Quais os principais modelos de macaco de carro do mercado?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quais os principais modelos de macaco de carro do mercado?

Você conhece os principais modelos de macaco que são usados nos carros? Primeiramente, vamos falar o que é um macaco de carro. Além disso, para que serve e ao final dessa matéria explicar como se usa.

Vai viajar nas férias de início de ano? Leve os instrumentos que precisa. Como aquele ditado que diz:”melhor prevenir do que remediar”.

Por isso, antes de cair na estrada, passe em nosso centro automotivo, tire todas suas dúvidas sobre os modelos de macaco de carro e faça uma revisão geral no seu veículo!

Acompanhe, a seguir!


Principais modelos de macaco de carro: o que é um macaco?

O macaco é um item obrigatório dentro de um carro. Isto porque é com ele que você vai conseguir realizar a manutenção no seu carro.

Mas que manutenção é essa?

O macaco é um dispositivo que utiliza a força hidráulica, mecânica ou até mesmo elétrica, a seu favor. Além disso, esse instrumento faz com que, com o mínimo de esforço, você consiga levantar um veículo.

Dessa forma, eles servem para realizar a troca do(s) pneu(s) quando estiverem vazios ou furados.

Assim, esse tipo de item salva vidas. Isto porque eles são muito utilizados em estradas. Sendo assim, com isso é quase um item de segurança. 

Existem basicamente 3 tipos de macacos que são comercializados no mercado. Além disso, cada um possui uma especificação, que vamos mostrar agora.

Confere aí!


Principais modelos de macaco de carro: tipos de macaco

Vamos, primeiro, dividi-los em 3 grupos que são: hidráulicos, mecânicos e elétricos.

  •  Macacos hidráulicos

O macaco hidráulico trabalha diretamente de acordo com a lei de Pascal. Sua função é elevar o veículo de forma simples para auxiliar na troca de pneus. Existem dois tipos principais deste tipo de equipamento:

  • Macaco hidráulico jacaré 

Tem a capacidade de levantar até duas toneladas na direção lateral. Sem falar que tem rodas, se inclinar pode acompanhar o movimento do carro;

  • Macacos hidráulicos garrafa

Em comparação com os crocodilos, os macaquinhos são muito mais fortes. Tem capacidade de levantamento de até 15 toneladas, e ainda apresenta as vantagens de ser compacto e fácil de transportar.

O valor desse tipo de macaco jacaré custa em média 180 reais, já os  de garrafa podem ser encontrados por uma faixa de 150 reais

  • Macaco mecânico

Ao contrário dos modelos hidráulicos, os macacos mecânicos funcionam como alavancas. Muitas pessoas pensam que esse tipo de macaco vai causar danos ao veículo, mas essa ideia está errada.

Mas certifique-se de recolocar os pneus em uma superfície plana para evitar que o veículo escorregue no processo. Existem dois tipos de macacos mecânicos:

  • Macaco mecânico de joelho

Nomeado por sua aparência semelhante às partes do corpo. Consiste em uma simples alavanca e uma manivela.

  • Macaco mecânico hexagonal

O macaco hexagonal, também conhecido como macaco-tijolo, consiste em um sistema de alavancas e uma base plana. Portanto, ele pode aplicar pressão para cima e levantar o veículo.

Já o valor dos macacos mecânicos de joelho custam 120 reais e os hexagonais custam em torno de 200 reais. 

  • Tomada elétrica 

Para quem gosta de praticidade, esse é o tipo de macaco perfeito. A tomada elétrica pode levantar o veículo em alguns segundos e conectá-lo diretamente à bateria ou ao isqueiro do carro.

Agora, se está com uma disponibilidade de gastar um pouco a mais, os macacos elétricos custam em torno de 900 reais. Mas não se engane, esse preço é um dos mais em conta.

Pois, possuem macacos elétricos que custam 3.800 reais. Por isso, não é tão comum ser encontrado por aí.


