Quando se troca o óleo do Câmbio Automático?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quando se troca o óleo do Câmbio Automático?

No mercado automotivo, vemos uma popularização cada vez maior de carros com câmbio automático. Se você tem um automóvel com câmbio automatizado, acompanhe, neste artigo, o melhor momento de trocá-lo.  

Com isso, a maioria das pessoas tem procurado esse tipo de câmbio pelo maior conforto e uma melhor dirigibilidade.

Além disso, devido ao aumento dos carros, o aumento do trânsito também tem se tornado cada vez mais comum.

Neste sentido, o aumento da quantidade de carros nas ruas, avenidas e estradas, a cada dia que passa, fica mais difícil sair de casa, sem entrar em um engarrafamento.

E, como bem sabemos, todo engarrafamento fica naquele para e anda. Para quem possui carro manual, ficar passando a marcha é cansativo. Além do consumo das peças ser maior.

Desse modo, apesar dos carros automáticos proporcionarem um maior conforto, eles são veículos que, em certos detalhes, necessitam de uma maior atenção.

Neste sentido, eles são veículos mais caros e que possuem um consumo de combustível um pouco maior que os carros manuais.

Isso se dá pela troca de marcha. Como o carro necessita ultrapassar a velocidade específica para trocar a marcha, o consumo é maior que os carros manuais.

Podemos observar esse tipo de detalhe, principalmente na compra do veículo, ou na etiqueta de especificação.

Etiqueta essa que vem falando quantos quilômetros (Km) o carro faz com 1 litro de gasolina.

Quer saber mais sobre os carros automáticos? Acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre os câmbios.


Câmbio automático: o que você precisa saber

Apesar de começarmos a falar sobre consumo de gasolina dos carros automáticos.

Assim, existem alguns tipos de câmbio e para você entender melhor essas diferenças, vamos explicar um pouco melhor sobre cada um de cambio.

Como bem sabemos, os carros mais novos utilizam o famoso câmbio CVT, que significa “Continuously Variable Transmission” em inglês. Para esse câmbio que pode ser livremente traduzido, em português, por “Transmissão Continuamente Variável”.

Neste sentido, a diferença do câmbio CVT se dá justamente na troca de marcha. Enquanto alguns modelos utilizam outro meio de troca de marcha, o câmbio CVT apresenta uma formalidade de marchas.

Caso o carro que você utiliza possui outro tipo de câmbio ou fique de fora da listagem de veículos que comentamos, a seguir, indicamos a procura no próprio manual do veículo ou na montadora do seu carro.


Qual carro possui o câmbio automático? Veja essa listagem de carro

Fiat e Jeep

Esses carros, mesmo utilizando gasolina, álcool ou diesel, a troca de fluido ou manutenção do câmbio é dispensada pela marca.

Ford 

 

 

 

 

Honda

Já os Hondas possuem uma especificação do próprio fabricante que diz que a troca deve ocorrer a cada 40.000 km ou 36 meses de uso.

Hyundai

Segundo a marca, os novos modelos dispensam a troca ou manutenção preventivas. Mas, em caso de veículos que tem uma pegada mais potente e tem uma rodagem maior, é necessário que seja feita a troca a cada 100.000 km.

Nissan

Já a Nissan, em seu manual solicita uma inspeção a cada 100.000 km e não está especificado a substituição do fluido.

Peugeot e Citroën

Nesses modelos de veículo os câmbios não necessitam a substituição do fluído, sendo afirmado pela empresa que o fluido é vitalício. Só deve ser preenchido ou substituído por conta de uma intervenção externa.

Renault

O manual dos veículos diz que não há necessidade de troca do fluido.

Toyota

A marca Toyota indica que sejam inspecionadas a cada 40.000 km ou 24 meses de uso e a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km ou 48 meses.

Volkswagen

Esse tipo de câmbio não é indicado para a substituição do fluido.

Todos esses veículos estão sendo especificados pelo tipo de câmbio CVT que é o que foi abordado no texto.

Caso não seja abordado neste texto o tipo de câmbio do seu veículo, indicamos que seja observado no manual do veículo ou com a própria fabricante.


Conte com a Full Pneus para cuidar do seu carro

Confira alguns dos serviços automotivos que oferecemos aos nossos clientes:

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

  

Redes Sociais

Facebook         Instagram

 

Matérias Relacionadas

Alinhamento e Balanceamento. Promoção Full Pneus

Revisão preventiva: quando fazer?

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção