Super Banner

Radiador do Carro: Quais cuidados tomar?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Radiador do Carro: Quais cuidados tomar?

Já ouviu falar no radiador? Conheça mais sobre sua função e quais cuidados tomar para não prejudicar seu carro!

O radiador do carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os veículos refrigerados a água (e aditivos). Assim, sua função consiste em resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que a temperatura não suba demais e cause prejuízos ao carro.

Por conta disso, o mecanismo de arrefecimento é um pouco complexo e demanda cuidados frequentes. Dessa forma, o radiador deve ser inspecionado constantemente pois, caso produza resíduos em excesso, oferece risco de obstruir o motor e fazer o veículo parar de funcionar.

Pensando nesses problemas, listamos a seguir alguns cuidados importantes com esse sistema tão essencial aos automóveis. Confira abaixo!

Completar o nível do líquido de arrefecimento

Antes de tudo, deixe o motor esfriar completamente. Após, veja se o líquido de arrefecimento está sempre na ranhura indicada pelo recipiente e complete com o mesmo tipo de líquido de antes, se necessário.

Verifique a ausência de bolhas de ar, para garantir uma circulação eficaz. O ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu carro pode indicar a proporção exata.

Lembre-se de deixar sempre um galão de 5 litros devidamente preparado com a mistura em mãos. Assim, você tem como agir em caso de necessidade, pois adicionar água pura ao radiador pode oxidar ou enferrujar todo o sistema.

Fique atento! Também é importante verificar a coloração da solução. Geralmente, ela vem de fábrica na cor verde ou vermelha, ambas fluorescentes.

Se você perceber um tom marrom, porém, é provável que exista alguma peça corroída. A bomba d´água, por exemplo, apresenta componentes sujeitos à oxidação.

Verificar a tampa e as mangueiras do radiador

Nos modelos mais novos, a tampa do radiador fica no recipiente plástico, bem visível aos motoristas. Esse pequeno acessório é composto por um sistema de válvulas calibradas que vedam a pressão do ar quente.

Se a tampa apresentar defeitos, como ressecamentos ou rachaduras, a água do reservatório passa a ser liberada em forma de vapor, diminuindo o nível recomendado para resfriamento do motor. Sendo assim, ela exige troca a cada 30 mil km.

Já as mangueiras precisam de inspeção periódica com a intenção de constatar a presença de fissuras ou acumulação de impurezas capazes de prejudicar o desempenho. Se for o caso, realize a troca.

Higienize o radiador de carro sempre que necessário

A aglomeração de sujeiras no depósito do radiador vira uma grande dor de cabeça com o passar do tempo. Logo, fique atento à presença desses vestígios e procure um profissional para realizar uma limpeza eficiente no local — garantindo um serviço de qualidade, é necessário usar material especializado.

Ao assegurar que o radiador de carro está em perfeitas condições, a temperatura do veículo fica sempre adequada, inclusive em dias mais quentes. Essas atitudes geram uma economia e tanto, pois você evita a compra de peças e os custos de mão de obra para substituí-las.

Conheça os danos mais comuns ao radiador

Para cuidar de forma adequada do radiador de carro, é muito importante ficar atento a alguns sinais que indicam problemas. Assim, conheça alguns deles a seguir!

Superaquecimento do motor

O motor está “fervendo”? Um dos motivos pode ser algum problema com o radiador ou com as peças que levam o fluido de arrefecimento até o motor. Afinal, esse fluido é essencial para manter o motor funcionando dentro da temperatura ideal.

Para prevenir, a dica é abrir o olho sobre possíveis mudanças no medidor de temperatura no painel do automóvel. Se identificar que a temperatura está alta, pare o carro imediatamente e encontre o motivo do superaquecimento.

Vazamentos na mangueira

Com o passar do tempo, as mangueiras do sistema de arrefecimento podem apresentar furos, já que o fluido circula em altas temperaturas. Consequentemente, ocorrem vazamentos nas mangueiras.

O desgaste das peças do veículo — como as mangueiras — é inevitável, daí a importância de fazer a manutenção preventiva para trocar os equipamentos desgastados e evitar que um problema se agrave.

Os vazamentos no sistema de arrefecimento, por exemplo, podem danificar o funcionamento da junta, do cabeçote e do bloco do motor.

Consumo elevado de combustível

Diversos motivos fazem um carro apresentar alto consumo de combustível, mas o radiador pode carregar parcela de responsabilidade. Assim, o risco existe quando a temperatura do motor está irregular, indicando que o radiador não desempenha suas funções como deveria.

Para evitar tal cenário, calcule quantos quilômetros seu automóvel está fazendo a cada litro de combustível e compare o resultado com a recomendação do fabricante.

Dessa forma, se você percebeu alguma alteração, pare e observe se há algo errado com o sistema de arrefecimento.

Mau funcionamento da válvula

Outro culpado quando o assunto são falhas no radiador de carro é o travamento da válvula termostática, algo bastante comum e que também causa o superaquecimento do motor.

Se a válvula não está funcionando bem, isso pode resultar na formação de resíduos no sistema e no ressecamento das mangueiras.

Quer garantir o bom funcionamento da válvula termostática? É simples: basta manter a da solução de arrefecimento sempre na quantidade correta.

Oxidação de peças de arrefecimento

Aqui falamos da temível ferrugem — capaz de afetar diversas peças, como a bomba d’água. Isso ocorre quando o aditivo utilizado pelo motorista não é adequado ou perdeu suas propriedades antioxidantes, não conseguindo proteger o motor contra a oxidação.

Portanto, faça a mistura correta de aditivo e água para o líquido de arrefecimento e acompanhe a temperatura do veículo, pois essa também é uma forma de prevenir a situação.

Campanha Natal dos sonhos Campanha Natal dos sonhos


Assim, para fazer uma Revisão de Segurança em seu Carro e ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


Venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Assim, ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção