Polimento e Enceramento Automotivo
Muitos motoristas pensam que polimento e enceramento é só para dar brilho ou para quando o carro já está velho.
Mas a verdade é que esses processos são essenciais para a saúde da pintura do seu veículo, protegendo-o do sol forte do Rio de Janeiro, da maresia e até da poeira que gruda na estrada.
O Perigo do “Polimento Caseiro”: Economia Que Vira Prejuízo na Pintura!
Quem nunca pensou em economizar e fazer aquele polimento no carro por conta própria?
A promessa de um brilho fácil e rápido é tentadora, mas o barato pode sair muito caro.
Como especialista em mecânica automotiva, vemos muitos casos de danos irreversíveis causados por tentativas de polimento amador.
Por que é um risco?
O polimento automotivo não é apenas “passar uma máquina”.
A saber, ele envolve a remoção de uma finíssima camada do verniz da pintura para eliminar riscos, manchas e imperfeições.
Se feito de forma incorreta, você pode:
-
Criar hologramas:
Aqueles riscos circulares que aparecem sob a luz do sol, especialmente em carros escuros, são marcas de um polimento mal feito. Eles são resultado do uso de boinas e produtos inadequados ou de falta de técnica.
- Situação: Você comprou uma politriz barata e aplicou um produto “milagroso”. Ao sair da garagem, sob o sol forte do Rio, percebe que a pintura está cheia de círculos que não existiam antes. Seu carro, que era para estar “novo”, agora parece riscado.
-
Queimar o Verniz:
Em geral, a politriz gera calor e, sem a técnica correta de rotação e pressão, você pode superaquecer o verniz e até a tinta. Dessa forma, causando manchas opacas permanentes ou até mesmo o descolamento da pintura.
- Situação: Tentando remover um arranhão mais profundo na porta, você insiste no mesmo ponto com a máquina, e de repente, a área fica esbranquiçada ou com um aspecto diferente do resto da pintura. O estrago está feito!
-
Remover Demais o Verniz:
Cada carro tem uma quantidade limitada de verniz. Um polimento agressivo ou frequente demais, sem o controle de um profissional, pode remover essa camada protetora, dessa forma, expondo a pintura a danos muito mais sérios e caros de consertar.
- Situação: Você poliu o carro várias vezes em casa e, com o tempo, percebe que a pintura está perdendo o brilho rapidamente e fica manchada com facilidade após uma chuva. Isso pode ser sinal de que o verniz está muito fino ou já foi removido em algumas áreas.
De fato, polir é uma arte que exige conhecimento, produtos específicos e ferramentas adequadas. Por isso, antes de arriscar a pintura do seu investimento, procure um profissional especializado. A correção de um erro caseiro costuma ser muito mais cara do que o serviço feito por quem entende do assunto desde o início. Na prática, você pode ver a diferença entre um polimento bem executado e um amador, e como a técnica é crucial para não danificar o verniz.
Enceramento Estratégico: Escolhendo a Cera Certa para Cada Estilo de Vida do Motorista
O enceramento é a cereja do bolo na proteção da pintura, mas escolher a cera certa é como escolher o pneu ideal para o seu carro: depende do seu uso e das condições que ele enfrenta.
Sendo assim, esqueça a ideia de que “cera é tudo igual”!
Para o Carro que Vive na Rua (Sol, Chuva e Poluição): Ceras Sintéticas (Selantes) e Vitrificadores
Se seu carro fica exposto ao tempo, você precisa de proteção de alta durabilidade e resistência. Dessa forma, ceras sintéticas, ou selantes, são feitas com polímeros que formam uma camada resistente, protegendo contra raios UV, chuva ácida, seiva de árvores e poluição. Os vitrificadores (ou revestimentos cerâmicos) vão um passo além, oferecendo uma camada protetora semi-permanente, com durabilidade de anos, que resiste ainda mais a riscos e contaminações.
Você mora em Niterói, trabalha no centro do Rio e seu carro fica no estacionamento descoberto o dia todo.
Neste sentido, uma cera de carnaúba tradicional (natural) pode não aguentar a exposição diária por muito tempo.
Por outro lado, uma cera sintética de boa qualidade ou um vitrificador criará uma barreira robusta que vai durar meses ou até anos.
Como resultado, protegendo a pintura dos danos do sol e da poluição.
Além disso, após encerar o carro com uma cera comum, você percebe que, com a primeira semana de sol intenso e uma chuva forte, o efeito de repelência à água já sumiu e o carro já parece sujo. Com uma cera sintética ou vitrificador, essa proteção dura muito mais.
Para o Carro de Garagem (Aquele Brilho Espetacular e Frequência de Aplicação): Ceras de Carnaúba (Naturais)
As ceras de carnaúba são famosas pelo brilho quente e profundo que proporcionam, especialmente em carros escuros.
Elas são excelentes para realçar a cor e dar um acabamento impecável, mas sua proteção é mais “cosmética” e menos duradoura que a das sintéticas.
São ideais para quem tem tempo e gosta de encerar o carro com mais frequência.
Por exemplo, seu carro dorme na garagem, só sai nos finais de semana e você adora cuidar dele. Uma cera de carnaúba de alta qualidade vai dar aquele brilho de “carro de capa de revista” e realçar a profundidade da cor, mas você precisará reaplicá-la a cada 2-4 semanas para manter o efeito.
Outra situação: você preparou o carro para um encontro de carros antigos no fim de semana. Aplicou uma cera de carnaúba e o brilho é espetacular, mas sabe que para manter a pintura protegida para o próximo encontro, terá que encerar novamente em breve.
A Dica de Ouro:
Não importa a cera escolhida, a preparação da superfície é fundamental.
Sendo assim, lave bem o carro, descontamine a pintura (com uma clay bar, se necessário) para remover aquelas sujeirinhas que ficam grudadas e só depois aplique a cera.
Isso garante que o produto vai aderir corretamente e proteger de verdade.
Na Full Pneus, entendemos seu carro em todas as suas camadas, da borracha ao verniz.
Nossos profissionais estão preparados para te orientar sobre o melhor tipo de polimento e enceramento para o seu veículo, como resultado, garantindo proteção e um brilho que dura!
Entre em contato conosco e saiba mais!
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook
Instagram
Matérias Relacionadas
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro