Super Banner

Por que a calibragem dos pneus é importante? Entenda.

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Por que a calibragem dos pneus é importante? Entenda.

Dentre outros serviços, a calibragem dos pneus é um tipo de manutenção essencial nos automóveis. 

Isso porque ela evita que o carro corra o risco de passar por acidentes nas ruas e estradas. 

Mas, como assim? 

De modo geral, os pneus fazem parte daquelas peças automotivas que mais se desgastam ao longo do uso. No sol ou na chuva, são eles que ficam mais expostos às interferências externas. 

Como resultado, o estado dos pneus passa a ficar mais desgastados. Além disso, eles correm o risco de passar por lugares que podem interferir no bom funcionamento deles: estradas com obstáculos que podem furar, por exemplo. 

Outro fator é que, ao longo do tempo, os pneus também ficam murchos e perdem a pressão interna. E, quando ficam vazios, podem causar desgastes de outras peças. Como, por exemplo, as peças da suspensão.

E, quando rodamos com pneus nessas condições, o motor realiza mais força do que o normal para fazer com que o carro se movimente. 

Como consequência, o carro passará a gastar mais combustível. 

E, ao calibrar o carro corretamente, fará com que o peso do veículo possa ser distribuído adequadamente sobre as rodas, tendo mais eficácia na hora da frenagem e passando a gastar menos combustível. 

Quer saber mais sobre a calibragem de pneus? Acompanhe o artigo a seguir!


Conheça a calibragem dos pneus

Já comentamos que a calibração, juntamente com outros serviços, como a cambagem e o alinhamento, são fundamentais para que os pneus funcionem da melhor forma.

Como assim? 

É bem simples, quando um veículo não está com o alinhamento devido e nem a cambagem, os pneus tendem a se desgastar de uma forma irregular.

E com esse desgaste irregular, faz com que seja necessário a troca dos pneus antes do tempo, além de não apresentarem uma segurança para quem está dentro do veículo.

O ar dentro do pneu é medido em Libras, que é a unidade de massa utilizada pelos ingleses.

Uma vantagem de estar sempre com os pneus calibrados é a redução no consumo do combustível. Sei que agora você ficou mais interessado nesse artigo.

Vou te explicar o porquê da redução de combustível, quando o pneu está com a calibragem abaixo do ideal pensado para aquele veículo, o mesmo necessita fazer mais força do que o normal.

Isso acontece também quando você acrescenta mais peso, exemplo: Quando você está com o carro cheio de gente e acrescenta as malas para um passeio. Não só a suspensão que sente os pneus também sentem. 

Não é ideal utilizar os pneus com libras a mais porque não dá a mesma estabilidade para o veículo.


Entenda os principais benefícios de manter um pneu calibrado!

Descubra as vantagens dos pneus que realizam a rodagem, apenas com uma ótima calibragem:

Um carro, onde todos os pneus estão funcionando corretamente, estará mais estável para fazer curvas e dirigir em maior velocidade – sem contratempos.

Além disso, quando os pneus estão calibrados, a direção fica mais leve e confortável.

Com cada pneu na calibragem correta, a economia de combustível será notória. Isso acontecerá, porque o motor fará menos esforço ao transitar pelas ruas e estradas.

A partir de uma estabilidade maior e uma direção confortável, será menor a ocorrência de acidentes ou problemas. Assim, aumenta-se a segurança do motorista e dos passageiros!

Com cada pneu calibrado, a durabilidade do produto será maior. Assim, você poderá usufruir da qualidade e desempenhos dos produtos pneumáticos por mais tempo!


Calibragem

Como observamos, os pneus podem causar um aumento no consumo de combustível e um desgaste de peças, mas você sabia que para calibrar um pneu é necessário que ele esteja frio?

Sim, isso mesmo que você acabou de ler. Para calibrar um pneu, é fundamental que esse pneu esteja no estado de frio.

Como falamos no começo do texto, o ar é um fluido e sofre muito com a mudança de clima e, principalmente, de temperatura.

Neste sentido, um pneu frio é quando ele está no estado de repouso. Por isso, o ideal é que os pneus sejam calibrados logo na parte da manhã ao sair de casa.

Já o pneu quente, para que você consiga entender, não é necessário que o mesmo estivesse no sol ou em um ambiente quente.

Mas sim, por conta do atrito com o solo, o pneu se esquenta e esquenta o ar que está dentro.

Ao calibrar os pneus com o mesmo frio, cabe a quantidade indicada pelo fabricante e o consumo do mesmo é reduzido.

Além da calibragem dos pneus, é fundamental que seja feito o rodízio dos mesmos, para que o desgaste dos pneus seja igual.

Outro ponto que devemos lembrar, é sobre a cambagem e o alinhamento. Neste sentido, esses dois processos devem ser feitos juntamente no rodízio para que os pneus sofram as mesmas corrosões uniformes.

Por outro lado, as corrosões diferentes fazem com que os pneus tenham que ser trocados antes do esperado.

Não podemos esquecer da limpeza das rodas. Além de deixar o carro mais bonito, as rodas auxiliam as pastilhas de freio e os pneus a se manterem na melhor performance.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook        Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção