Super Banner

Por que o estepe do pneu dos carros novos vem menor?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Por que o estepe do pneu dos carros novos vem menor?

Já comentamos por aqui, em outros artigos anteriores, sobre o estepe do carro. Neste sentido, um fator importante que todos os motoristas devem entender é que o uso do estepe não pode ser muito prolongado. 

Desse modo, o limite de uso é até 80 km/h.  

Com isso, chegando ao limite, o pneu precisa ser trocado por um original do carro ou com as medidas adequadas que o carro admite. 

Isso justamente por conta do menor tamanho do pneu no porta-malas do carro. Mas, por que esse tipo de pneu é menor? 

Para quem não sabe, o estepe pode ser menor, mas precisa atender o mesmo tamanho da altura do pneu que ao dos pneus originais.

Neste caso, essa altura é determinada pelo conjunto roda-borracha do pneu. 

Isso pode evitar que o carro fique descompensado. 

Mas, como comentamos em um artigo anterior, o estepe do carro foi idealizado somente para situações inesperadas. 

Desse modo, os motoristas devem, em último caso, usá-lo por pouco tempo. 

Isso porque, como as montadoras adicionam um pneu a mais no carro, o chamado pneu estepe, esse tipo de pneu é mais fino para que possa ocupar adequadamente menos espaço no porta-malas. 

Por conta do material ser com material reduzido, ele não possui as mesmas propriedades de um pneu normal para os automóveis. 

Desse modo, a aderência, a capacidade de frenagem rápida e um boa relação entre e os pneus com os demais componentes é menor. Assim, causando um risco por um uso prolongado.

Quer saber mais sobre o estepe? Acompanhe a seguir!


Estepe do pneu dos carros novos: tamanhos menores

Vemos que, agora, no mercado o estepe do pneu dos carros novos está vindo com medidas menores.

A explicação é simples e não é tão difícil. Dessa forma, a explicação mais lógica é o custo. Assim, um pneu pra ser fabricado necessita de matéria prima e mão de obra qualificada, isso aumenta bastante o valor do produto final.

Outro fator é que um pneu dentro de um veículo gera um peso a mais. Isso aumenta o consumo de combustível. E é necessário que haja um espaço para colocar o pneu, se esse pneu é menor, logo necessita de um espaço menor.

Além disso, outro motivo que os pneus de estepe estão sendo reduzidos é por conta da criação de novas tecnologias, como o runflat.

Nesse sentido, o runflat são pneus que possuem a tecnologia que não permite que o mesmo perca pressão, ou mesmo consiga rodar por mais que seja perfurado por um prego ou algo pontiagudo.

Além disso, outras tecnologias estão sendo criadas e fabricadas para que não seja necessário a utilização ou a presença de estepe em veículos novos.


Estepe do pneu dos carros novos: dicas 

Sempre falamos aqui sobre a importância de todo motorista realizar a manutenção nos carros. 

Nesse sentido, a manutenção preventiva previne muitos acidentes. E, principalmente, reduz o gasto com combustível.

Mas nesses casos de furos de pneus é muito difícil prever. Vamos voltar ao exemplo comentado no início do texto, após furar o pneu o que deve ser feito:

1º Dica

Primeiro ponto é encostar em um lugar onde não vai atrapalhar os outros veículos.

2º Dica

O segundo ponto é ligar o alerta para que os outros veículos possam observar e desviar, se caso for necessário.

3º Dica

O terceiro ponto é retirar a sinalização do porta mala. Essa sinalização é o triângulo. Assim, ele deve ser colocado a, no mínimo, 10 metros de onde o veículo estiver parado. Em caso de uma curva, deve-se colocar antes da curva.

Se não possuir o triângulo é indicado que uma pessoa vá para uma distância de 15 metros de distância do veículo com um pano e fique acenando para os carros visualizarem.

4º Dica

Quarto ponto é fazer o afrouxamento dos parafusos antes de levar o veículo para que faça a troca. Isso reduz o esforço necessário para afrouxar.

5º Dica

Apoie o macaco no chassi do veículo. NUNCA no assoalho do veículo, pois pode ceder e além de causar um prejuízo, o veículo pode cair.

Assim, o Chassi é a parte do fundo do veículo e a mais externa da lataria. Geralmente, ele possui um dente.

6º Dica

Após afrouxar os parafusos e elevar o carro, retire os parafusos e o pneu. Além disso, depois da retirada do pneu, coloque o mesmo embaixo do veículo. Isso é uma maneira de prevenir que o veículo caia ou se cair tenha um amortecimento.

7º Dica

Coloque o estepe de forma que ele fique reto. Geralmente, necessitará que bata para se encaixar. Por isso, tome cuidado para não se machucar, pois existe uma guia, um ponto ou parafuso.

8º Dica

Coloque os parafusos e gire até ficar quase apertado. Logo depois, retire o pneu de baixo do veículo.

9º Dica

Abaixe o veículo e aperte os parafusos o mais forte possível.

10º Dica

Por fim, guarde todas as ferramentas e o pneu. Aí sim pode retirar o triângulo ou pedir para as outras pessoas, que estiverem presentes com você, voltarem para o veículo.

Assim, você pode voltar a viajar com mais tranquilidade.

Lembramos que é necessário fazer a troca do pneu de rodagem o mais rápido possível e com profissional experiente.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook        Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção