Quando devo trocar a embreagem do meu carro?

Recentemente, comentamos aqui no blog sobre quais são as principais marcas de embreagem no Brasil. Confira aqui esse artigo e saiba mais. Hoje, separamos esta matéria para comentar sobre uma dúvida que muitos motoristas têm e também pode ser a sua: “Quando devo trocar a embreagem do meu carro?”
Assim como todas as peças internas do carro, a embreagem é uma parte importante do automóvel. Desse modo, ela controla a força necessária que o carro precisa realizar em cada situação.
Na prática, só pisamos na embreagem, engatamos na primeira e o carro já anda. Ao querer aumentar a velocidade, pisamos na embreagem, engatamos a segunda e por aí vai.
Sendo assim, a embreagem controla a força que o carro precisa fazer para sair do lugar e mudar de velocidade durante a direção, por exemplo.
Desse modo, ela trabalha em união com o eixo que movimenta as rodas e também com o eixo que move o motor do carro.
Com isso, não podemos resumir a embreagem em apenas um pedal. No entanto, o funcionamento dela vai muito mais além, tornando essa peça fundamental para usarmos o carro no dia a dia.
Na verdade, a embreagem faz parte de um sistema composto por várias outras peças que fazem todo esse mecanismo de andar com o carro girar. Dentre as peças, podemos citar o platô, disco, cabo, sistema hidráulico, rolamento e o pedal.
De modo geral, essas peças começam a interagir entre si quando trocamos de marcha ao longo da direção.
Por isso, já deu para perceber que usamos constantemente essa peça e precisamos estar atentos para quando for a hora de trocar, não é mesmo?
Então, confira a seguir, quando será preciso trocar a embreagem do carro.
Sinais de falhas: quando devo trocar a embreagem do meu carro?
Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.
Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.
Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.
Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.
Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.
Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.
Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.
O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.
Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.
Quando devo trocar a embreagem do meu carro?
Para cuidarmos bem dessa parte do automóvel, é necessário identificar alguns sinais comuns e possíveis problemas. Assim, o condutor terá a oportunidade de se preparar, caso algo de errado aconteça.
Além disso, cada sinal possui uma característica própria. Como resultado, o motorista irá observar os contratempos de forma ágil.
Portanto, a manutenção poderá ser feita de modo rápido. Além disso, será a oportunidade de manter o seu carro em constante funcionamento pelas vias urbanas e estradas sem nenhuma dificuldade.
Fique atento a esses hábitos para acompanhar o estado da embreagem automotiva:
- Quando acionar a sua embreagem, procure ouvir a reação do carro. Assim, se existir algum som estranho, procure um Centro Automotivo que lhe ajude da melhor forma (Full Pneus).
- Se houver alguma dificuldade na mudança da marcha, isto também pode ser um defeito no produto. Além disso, o pedal duro ou um som arranhado no material são outros fatores negativos.
- O material – ao patinar ou trepidar – poderá apresentar alguns danos.
Deste modo, é necessário que o condutor se atente a qualquer um dos sinais. Assim, será mais simples resolver o contratempo e continuar a usar o seu automóvel por muito tempo!
Substituição dessa peça
A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.
Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.
A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.
Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.
Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.
Desse modo, conte com os profissionais da Full Pneus para te ajudar. Conhecemos o funcionamento desta peça e vamos te atender para sanar todas as outras dúvidas que surgirem além dessas.
Precisa trocar a embreagem do seu carro, conte com a Full Pneus!
Além da embreagem, a Full Pneus está apta a lhe apoiar no que for preciso para que o seu veículo alcance ótimos resultados! Assim, para saber mais, entre em contato conosco!
Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas nossas ofertas! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook Instagram
Matérias Relacionadas
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro
A importância da manutenção preventiva
Cuidados com os pneus do carro no verão
Pneus Run Flat: Como funciona essa tecnologia
Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos