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Pneus Remolds x Pneus Meia vida: qual a diferença? 

Autor: Full Pneus

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Pneus Remolds x Pneus Meia vida: qual a diferença? 

Na hora de trocar os pneus do carro, os motoristas também têm a opção de escolher entre os pneus remolds ou pneus meia vida. Os dois possuem algumas particularidades e que precisam ser bem avaliados na hora de adquirir cada um deles. 

Neste sentido, um pneu remold nasce a partir de uma nova camada na própria estrutura de um pneu existente. Nos casos dos pneus remolds, podemos continuar identificando as características do pneu original: marca, especificação entre outros. 

De acordo com o Inmetro, os pneus remolds pode ter no máximo 7 anos de uso. Além disso, com o passar do tempo, ele vai perdendo a qualidade. Então, é melhor ficar sempre de olho! 

Já nos casos dos pneus meia vida, esta peça ainda tem um certo tempo de vida , após um certo uso de consumo. Os pneus meia vida possuem menos da metade da vida útil disponível. 

Após entenderem, minimamente, como funciona cada estilo de pneu, conheça mais profundamente as características de cada um. Assim, na hora de optar por novos pneumáticos, você poderá conhecer cada detalhe e aspecto para te ajudar nessa escolha importante, que envolve segurança e conforto para você e sua família.

Acompanhe este artigo e saiba mais!


Pneus Remold: reaproveitamento dos pneus

Muitos dos pneus remolds são reutilizados do próprio país e outros são trazidos de fora.

Isso quer dizer que um pneu remold, geralmente, possui um valor mais em conta que pneus zero, mesmo os de 2º (segunda) linha.

Mas, vamos explicar como esse remodelamento funciona nos pneus.

Basicamente, é feito primeiramente uma inspeção para observar e analisar se os pneus não possuem nenhuma rachadura, fissura ou rasgo.

Se encontrado qualquer uma das 3 (três) patologias e for analisado que é crítico os mesmos são descartados. 

Após essa análise e essa verificação do estado do pneu, o mesmo é levado passa por um processo de nivelamento e raspagem.

Esse processo de nivelamento é para evitar que o pneu fique irregular e possua menos chance de se romper.

Depois do pneu ser nivelado o mesmo recebe um cola e um novo encapamento, que é onde o pneu tem o seu maior desgaste.

O intuito desse encapamento é substituir a borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem.

Sempre preservando a estrutura e a borracha que é composta pelo pneu original.


Pneus Meia Vida: o que são?

Como já comentado acima, os Pneus Meia Vida são aqueles que já foram utilizados ao longo do consumo de um carro. No entanto, apesar de serem usados, eles ainda tem um certo tempo de vida útil pela frente.

Ou seja, ainda são possíveis de serem utilizados. Isso, pelo fato de terem menos da metade da vida útil disponível. Geralmente, o que acontece na venda de Pneus Meia Vida.

Normalmente, os Pneus Meia Vida são mais baratos que os pneus novos e os pneus remold. Mas como eles são comercializados?

De maneira geral, os motoristas americanos e europeus têm o costume de trocar os pneus à medida em que passam da metade da vida útil deles. Assim, o nosso país, além de outros também, compram esses pneus usados. E então, revendem para os motoristas daqui, os quais procuram um custo/benefício baixo.

O estado dos pneus que vêm de outros países é bem precário. Portanto, eles não podem ser usados para reciclagem nesse estado.  

Os pneus desses países vindos para o Brasil geralmente, são usados no inverno. E quando lidam com estradas de clima mais quente, como a nossa, são desgastados facilmente. 

Em termos de segurança, os Pneus Meia Vida não oferecem uma boa qualidade aos motoristas. Com isso, é possível entender que cada pneu funciona de um certo modo para cada carro. 

Além disso, cada perfil de motorista usa de forma diferente. Ou seja, um pneu bom para alguém, pode não ser tão bom para outro, por exemplo. 


Substituição dos pneus: prazo de validade dos pneus

Antes de responder a dúvida se deve ou não descartar ou deixar de lado esse pneu, vamos falar um pouco sobre os prazos de validade.

Neste sentido, a validade de um pneu não é bem a validade do produto em si. Mas, do material que ele é composto.

Com isso, essa validade existe, porque os órgãos que regulamentam os materiais e objetos, como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) regulamenta esse tipo de validade.

Na verdade, esse tipo de regulamento é uma forma de deixar os compradores dos produtos com uma maior segurança. Além de dar, também, uma segurança para quem fabrica e para quem comercializa.

Podemos afirmar que nenhum dado que venha descrito em um pneu ou na sua etiqueta é por simples capricho ou porque as fabricantes gostam de ficar colocando números e letras.

Como já falamos em outras matérias, esses números e essas letras são responsáveis por cada detalhe do pneu, tendo o dia, o local e o lote que aquele produto foi fabricado e que ele pertence.

Esse tipo de informação em uma indústria é fundamental. Pois, através desses dados é possível reconhecer, se naquele lote existe algum problema.

Quantas vezes passa nas mídias algumas montadoras de carro pedindo para que aquele modelo e ano retornem para as concessionárias. 

Isso porque alguns veículos daquele modelo e ano apresentaram o mesmo problema, e com isso eles conseguem constatar um problema de fabricação e assim fazem a substituição do produto.

Com os pneus, isso não é diferente, apesar de não ser comum aparecer nas mídias. Mas, as fabricantes sabem que algo deu de errado e buscam resolver esses tipos de problemas.


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