Quais as diferenças entre os câmbios automáticos, automatizado e CVT?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quais as diferenças entre os câmbios automáticos, automatizado e CVT?

Conhecer as peças do seu carro, vai facilitar na hora de dirigir. Além disso, você saberá quando for a hora de cuidar do automóvel. Neste artigo, falaremos para você como funcionam os tipos de câmbio do carro. Sendo assim, saibam quais as diferenças entre os câmbios automáticos, automatizado e CVT. 

 Primeiramente, para sabermos o que é cada tipo de câmbio, devemos saber para o que serve. Neste sentido, quando falamos de câmbio, devemos saber que as marchas funcionam como reguladores de velocidade.

Desse modo, as primeiras marchas são marchas de força. Isso quer dizer que a primeira marcha é mais forte do que a quinta.

Então, você deve estar se perguntando o porquê disso. Mas a explicação é bem simples.

Como sabemos na física, para você mover algo que está parado, é necessário que acrescente mais força do que esse mesmo objeto estivesse em movimento.

Então, podemos dizer que é proporcionalmente inversa à força em relação a velocidade. Ou seja, quanto maior a força menor é a velocidade.

Você deve está se perguntando “tá, mas como funciona isso mecanicamente?”

Vamos lá, acionamos a caixa de marcha por um câmbio. Dentro dessa caixa fica localizada diversas engrenagens de diversos tamanhos. Com isso, toda vez que acionamos o câmbio, o garfo também aciona a engrenagem contra a outra. Como resultado, o câmbio roda. Isso permite com que tração do câmbio, ao rodar, seja jogada para as rodas.

Desse modo, as diferenças entre os câmbios se dão por conta da troca de marcha, alguns possuem a troca por meio de polias, outros por meios de engrenagem, discos de composições, entre outros.

Acompanhe a seguir para saber mais de cada um.


Câmbio automatizado: como funciona?

Como o câmbio mecânico, o câmbio automatizado conta com a presença da embreagem.

Dessa forma, a embreagem é responsável por transmitir ou transferir a força para a caixa de câmbio que é basicamente quando se faz a troca de marcha.

Como já explicado, é utilizado para a troca de velocidade, ou se preferir falar, a força.

Desse modo, a automatização do câmbio é feita por engrenagem. Entretanto, toda a troca de marcha é realizada por um robô.

De modo geral, um câmbio automatizado funciona de forma semelhante a um câmbio mecânico. No entanto, ele é acionado por um robô.

Este robô é responsável por fazer todo o trabalho do motorista, o trabalho de acionamento da embreagem e a troca.

O DSG é um tipo de câmbio que é o mesmo que o automatizado, porém a embreagem é banhada a óleo e é mais moderna.


Câmbio automático: como funciona?

Este câmbio possui o sistema automático. Esse sistema é mais moderno e não possui a presença de uma embreagem. 

Você deve estar se perguntando: “Então, como é realizada a troca da marcha?”

No lugar da embreagem, existe um conversor de torque através dos discos de composite. Entre esses composites possuem uma camada fina de óleo e não possui contato físico e é realizada por polias.


Câmbio CVT: como funciona?

O câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) significa transmissão continuamente variável.

Similar ao sistema automático, o câmbio CVT é o sistema mais moderno quando falamos de câmbio.

Esse sistema possibilita a troca de marcha sem que haja a sensação de troca. Apesar dos câmbios automáticos passarem menos a sensação da troca, ainda sim transmitem um pequeno solavanco ou podemos falar o empuxo.

Funciona com dois cones conectados por um cinto. Neste tipo de CVT, duas polias giratórias se tocam em pontos a distâncias diferentes de seu eixo de rotação. 

Desta forma, o atrito entre as polias rotativas permite que a potência seja transferida de uma polia para a outra.

Assim, usamos as correias em V ou rodas para transmitir energia entre as polias. 

Se a roda estiver na extremidade do raio menor do cone condutor, o deslocamento será lento e o torque será alto, mas se a roda estiver na extremidade do raio maior do cone condutor, um cone acionado de alta velocidade e menor resultará em torque.

Neste caso, o consumo do combustível é maior do que o câmbio mecânico. Isso ocorre porque o conversor de torque perde uma certa quantidade de energia no processo de transferência de potência do motor para a transmissão.

Além disso, a transmissão automática muda em rotações mais altas do que as necessárias. 

Em uma transmissão manual, é o motorista quem decide quando o carro precisa de mais ou menos potência, velocidade ou torque, podendo fazer alterações a qualquer momento.

Portanto, o consumo de combustível de um carro manual é menor do que o de um carro automático.


Nomenclatura das marchas

Sabemos que o carro de manual possui marcha 1ª a 5ª, o veículo automático possui os seguintes nomes:

D – do inglês Drive, é a marcha usada para dirigir

P – significa Parking, utilizada quando o motorista estaciona o carro e vai desligá-lo

N – Neutro, é usada quando o carro está parado e ligado

R – Vem do inglês Reverse, é a marcha ré.


Conte com a Full Pneus para cuidar do câmbio do seu carro

Além de uma boa revisão no câmbio dos automóveis, o nosso Centro Automotivo precisa oferecer para os seus consumidores as soluções mais adequadas do segmento. 

Portanto, confira alguns dos serviços automotivos que oferecemos ao nossos clientes:


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

  

Redes Sociais

Facebook            Instagram

 

Matérias Relacionadas

Alinhamento e Balanceamento. Promoção Full Pneus

Revisão preventiva: quando fazer?

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção