Quantas libras colocar no meu pneu?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quantas libras colocar no meu pneu?

A maioria dos condutores de veículos, não sabem ou não dão importância para a calibragem dos pneus. Mas é importante que os condutores sempre saibam quantas libras podem colocar nos pneus de seus carros.

Além de apenas mostrarmos o quanto se deve colocar em cada pneu, vamos trazer algumas curiosidades para que sejam esclarecidas dúvidas. E ainda vamos ajudar o seu bolso.


Libras nos pneus

Vamos começar por um fato que muita gente deixa de lado para a calibragem do pneu. 

Você sabia que o pneu com uma calibragem errada faz você gastar mais? 

Sim, isso é uma verdade, pois o carro necessita fazer mais força para sair do lugar. Ao contrário, se ele estivesse com a quantidade de libra em cada pneu corretamente.

Outro fato é que um pneu descalibrado pode causar um acidente, você sabia disso? 

É um dos motivos pelos quais todos os profissionais falam, quando você vai viajar de carro.  Assim, é ideal ser feito um check list para verificar óleo, filtro, água do radiador. Entre outros itens, está lá a calibragem do pneu. 

Uma situação que pode ser prevenida e que muita das vezes vai custar muito pouco, coisas de 1 ou 2 reais ou até mesmo nada, porque em alguns postos de combustíveis tem para os clientes os calibradores.


Libras nos pneus: calibragem na prática

Vamos analisar um exemplo que pode te fazer economizar combustível, pneu e até mesmo prevenir um acidente. 

Imagine que você resolveu passar um final de semana na praia com a família e os amigos. Antes do passeio, você se preparou a semana inteira: comprou comida, comprou as coisas para o churrasco e até mesmo resolveu fazer um roteiro e decidiu que não iria em apenas em uma praia, iria visitar outras praias que ficam ali perto. 

No dia anterior à viagem, você arruma o carro e bota todos os itens comprados na mala. No dia da viagem, você sai de manhã cedo, abastece, limpa os vidros para ter uma melhor visualização do dia e principalmente da pista.

O dia está lindo e com tudo perfeito para ter um ótimo final de semana. Porém, você não verificou nada do carro e vai ter que percorrer uma grande quilometragem, mas no meio do caminho você começa a sentir que o carro está puxando para um lado e você imagina que é alinhamento. Mas ao chegar na praia você percebe que o carro consumiu mais combustível do que você tinha imaginado.

No hora de voltar para casa, já é final do dia e começa a chover e o carro já estava puxando para o lado. E qualquer distração poderia causar um acidente. 

O que você pode fazer? O ideal era parar em um posto e calibrar para que os pneus ganhem mais aderência ao solo, mas e se não der? 

Reduza a velocidade, vá pela pista da direita, que a velocidade é mais baixa e redobre a atenção. 

Mas esse tipo de situação pode ser evitada, se você tirar alguns minutos do seu dia e calibrar os pneus. E, com isso, os pneus do seu carro durarão mais e o seu veículo consumirá menos combustível. Além de não prejudicar os freios do seu carro, pois com os pneus murchos fazem mais força e se desgastam mais para que ocorra a frenagem.


Quantas libras colocar?

Sabemos que cada veículo tem uma calibragem específica já prevista pelo fabricante para compensar o peso do motor e da carroceria. 

Mas, a seguir, iremos mostrar com quantas libras cada tipo de pneu deverá ter. E, se ainda estiver com medo ou receio, consulte na porta do veículo ou na tampa de combustível as indicações do fabricante. Caso não encontre no veículo, existe a calibragem ideal no manual do carro e/ou diversas tabelas no Google que mostra cada tipo de carro com o pneu.

Lembramos que a calibragem deve ser conferida a cada semana ou 2 vezes ao mês (15 em 15 dias).


Libras: como calibrar os pneus?

A calibração deve ser verificada com pneus frios (em posto de gasolina a não mais de 2 quilômetros do local do consumidor). Lembre-se de que os pneu sobressalentes também precisam ser verificados e calibrados. Para componentes sobressalentes, considere uma pressão 5 psi mais alta do que outros os pneus. Para determinar a pressão ideal para seu carro, o motorista deve:

  • Coloque o número indicado pelo fabricante e coloque na tela do calibrador e ative-o; 
  • Remova a tampa da válvula do pneu;
  •  Aperte a trava na ponta do calibrador (se houver);
  • Coloque o bico do calibrador na na válvula do pneu; 
  • Aguarde o apito do equipamento para indicar a pressão ideal;  
  • Coloque a tampa da válvula. 

Pronto, o seu veículo está pronto para rodar durante a semana, ou até mesmo viajar.


Vale a pena colocar libras a mais?

Os pneus calibrados com pressões superiores às recomendadas pela montadora também aumentam o desgaste e reduzem o conforto, pois com a calibragem acima a suspensão não absorve irregularidades do asfalto.

Na dúvida, procure profissionais do ramo que vão te ajudar a calibrar seus pneus. Especialmente aqui na Full Pneus. Conte conosco!


Assim, pneus baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Confira, também, nossas promoções de pneumáticos em nossa loja! Além disso, 

Ao escolher o pneu ideal, o seu automóvel poderá transitar nas ruas, sem dificuldades. Portanto, se você necessita de algum destes materiais, conheça a Full Pneus e o seu portfólio! Portanto, podemos observar que vale a pena conhecer mais de perto os pneus Pirelli Fórmula Evo. 

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 

 Redes Sociais

Facebook                      Instagram

 

Matérias Relacionadas

 

Maverick é confirmado pela Ford para 2022

Pneu Goodride é bom?

Rosava pneu. Conheça essa marca.

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira