Pneus Importados: Vale a pena investir?

Autor: Full Pneus

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Pneus Importados: Vale a pena investir?

Já ouviu falar sobre os Pneus Importados? Conheça mais sobre estes modelos pneumáticos agora!

Muitos donos de veículos ainda têm medo de comprar pneus importados para usar em seus automóveis. Afinal, grande parte dessas peças costumam ser produzidas em países dos quais não conhecemos o método de produção.

No entanto, esse tipo de pensamento é equivocado. Por não confiar em pneus importados, esses motoristas estão perdendo uma excelente oportunidade de usar itens de qualidade elevada em seus carros.

Isso mesmo: muitos pneus importados são melhores que os pneus nacionais, sabia? Quer entender mais sobre este assunto? Então, continue a leitura para perder o preconceito com este tipo de produto no seu carro.

O que são pneus importados?

Como o nome já sugere, pneus importados não são produzidos em território nacional. Em geral, eles são fabricados na China e importados para o nosso país por várias marcas diferentes.

É importante diferenciar que, mesmo pneus de marcas internacionais podem ser considerados nacionais. Basta que tenham sido produzidos aqui no Brasil, apesar de serem de empresas como a Pirelli, Michelin ou Bridgestone.

No entanto, como as principais marcas já têm representação e fábricas nacionais há muito tempo, elas se tornaram mais conhecidas e dignas da confiança do público. Isso faz com que os pneus importados sofram com uma desconfiança por serem de marcas pouco conhecidas, como a Roadstone, por exemplo.

Entretanto, essa desconfiança vem apenas do fato de que essas marcas são novas no Brasil. Isso não significa que elas tenham qualidade inferior.

É por esse motivo, portanto, que foi criado um sistema de classificação do Inmetro. Com esse sistema, é possível comparar pneu a pneu e entender quais são os melhores.

Como funciona o sistema de classificação do Inmetro?

O sistema de classificação de pneus do Inmetro é baseado no modelo europeu de avaliação e classifica todos os modelos vendidos no país em três critérios.

Com isso, é possível esquecer a marca em si e olhar apenas para o desempenho real dos pneus em relação aos testes científicos realizados pela organização.

Dessa forma, o consumidor sabe exatamente qual é a classificação e a qualidade de cada pneu. Basta observar a etiqueta que traz os resultados dos testes e a nota que aquele modelo recebeu.

Na prática, isso permite que o consumidor possa vencer o medo de comprar pneus internacionais e possa fazer a melhor decisão de compra para o seu caso. Isso porque alguns pneus internacionais possuem nota melhor que os pneus nacionais nessa classificação.

Como ler as etiquetas para escolher os melhores pneus?

O sistema de classificação do Inmetro classifica todos os pneus vendidos no Brasil em três critérios diferentes. São eles:

  • resistência ao rolamento;
  • aderência em pista molhada;
  • ruído externo.

A classificação de cada modelo vem em uma etiqueta de pneu que está colada na peça ao alcance do consumidor.

O critério de resistência ao rolamento mede a eficiência energética do pneu, ou seja: quanto mais difícil a rolagem do pneu, mais força o motor terá de fazer.

Isso significa que maior será o consumo de combustível e um maior impacto ao meio ambiente. A classificação nesse caso vai de A até F, sendo A a menor resistência ao rolamento e F a maior resistência.

Já a aderência em pista molhada indica qual a distância que o pneu percorre em uma pista molhada após a frenagem. Quanto melhor for a classificação nesse critério, mais seguro é usar aquele pneu na chuva.

Por fim, o ruído externo classifica o pneu de acordo com o barulho que ele emite ao rodar. São 3 critérios de classificação: do mais barulhento para o menos barulhento.

Como calcular o custo-benefício de um pneu?

Outra forma de escolher qual é o melhor pneu para o seu carro é pelo sistema de custo-benefício. Assim, basta calcular o custo por km rodado do pneu.

Desse modo, é possível comparar dois ou mais modelos para saber qual é o mais eficiente para o seu bolso. De primeira, o cálculo do custo por km rodado já tira os pneus recauchutados de questão, pois eles possuem péssimo custo-benefício nesse quesito.

Para calcular o custo por km rodado de um pneu, basta dividir o seu custo pela quilometragem projetada para ele. Por exemplo, um pneu com boa durabilidade, seja de que marca for, provavelmente rodará por 50 a 60 mil quilômetros antes de atingir o TWI e precisar de troca.

A partir disso, basta dividir o valor da peça pela quilometragem. Suponha, por exemplo, que você pretende comprar um pneu por R$200,00. Nesse caso, teremos: Custo por km rodado = R$200,00 / 60.000 kms = R$0,03.

Agora que você já sabe como ler uma etiqueta de classificação do Inmetro e sabe como calcular o custo por km rodado, pode fazer uma decisão de compra melhor para decidir qual pneu colocar no seu carro.

Por isso, perca o medo de comprar pneus importados: se eles apresentarem melhor performance nesses índices de classificação, então serão os melhores para o seu veículo.

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