Quando devo fazer a manutenção do ar automotivo?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quando devo fazer a manutenção do ar automotivo?

O ar automotivo, assim como o residencial, necessita passar por periódicas manutenções.

Neste sentido, essas manutenções devem ser feitas por conta da quantidade de bactérias encontradas no sistema.

Essas bactérias que vão se acumulando durante a utilização do sistema acabam ocasionando outros riscos, principalmente respiratórios.

Com o acúmulo desses vírus, bactérias e, principalmente, poeira fazem com que o sistema inteiro fique contaminado.

Apesar da grande média global e nacional estarem em baixa em relação ao Coronavírus (COVID-19), ainda sim, é um lugar muito propício para a proliferação e criação de novos fungos e protozoários.

Quando falamos dessa proliferação de bactérias em um carro que pega muitas pessoas como o de aplicativos, é fundamental que essa manutenção seja feita.

Com o último surto epidêmico foi o de COVID-19 muitas pessoas se esqueceram das outras síndromes gripais.

Nós brasileiros, não temos o costume de utilizar máscara quando estamos com aquele resfriado, tossindo e muito menos espirrando.

E, como podemos ver com o COVID-19, essa proliferação é muito rápida e muitas das vezes passa pelo ar ou pelo próprio ambiente que está fechado.

Com isso, pensar que andar com os vidros abertos é um modo de proteger contra essas síndromes respiratórias é ainda errado.

Isso porque o ar que circula no veículo ainda passa pelo sistema de ar, mesmo estando desligado.

Obviamente, que não é na mesma quantidade que ocorreria se estivesse ligado. Mas, ainda sim é um local que é muito propício à criação de vírus e bactérias.

Você sabe quando e outros motivos para fazer a manutenção do ar condicionado? Não? Então, acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo!


Ar automotivo: manutenção 

Muitas pessoas acham que fazer manutenção do ar condicionado é besteira, que só deve fazer quando parar de gelar ou não ligar mais.

A famosa manutenção corretiva, essa manutenção é a que mais ocorre. Pois, a grande maioria das pessoas pensam:

“Ah, se está funcionando, está tudo ótimo.”

Isso é uma grande ilusão que as pessoas têm. Apesar de estarem funcionando, isso não garante que a qualidade do ar está boa para ser respirada e muito menos que não existe vírus.

Ainda há pessoas que garantem que a utilização do ar condicionado aumenta significativamente o consumo de combustível.

Contudo, podemos afirmar, por meio da física, que isso é ingenuidade. Além disso, é bem provável que seu veículo esteja consumindo mais combustível com ar ligado do que desligado. E assim, é porque ele está com algum problema.

Vamos ao exemplo, para que você entenda porque um carro deve consumir igual ou menos combustível do que com as janelas abertas.

  1. O primeiro ponto que deve ser observado é a questão do ar passando sobre o carro e não dentro do carro.

Quando estamos dirigindo um carro de janelas abertas, ao em vez do ar passar ao redor do carro, o ar entra para dentro do carro.

E por mais que as janelas traseiras estejam também abertas, essa massa de ar que entra para dentro do carro, cria uma resistência.

Para entender melhor, ele cria um peso a mais dentro do carro que faz com que o motor tenha que trabalhar com mais força para atingir a velocidade desejada.

      2. O segundo ponto que devemos observar é a questão da quantidade de sujeira que entra pela janela.

Com o aumento dos veículos na rua, há mais poluição. Com essa poluição quando estamos dirigindo com as janelas abertas, esse ar que entra, está sujo.

Além de ir para o sistema de ar condicionado do carro, o mesmo suja todo o teto do carro.

Esse aspecto é muito fácil de ser observado: passe apenas um pano umedecido no teto do seu veículo, que você vai observar que a quantidade de poeira que entra no seu carro é muito grande.

Então, para evitar que essa sujeira fique se acumulando no seu carro e deprecie ainda mais, o ideal é fazer a substituição do filtro de antipólen.

Esse filtro deve ser substituído a cada 10 mil km rodados para as pessoas que andam muito com o carro.

Sendo assim, para as pessoas que utilizam de vez em quando para ir trabalhar, sair final de semana ou dar um passeio, o ideal é fazer de 12 em 12 meses para que tenha um ar limpo.

Esse filtro não demora para ser trocado e, geralmente, é de fácil acesso o que faz ser bem mais tranquilo a sua manutenção.


Ar automotivo: manutenção corretiva

Outro fator que podemos indicar é voltado mais para quem precisar ter uma atenção maior em relação ao cuidado com o carro, que é a questão da manutenção corretiva.

Como já explicamos, a manutenção corretiva corrige algo que não está funcionando direito ou não está nem funcionando.

Sempre que deixamos uma manutenção ser feita depois, acontecem três fatores: 

  1. Não consertamos e acaba levando ao segundo fator:
  2. A piora da situação.
  3. O terceiro fator é a questão da necessidade. 

Neste sentido, você não conserta o aparelho de ar condicionado do seu carro, e você sempre deixa mais para frente.

Quando você precisar, vai ser em um momento de alta necessidade e quando você tentar levar para consertar, vai gastar bem mais do que você fosse gastar logo que quebrou.

Mas, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar! Em nosso Centro Automotivo, temos uma área dedicada para a manutenção do ar automotivo do seu veículo! Com profissionais especializados, você pode manter e cuidar dessa e de outras peças do seu carro!


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook        Instagram

 

Matérias Relacionadas

Promoção Pneus Continental

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção