Já ouviu falar no radiador? Conheça mais sobre sua função e quais cuidados tomar para não prejudicar seu carro!
O radiador do carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os veículos refrigerados a água (e aditivos). Assim, sua função consiste em resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que a temperatura não suba demais e cause prejuízos ao carro.
Por conta disso, o mecanismo de arrefecimento é um pouco complexo e demanda cuidados frequentes. Dessa forma, o radiador deve ser inspecionado constantemente pois, caso produza resíduos em excesso, oferece risco de obstruir o motor e fazer o veículo parar de funcionar.
Pensando nesses problemas, listamos a seguir alguns cuidados importantes com esse sistema tão essencial aos automóveis. Confira abaixo!
Completar o nível do líquido de arrefecimento
Antes de tudo, deixe o motor esfriar completamente. Após, veja se o líquido de arrefecimento está sempre na ranhura indicada pelo recipiente e complete com o mesmo tipo de líquido de antes, se necessário.
Verifique a ausência de bolhas de ar, para garantir uma circulação eficaz. O ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu carro pode indicar a proporção exata.
Lembre-se de deixar sempre um galão de 5 litros devidamente preparado com a mistura em mãos. Assim, você tem como agir em caso de necessidade, pois adicionar água pura ao radiador pode oxidar ou enferrujar todo o sistema.
Fique atento! Também é importante verificar a coloração da solução. Geralmente, ela vem de fábrica na cor verde ou vermelha, ambas fluorescentes.
Se você perceber um tom marrom, porém, é provável que exista alguma peça corroída. A bomba d´água, por exemplo, apresenta componentes sujeitos à oxidação.
Verificar a tampa e as mangueiras do radiador
Nos modelos mais novos, a tampa do radiador fica no recipiente plástico, bem visível aos motoristas. Esse pequeno acessório é composto por um sistema de válvulas calibradas que vedam a pressão do ar quente.
Se a tampa apresentar defeitos, como ressecamentos ou rachaduras, a água do reservatório passa a ser liberada em forma de vapor, diminuindo o nível recomendado para resfriamento do motor. Sendo assim, ela exige troca a cada 30 mil km.
Já as mangueiras precisam de inspeção periódica com a intenção de constatar a presença de fissuras ou acumulação de impurezas capazes de prejudicar o desempenho. Se for o caso, realize a troca.
Higienize o radiador de carro sempre que necessário
A aglomeração de sujeiras no depósito do radiador vira uma grande dor de cabeça com o passar do tempo. Logo, fique atento à presença desses vestígios e procure um profissional para realizar uma limpeza eficiente no local — garantindo um serviço de qualidade, é necessário usar material especializado.
Ao assegurar que o radiador de carro está em perfeitas condições, a temperatura do veículo fica sempre adequada, inclusive em dias mais quentes. Essas atitudes geram uma economia e tanto, pois você evita a compra de peças e os custos de mão de obra para substituí-las.
Conheça os danos mais comuns ao radiador
Para cuidar de forma adequada do radiador de carro, é muito importante ficar atento a alguns sinais que indicam problemas. Assim, conheça alguns deles a seguir!
Superaquecimento do motor
O motor está “fervendo”? Um dos motivos pode ser algum problema com o radiador ou com as peças que levam o fluido de arrefecimento até o motor. Afinal, esse fluido é essencial para manter o motor funcionando dentro da temperatura ideal.
Para prevenir, a dica é abrir o olho sobre possíveis mudanças no medidor de temperatura no painel do automóvel. Se identificar que a temperatura está alta, pare o carro imediatamente e encontre o motivo do superaquecimento.
Vazamentos na mangueira
Com o passar do tempo, as mangueiras do sistema de arrefecimento podem apresentar furos, já que o fluido circula em altas temperaturas. Consequentemente, ocorrem vazamentos nas mangueiras.
O desgaste das peças do veículo — como as mangueiras — é inevitável, daí a importância de fazer a manutenção preventiva para trocar os equipamentos desgastados e evitar que um problema se agrave.
Os vazamentos no sistema de arrefecimento, por exemplo, podem danificar o funcionamento da junta, do cabeçote e do bloco do motor.
Consumo elevado de combustível
Diversos motivos fazem um carro apresentar alto consumo de combustível, mas o radiador pode carregar parcela de responsabilidade. Assim, o risco existe quando a temperatura do motor está irregular, indicando que o radiador não desempenha suas funções como deveria.
Para evitar tal cenário, calcule quantos quilômetros seu automóvel está fazendo a cada litro de combustível e compare o resultado com a recomendação do fabricante.
Dessa forma, se você percebeu alguma alteração, pare e observe se há algo errado com o sistema de arrefecimento.
Mau funcionamento da válvula
Outro culpado quando o assunto são falhas no radiador de carro é o travamento da válvula termostática, algo bastante comum e que também causa o superaquecimento do motor.
Se a válvula não está funcionando bem, isso pode resultar na formação de resíduos no sistema e no ressecamento das mangueiras.
Quer garantir o bom funcionamento da válvula termostática? É simples: basta manter a da solução de arrefecimento sempre na quantidade correta.
Oxidação de peças de arrefecimento
Aqui falamos da temível ferrugem — capaz de afetar diversas peças, como a bomba d’água. Isso ocorre quando o aditivo utilizado pelo motorista não é adequado ou perdeu suas propriedades antioxidantes, não conseguindo proteger o motor contra a oxidação.
Portanto, faça a mistura correta de aditivo e água para o líquido de arrefecimento e acompanhe a temperatura do veículo, pois essa também é uma forma de prevenir a situação.
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