Principais modelos de macaco de carro: modo de usar

O primeiro ponto para fazer a troca de um pneu é a retirada dos parafusos. Mas aqui vai um truque que alguns motoristas não aprenderam. Veja esses passos:

  1. Afrouxe os parafusos com o veículo no chão:

Nunca faça isso com ele já levantado, pois você vai fazer muito mais força e se não estiver bem encaixado o macaco no assoalho do carro, você pode causar um acidente pior.

     2. Após afrouxar os parafusos, encaixe o macaco o mais próximo do pneu, na longarina, para ser bem mais preciso na coluna:

Essa coluna faz a divisão do motor com o interior do carro, se está com dúvida mesmo assim, coloque na direção da divisão da porta.

    3. Nunca coloque o macaco no assoalho do carro, isso pode fazer com que você perfure com o macaco o fundo do veículo.

 

   4. Após conseguir levantar o carro, retire os parafusos e o pneu do lugar, coloque-o debaixo do carro, como um meio de segurança.

  5. Coloque o pneu novo, estepe, no lugar, de modo que ele fique em pé. Se estiver difícil de encaixar, veja se não tem nenhum pino de guia.

 6. Depois de colocar o pneu no lugar coloque os parafusos de modo que não fique apertado, entretanto, esteja bem encaixado.

 7. Arreie o carro até o chão e aí sim pode apertar os parafusos o máximo que puder.

Após esse procedimento todo feito é só guardar o pneu ruim no porta mala, junto com o macaco e a chave de roda e seguir viagem.

Alertamos que não deixe o pneu ruim parado por muito tempo, pois sempre precisamos do estepe.


Antes de viajar, venha fazer uma revisão geral no seu carro, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus!

Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Venha nos visitar: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – em Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Via Dutra (direção do Rio) na saída 178B.

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook                     Instagram

 

Matérias Relacionadas

Férias de final de ano: chegou a hora de cuidar do carro

Pneus Pirelli 195/55 R15: confira

Tem Promoção de Pneus Pirelli aqui na Full Pneus

 

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Saiba qual é o pneu ideal para o seu carro

Quando temos um automóvel, precisamos fazer constantemente, uma manutenção preventiva. Desse modo, é preciso cuidar muito bem de todas as partes que compõem o carro. Especialmente, os pneumáticos. Por isso, saiba estar atento(a) ao pneu ideal para o seu carro.  Desse modo, adquirir pneus adequados para o seu tipo de carro, é essencial para o…

Quais foram os carros mais vendidos de 2021?

O mercado automotivo é um dos setores mais dinâmicos na sociedade. Ao longo do ano, vemos várias mudanças e atualizações no consumo desse bem durável. Neste sentido, saiba quais foram os carros mais vendidos em 2021. Ainda em pandemia, vemos que a economia, em alguns setores, está voltando ao que era antes. Além disso, com…

Cambagem e direção: Quando fazer?

Todo motorista deve saber que a cambagem precisa ser feita nos automóveis de maneira recorrente. Por isso, é importante que eles levem os carros aos profissionais que realizam atentamente este serviço. Até porque uma cambagem bem feita pode proporcionar um menor desgaste do pneu.  Desse modo, devemos estar atentos a este serviço para que possamos…

Carros pouco rodados podem ser uma roubada!

Carros poucos rodados pode não ser uma qualidade e sim uma roubada. Entenda. Quem busca um automóvel usado ou seminovo costuma valorizar atributos como carros pouco rodados e histórico com apenas um proprietário. Especialmente a pouca rodagem, via de regra, valoriza o carro no mercado – tanto que vendedores mal-intencionados adulteram o hodômetro, com o…

Quanto Custa o IPVA dos 5 Carros Mais Vendidos em 2021?

IPVA 2022: Confira a lista de carros mais vendidos em 2021 e quanto pagarão de imposto. Um dos fardos anuais de todos os proprietários de veículos no Brasil é o pagamento do IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. O valor a ser pago varia de acordo com o modelo, o ano de fabricação…

promção