Pneus Carecas: Conheça os perigos!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Pneus Carecas: Conheça os perigos!

Rodar com Pneus Carecas Compromete o Freio e Afeta a Estabilidade do Veículo. Além disso, pode resultar em multa!

Poucos itens interferem tanto na segurança de um veículo como os pneus. Por isso, é altamente recomendável tomar alguns cuidados para que seu carro não rode com pneus carecas. Dessa forma, para aumentar sua durabilidade é necessário fazer a calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento.

Ainda assim, por estarem em contato direto com o solo, seu desgaste é algo inevitável, fazendo que com os motoristas precisem estar sempre de olho em suas condições.

Assim, continue acompanhando este post para entender os riscos que o pneu careca representa para sua segurança!

Compromete o tempo de resposta ao frear

Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, característica fundamental na hora da frenagem. Isso faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.

Na ocorrência de uma situação em que é necessário frear rapidamente, mesmo que o condutor tenha bons reflexos, os riscos de acidente se tornam muito grandes. Sem as características que garantem a boa aderência dos pneus, a segurança ao volante fica seriamente comprometida.

O perigo aumenta ainda mais em dias de chuva, que oferecem um outro grande risco aos pneus carecas, como veremos no próximo tópico.


Matérias Relacionadas


Aumenta o risco de aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo. Assim, sem a profundidade dos sulcos adequada para expelir a água, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira desenfreada, principalmente em trechos planos e bem asfaltados.

Este fenômeno é especialmente perigoso pois costuma acontecer em velocidades elevadas, geralmente acima dos 70 km/h, aumentando o risco de acidentes graves.

Embora os pneus carecas estejam muito mais propensos a sofrer uma aquaplanagem, dependendo das condições da pista, até mesmo pneus em bom estado podem acabar deslizando por alguns metros.

Por isso, neste momento a recomendação é jamais tentar frear ou virar o volante, mas desacelerar e manter o veículo em linha reta. Assim, você consegue retomar a direção facilmente quando a aquaplanagem terminar.

Afeta a estabilidade do veículo

A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Assim, ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar devido a sua fragilidade.

Problemas semelhantes também podem ocorrer quando há necessidade de se fazer um alinhamento ou balanceamento. Nestas situações, vale mais a pena recorrer a uma oficina especializada do que arcar com os problemas em cadeia que podem afetar outras partes do veículo e encarecer sua manutenção.

Pneu careca é uma infração de trânsito

Além de todos os problemas que vimos, rodar com pneus carecas também pode resultar em problemas com a fiscalização de trânsito. Isso porque essa prática representa uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

De acordo com o artigo 230 (art. XVIII) do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.

Quando notar que seus pneus estão ficando carecas, programe-se para fazer a troca o quanto antes. Afinal, o que estará em jogo será a sua segurança e a de sua família.


Está com os Pneus do Seu Carro Carecas? Então venha até a Full Pneus. Aqui você encontra a maior variedade de Pneus do RJ, com preço acessível. Entre em contato conosco aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Preciso trocar as molas ao colocar GNV no meu carro?

Sabemos que a cada dia que passa, o valor do combustível aumenta. Muitas pessoas têm procurado cada vez mais substituir a famosa gasolina pelo GNV. O Gás Natural Veicular, o famoso GNV, apesar de ter um poder de explosão menor que a gasolina, tem se mostrado mais atraente para muitas pessoas. Neste sentido, os condutores…

A Full Pneus tem uma gama de rodas para você

Você já sabe que a Full pneus é a maior vendedora de pneus do estado do Rio de Janeiro? Nós possuímos uma diversidade de pneus, com diversas medidas, modelos e estilos. Se você está procurando pneus para 4×4 na Full Pneu você encontra. Se for para um veículo de passeio, aqui você também encontra. Mas,…

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

promção