Pneus usados para reciclagem: entenda como funciona

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Pneus usados para reciclagem: entenda como funciona

Quando retiramos um pneu de um carro, esse pneu pode possuir vários destinos. Inclusive, um desses destinos pode ser para reutilização. Sendo assim, sabia mais sobre pneus usados para reciclagem.

Nesse sentido, os pneus usados para reciclagem são aqueles que possuem ainda uma vida útil. Como resultado, ainda é possível rodar por algum tempo. 

Dessa forma, esse tipo de pneu passa por um aprofundamento dos cortes. Além disso, eles são comercializados como pneus recauchutados.

Assim, os pneus que passam por recauchutagem, não são pneus ruins, ou que possuem furos, rasgos ou não estão em perfeito estado de rodagem.

Com isso, todo pneu que é reciclado para esse meio é muito bem avaliado por um profissional. Por isso, são comercializados com um valor abaixo do que um pneu zero.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe, a seguir!


Pneus usados para reciclagem: características

Alguns pontos que devem ser levados em conta em um pneu recauchutados são:

Levamos em conta esse tipo de compra apenas em casos mais restritos, pois são pneus que não possuem a mesma durabilidade que um zero.

E são mais propensos a dar problemas como rasgos, furos e até mesmo estourar por conta da rodagem.


Pneus usados para reciclagem em geral

A reciclagem, segundo o dicionário, significa: 

“Ato, processo ou efeito de reprocessar uma substância. Quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo.”

Neste sentido, quando retiramos um pneus de um veículo e avaliamos que não possui mais nenhuma vida útil, o destinamos para reciclagem.

Assim, podemos falar diversas destinações que esse tipo de material pode receber.

Com isso, vamos exemplificar o que pode ser feito e como é feito.

O primeiro destino mais comum é a criação de produtos usados em decoração. Esse tipo de processo é mais difícil de especificar o tipo de processo que é utilizado.

Mas podemos falar de itens decorativos de plantas, que podem ser feitos com pneus inteiros, havendo apenas o corte da parte lateral do pneu e a inversão da parte externa para o externo. Esse processo vai originar um desenho de uma flor e é muito ideal para decorar quintal.

Ou item decorativo de cozinha que passavam por processos de corte, desbastamento e linchamento para dar forma ao produto, porém são itens que possuem uma beleza e agregam muito valor para o ambiente de sua cozinha.

O segundo destino muito comum é a criação de sandálias de dedo. Elas são fabricadas a partir de cortes do pneu. Além disso, são criadas a partir da retirada da malha que faz sustentação do pneu. Após esse processo as sandálias recebem uma tira nylon e são coladas com cola especial.

Terceiro destino muito utilizado é a criação de tatames de academias de luta, o processo desses tatames é feito também de forma bem simples. No entanto, necessitam de uma alta quantidade.

Neste processo, recolhemos os pneus e os levamos para uma trituradora. A partir daí, eles são triturados a ponto de chegar em pedaços médios de 5 a 10 cm. Logo após, passamos esse material em uma esteira ou postos de modo que um ímã retire toda parte metálica.

Após serem limpos de vestígios de arame, levamos esse material para o local indicado na academia. Em seguida, os dispomos de modo que fique nivelado. Em seguida, finalizamos com uma lona grossa para não rasgar.

Um outro subproduto que não utilizamos muito, porém é um investimento sustentável e de muito valor é em asfalto.

Para realizar esse tipo de procedimento, é necessário que, como nos tatames, o pneu seja triturado a pedaços pequenos, retirando todo e qualquer vestígio de metal que possa ser prejudicial ao asfalto.


Pneus usados para reciclagem: benefícios e malefícios

Como podemos ver, os processos de reciclagem de pneus produzem diversos produtos úteis para outros setores. Dessa forma, esse processo tem grandes benefícios e um grandes maléficos. Saiba mais:

No entanto, podemos resolver esses malefícios, gerando mais empregos e reutilizando esses resíduos excedentes.

Como podemos ver, os pneus reciclados possuem diversas formas de destinos e com um investimento pequeno.

E, como podemos imaginar, o pneu pode possuir outras finalidades que utilizam altas temperaturas, trituramento, cortes e desbastamento.

Mas, o maior ponto que devemos lembrar, é que, quando reutilizamos esses tipos de materiais, conseguimos:

  1. Retiramos o material do meio ambiente,
  2. Damos um novo destino, com um custo baixo 
  3. Realizamos um descarte ideal para um produto. Assim, evitaríamos de jogá-lo em qualquer lugar.

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Assim, pneus baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Confira, também, nossas promoções de pneumáticos em nossa loja! 

Ao escolher o pneu ideal, o seu automóvel poderá transitar nas ruas, sem dificuldades. Portanto, se você necessita de algum destes materiais, conheça a Full Pneus e o seu portfólio! Portanto, podemos observar que vale a pena conhecer mais de perto os pneus Pirelli Fórmula Evo. 

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 Matérias Relacionadas

Férias de final de ano: chegou a hora de cuidar do carro

Pneus Pirelli 195/55 R15: confira

Tem Promoção de Pneus Pirelli aqui na Full Pneus

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

Qual a diferença de Pneus Remold para pneus comuns?

Com o aumento dos valores de todos os itens, muitas pessoas têm buscado formas diferentes de reduzir o custo. E com os pneus do carro, não é diferente. Saiba, neste artigo, sobre os pneus remold.  Na tentativa de diminuir o valor dos pneus e ainda conseguir trocar por outros pneus, a procura pelos modelos remolds…

Carro com câmbio automático consome mais?

Cada dia que passa o número de carros com câmbio automático aumenta. Isso porque cada vez mais as pessoas estão possuindo as coisas com mais rapidez. Com isso, sabemos que existem alguns tipos de câmbio. Assim, os câmbios manuais estão cada vez mais deixados de lado. Isso porque,  alguns anos atrás, o câmbio automático era…

promção