Por que o GNV não vale mais a pena?
Por que GNV não vale mais a pena e tem deixado motoristas de aplicativos na mão.
Pela primeira vez, motoristas de táxi e aplicativo que possuem o “kit gás” instalado no veículo optam por abastecer com etanol. Em alguns estados onde o preço médio do etanol e da gasolina estão mais caros, o derivado da cana-de-açúcar é mais vantajoso.
Mas, na avaliação dos motoristas profissionais, abastecer com álcool também está valendo mais a pena do que utilizar o GNV. Cada veículo tem um consumo específico de combustível, que varia de acordo com o produto usado (etanol, gasolina ou GNV), modo de condução do motorista e até com o percurso realizado – trajetos planos, por exemplo, gastam menos do que caminhos íngremes.
Via de regra, um carro é capaz de percorrer mais quilômetros com um metro cúbico de GNV, depois com um litro de gasolina e, por fim, com etanol. Quer um exemplo? Vamos imaginar um carro popular que percorra 10 km/l com gasolina, 7 km/l com etanol e 14 km/m³ com GNV.
Por isso, não basta olhar o preço do combustível, é importante fazer o cálculo de quanto se gasta para percorrer 100 quilômetros, por exemplo. Por meio de nota, a Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) afirmou que defende que todos esses Estados envidem o esforço necessário para que esse benefício chegue aos consumidores, e mantém a expectativa de que as demais unidades da federação se sensibilizem sobre a importância de adesão a esse convênio, em benefício dos consumidores de GNV.
Fonte: Uol Carro
Matérias Relacionadas:
Molas para GNV. Precisam ser especiais ou pode comprar a comum?
Saiba o procedimento para vistoriar o GNV do seu carro
Por que o GNV aumentou tanto?