Qual o momento certo para realizar a substituição dos pneus?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Qual o momento certo para realizar a substituição dos pneus?

A substituição dos pneus é um dos itens mais comentados e um dos temas mais procurados na internet. Aqui, você vai entender, de uma vez por todas, qual o momento ideal de você substituir os pneumáticos do seu carro. 

Neste sentido, o prazo de garantia nos diz muita coisa sobre a durabilidade do pneu. 

Mas até que ponto devemos levá-lo em consideração? Você sabe a hora de substituir os pneus do seu carro? Sabe qual pneu escolher?

Apesar de parecer um detalhe bem simples, muitos motoristas ainda encontram dificuldades na hora de trocar os pneus. E, principalmente, onde encontrar e quais pneus colocar.

Vamos responder logo de cara se o prazo de garantia é o que deve ser levado em consideração.

A resposta é não. Com isso, esse prazo na verdade é apenas para balizar um período de tempo que os técnicos responsáveis colocam pelo material.

Sendo assim, podemos exemplificar para informar como esse prazo pode não fazer nenhuma diferença.

No nosso exemplo, vamos pensar em um pneu que tem uma validade ou prazo de 08/12/2021. Desse modo, o mesmo só foi instalado no carro para rodar um mês antes do seu prazo de validade inspirar.

Você acha mesmo que esse pneu tem que ser descartado logo em seguida?

Quer saber mais sobre se deve ou não descartar? Ou se há algum risco desses pneus com um prazo de validade já vencido?

Acompanhe nossa matéria e saiba a resposta aqui sobre pneus.


Substituição dos pneus: prazo de validade dos pneus

Antes de responder a dúvida se deve ou não descartar ou deixar de lado esse pneu, vamos falar um pouco sobre os prazos de validade.

Neste sentido, a validade de um pneu não é bem a validade do produto em si. Mas, do material que ele é composto.

Com isso, essa validade existe, porque os órgãos que regulamentam os materiais e objetos, como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) regulamenta esse tipo de validade.

Na verdade, esse tipo de regulamento é uma forma de deixar os compradores dos produtos com uma maior segurança. Além de dar, também, uma segurança para quem fabrica e para quem comercializa.

Podemos afirmar que nenhum dado que venha descrito em um pneu ou na sua etiqueta é por simples capricho ou porque as fabricantes gostam de ficar colocando números e letras.

Como já falamos em outras matérias, esses números e essas letras são responsáveis por cada detalhe do pneu, tendo o dia, o local e o lote que aquele produto foi fabricado e que ele pertence.

Esse tipo de informação em uma indústria é fundamental. Pois, através desses dados é possível reconhecer, se naquele lote existe algum problema.

Quantas vezes passa nas mídias algumas montadoras de carro pedindo para que aquele modelo e ano retornem para as concessionárias. 

Isso porque alguns veículos daquele modelo e ano apresentaram o mesmo problema, e com isso eles conseguem constatar um problema de fabricação e assim fazem a substituição do produto.

Com os pneus, isso não é diferente, apesar de não ser comum aparecer nas mídias. Mas, as fabricantes sabem que algo deu de errado e buscam resolver esses tipos de problemas.


Momento certo para realizar a substituição dos pneus

Agora que já falamos sobre a validade, vamos responder a dúvida lá de cima. 

A resposta é não. O pneu que foi colocado no uso 1 mês antes de vencer o prazo da validade não deve ser descartado.

Obviamente, só vai ser descartado ou reencaminhado para a fábrica se esse produto apresentar algum tipo de deformação ou o material apresentar algum tipo de corrosão.

Se não houver um desses motivos, é incomum encaminharem para o descarte um pneu que não apresenta nenhum defeito.

Contudo, existem sim momentos certos para substituir os pneus. Esses momentos chegam, pois, geralmente, são por conta do uso.

Se tratarem de pneus novos e não meia vida, ainda pode ser feito o processo de aprofundamento das ranhuras, que são as divisões que existem na banda de rodagem.

Obviamente, esse tipo de processo não é o mais indicado. Entretanto, ainda é muito comum ser feito em algumas oficinas.

Mas, quando saber que pode ou não fazer isso? O mais indicado é procurar um profissional que tenha o costume de fazer esse tipo de procedimento.

Apesar disso, pode ser observado pelo próprio motorista ou proprietário do carro se o pneu se encontra liso. Caso sim, o indicado é correr o mais rápido possível para fazer a substituição do pneu.

Ou se o pneu estiver com as ranhuras muito próximas aos sulcos. Na evidência de você não saber o que são os sulcos dos pneus, vamos explicar.

Os sulcos são localizados nas ranhuras. Eles são pontos mais altos no meio das mesmas.

Além disso, esses sulcos são responsáveis por auxiliar em caso de aquaplanagem. Sendo assim, eles auxiliam na aderência do pneu no solo.

Além de ser uma forma de segurança, é uma forma que as pessoas têm de saber se está na hora de trocar os pneus.

Neste sentido, eles funcionam como medidores e limites nos desgastes dos pneus. Sendo assim, se você quiser saber se já está na hora de trocar os pneus, observe os sulcos.

Se os mesmos estiverem nivelados com a banda de rodagem, isso quer dizer que o pneu necessita ser substituído.  


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita dos melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook            Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção