Como se realiza a produção de um pneu?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como se realiza a produção de um pneu?

Apesar de parecer que os pneus são feitos apenas de borracha, há muito mais complexidade neste processo de desenvolvimento.

Na Full Pneus, como o próprio nome já diz, nosso principal produto é o pneumático (conhecido, popularmente, como pneu). Atuamos com diversas marcas e fabricantes reconhecidos internacionalmente. Além disso, também realizamos serviços automotivos e comercialização de rodas e peças.

Mesmo sendo um produto famoso no mercado automotivo, os motoristas não sabem como são produzidos os pneus. Imaginam que é apenas borracha ou algo parecido.

Pensando nisso, nossa equipe criou este texto para explicar um pouco mais sobre o assunto.


Matérias Relacionadas


Veja, abaixo, como funciona o processo de criação dos pneus:

O  pneu é um artefato circular. Normalmente na cor preta, pode ser inflado com gases ou água. Sua cor é o resultado da adição de negro de fumo à composição da borracha. Isto confere mais durabilidade ao produto.

Para iniciar o seu processo de criação, deve-se seguir as etapas abaixo.

1. Mistura. Diversos pigmentos, alguns produtos químicos e até 30 tipos diferentes de borracha são misturados em equipamentos imensos. Tudo é feito para se formar uma massa preta e pegajosa, que será laminada várias vezes.

2. Processamento ou corte. Quando a borracha estiver fria, é transformada em placas para seguirem ao corte. As máquinas de corte deixam a borracha em tiras. Serão usadas nos flancos e no piso do pneu.

3. Talão. A próxima parte consiste em encaixar o talão (que possui formato de aro) nos pneus. Ele é responsável por fixá-los na jante do veículo.

4. Lonas ou tecido. São adicionadas duas camadas de tecido as telas e mais um par de tiras de revestimento. Irá impedir o desgaste que ocorre devido à fricção da jante.

5. Piso. Em seguida, são colocadas as cintas de aço, as quais resistem aos furos e mantêm o piso na estrada.

6. Vulcanização. A prensa de vulcanização proporciona ao pneu o seu formato final. As temperaturas alcançam mais de 300 graus (durante o período de 12 a 25 minutos).

7. Inspeção. É inspecionado, de forma manual, por inspetores e por máquinas especializadas. Além da superfície, é inspecionado o seu interior (através de raios-X). Alguns pneus são escolhidos aleatoriamente para serem cortados e estudados detalhadamente. Observação: qualquer problema encontrado é motivo para descartar o produto.

Ao final de todos estes procedimentos, os pneus estarão prontos para serem comercializados!


Fale com a Full Pneus agora e solicite um orçamento sem nenhum compromisso!

Nossa loja é na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Rodovia Presidente Dutra, no sentido indo para São Paulo).

Central de atendimento.Telefone – 21 2765 6700.

Fonte: Indústria Hoje

Observação: o nosso Centro Automotivo conta com um espaço infantil, destinado às crianças (assim, você pode acompanhar o serviço sendo feito em seu veículo com comodidade total). Além disso, possuímos um atendimento personalizado para as motoristas (com uma funcionária treinada)!


Redes Sociais

Facebook                          Instagram

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira