceis

Outro indício bem comum de ser notado quando o carro está com problemas na caixa de direção é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro.

Dessa forma, se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer manobras, como uma baliza, é um sinal bem evidente de que há algum problema. Esse é um sinal mais forte quando o volante é hidráulico ou elétrico, pois são tipos de direções mais macias e que possibilitam que as manobras sejam mais fáceis e com menos esforços.

Sendo assim, dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, fique ligado. É importante que o carro seja levado a um centro automotivo de confiança para analisar o problema, pois, como dito anteriormente, é uma peça que está envolvida diretamente com a segurança do carro.

Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.

Volante vibrando também pode ser um sinal

Deve se atentar se o volante apresenta tremores, pois este também é um sinal de problemas na caixa de direção. No entanto, além da caixa de direção, outras causas podem aparecer, como: carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros.

Assim, o sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar sem uma consulta de algum especialista. Até mesmo o coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Caixa de direção sem assistência

Caixa de direção sem assistência é mais conhecida como folga nas engrenagens, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo.

Em alguns casos, mesmo quando somente uma peça apresenta defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar problemas. Como resultado, vá até um centro automotivo com qualidade e renome no mercado.

Como manter a manutenção deste item em dia

  • Faça a troca do fluido hidráulico de acordo com o fabricante.
  • Não deixe de fazer a revisão periódica na bomba da caixa de direção hidráulica.
  • Faça revisão no conjunto de suspensão.
  • Alinhe o carro periodicamente. Recomenda-se o alinhamento do veículo entre 5.000 e 10.000 km.


Portanto, se você precisa fazer a retífica da caixa de direção ou outros serviços automotivos, conte com nossa equipe. Iremos lhe proporcionar uma solução ótima, adequada ao seu veículo!


Venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Preços de Pneus Promoção


Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira