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Por que o estepe do pneu dos carros novos vêm menor?

Autor: Full Pneus

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Por que o estepe do pneu dos carros novos vêm menor?

Vamos encontrar em alguns artigos e algumas matérias que falam sobre automóveis sobre os pneus com medidas menores. Mas, por que o estepe do pneu de carros novos vêm menor?

Vamos, primeiramente, ao exemplo para algumas pessoas entenderem.

Em uma autovia em um dia chuvoso, após um feriado prolongado, você e sua família estão voltando de viagem e você está na condução.

O veículo está em boas condições, está revisado, com pneus calibrados e o sistema de frenagem está em ótimas condições.

Entretanto, a visibilidade não está tão boa. Diante desse cenário, você está com a velocidade da via compatível e também para dia de chuva, cerca de 80 km/h (quilômetros por hora).

O veículo não está pesado por conta das malas e do pessoal dentro. E por conta da falta de visibilidade, você não percebe que o veículo da frente dá uma pequena desviada de um buraco e você acerta em cheio, assim furando o pneu.

Não é possível continuar a prosseguir a viagem de volta. Por isso, você é obrigado a parar e fazer a troca do pneu pelo estepe.


Estepe do pneu dos carros novos: tamanhos menores

Vemos que, agora, no mercado o estepe do pneu dos carros novos está vindo com medidas menores.

A explicação é simples e não é tão difícil. Dessa forma, a explicação mais lógica é o custo. Assim, um pneu pra ser fabricado necessita de matéria prima e mão de obra qualificada, isso aumenta bastante o valor do produto final.

Outro fator é que um pneu dentro de um veículo gera um peso a mais. Isso aumenta o consumo de combustível. E é necessário que haja um espaço para colocar o pneu, se esse pneu é menor, logo necessita de um espaço menor.

Além disso, outro motivo que os pneus de estepe estão sendo reduzidos é por conta da criação de novas tecnologias, como o runflat.

Nesse sentido, o runflat são pneus que possuem a tecnologia que não permite que o mesmo perca pressão, ou mesmo consiga rodar por mais que seja perfurado por um prego ou algo pontiagudo.

Além disso, outras tecnologias estão sendo criadas e fabricadas para que não seja necessário a utilização ou a presença de estepe em veículos novos.


Estepe do pneu de carros novos: qual cuidado devemos ter?

O primeiro de todos os cuidados é em relação a velocidade. Assim, no próprio pneu vem descrevendo uma velocidade.

Dessa forma, isso significa a velocidade média a que esse pneu pode chegar. Essa velocidade é uma medida de segurança para que não ocorra um acidente.

Neste sentido, alguns especialistas dizem que essa velocidade pode ser um pouco maior. Mas vamos explicar, cientificamente, o porquê dessa velocidade.

Por se tratar de um pneu com um número de rodagem menor, isso significa que as medidas de altura e largura são inferiores às calculadas para aquele veículo.

Para se ter um cuidado é preciso evitar a rodagem prolongada com o estepe, pois esse tipo de atitude pode causar uma deformação.

O estepe foi pensado e fabricado para um tempo de vida mais longo. No entanto, com um nível de rodagem menor e com intervalos de tempo.

Dessa forma, a deformação do pneu pode ser causada por diversos fatores. Como, por exemplo, o mau encaixe, má montagem, excesso de peso e/ ou excesso de velocidade.

Além disso, existem outros fatores externos como: batidas e trepidações.

Tudo isso pode causar uma deformação no pneu. Seja ele estepe ou de rodagem. Por isso, cuidados com a montagem e manutenção devem ser uma prioridade para quem não quer gastar com troca de pneus tão cedo.

Agora vamos dar algumas dicas de como fazer a substituição de pneus na hora da necessidade. Isso vai te ajudar e evitar acionar o seguro para fazer essa troca.


Estepe do pneu dos carros novos: dicas 

Sempre falamos aqui sobre a importância de todo motorista realizar a manutenção nos carros. 

Nesse sentido, a manutenção preventiva previne muitos acidentes. E, principalmente, reduz o gasto com combustível.

Mas nesses casos de furos de pneus é muito difícil prever. Vamos voltar ao exemplo comentado no início do texto, após furar o pneu o que deve ser feito:

1º Dica

Primeiro ponto é encostar em um lugar onde não vai atrapalhar os outros veículos.

2º Dica

O segundo ponto é ligar o alerta para que os outros veículos possam observar e desviar, se caso for necessário.

3º Dica

O terceiro ponto é retirar a sinalização do porta mala. Essa sinalização é o triângulo. Assim, ele deve ser colocado a, no mínimo, 10 metros de onde o veículo estiver parado. Em caso de uma curva, deve-se colocar antes da curva.

Se não possuir o triângulo é indicado que uma pessoa vá para uma distância de 15 metros de distância do veículo com um pano e fique acenando para os carros visualizarem.

4º Dica

Quarto ponto é fazer o afrouxamento dos parafusos antes de levar o veículo para que faça a troca. Isso reduz o esforço necessário para afrouxar.

5º Dica

Apoie o macaco no chassi do veículo. NUNCA no assoalho do veículo, pois pode ceder e além de causar um prejuízo, o veículo pode cair.

Assim, o Chassi é a parte do fundo do veículo e a mais externa da lataria. Geralmente, ele possui um dente.

6º Dica

Após afrouxar os parafusos e elevar o carro, retire os parafusos e o pneu. Além disso, depois da retirada do pneu, coloque o mesmo embaixo do veículo. Isso é uma maneira de prevenir que o veículo caia ou se cair tenha um amortecimento.

7º Dica

Coloque o estepe de forma que ele fique reto. Geralmente, necessitará que bata para se encaixar. Por isso, tome cuidado para não se machucar, pois existe uma guia, um ponto ou parafuso.

8º Dica

Coloque os parafusos e gire até ficar quase apertado. Logo depois, retire o pneu de baixo do veículo.

9º Dica

Abaixe o veículo e aperte os parafusos o mais forte possível.

10º Dica

Por fim, guarde todas as ferramentas e o pneu. Aí sim pode retirar o triângulo ou pedir para as outras pessoas, que estiverem presentes com você, voltarem para o veículo.

Assim, você pode voltar a viajar com mais tranquilidade.

Lembramos que é necessário fazer a troca do pneu de rodagem o mais rápido possível e com profissional experiente.


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