O Pneu pode aumentar o consumo de combustível?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

O Pneu pode aumentar o consumo de combustível?

Muitos motoristas têm dúvida, quanto a relação entre a escolha de um pneu novo e o aumento repentino do consumo do álcool ou da gasolina. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

No dia a dia, todos os motoristas desejam transitar com tranquilidade, excelente desempenho e muita paz nas ruas e estradas. Assim, além de investirem na manutenção dos automóveis, também procuram as peças e componentes ideais para que o seu carro esteja muito bem equipado. Como resultado, um pneu de uma marca reconhecida será o primeiro passo para diversas vantagens, inclusive com relação a economia em custos de abastecimento.

Jogo de Pneus – Características e Benefícios destes produtos

Os produtos pneumáticos possuem propriedades interessantes. Assim, além da nomenclatura própria e definida, ainda existem algumas características, as quais destacam estes modelos no mercado automotivo. Como resultado, o condutor irá determinar quais destes materiais se adequam as suas necessidades. Portanto, poderá planejar e adquirir o tipo de pneu ideal para o seu carro.

Como definir a idade de um Pneu?

Em primeiro lugar, é preciso descobrir a idade correta do material. Assim, a partir deste dado, você poderá comprar o seu jogo de pneus com calma. Portanto, observe a forma correta de descrever esse material:

  • Para saber a idade de um pneu, é necessário observar o código DOT, o qual está exposto no produto. Este tipo de caracterização informa se o produto está de acordo com a regulamentação dos Estados Unidos. 
  • Desta forma, o código se inicia com as letras DOT. Posteriormente, aparecem outras duas e quatro números (os quais representam a montadora original desta fabricação). 
  • Assim, os produtos pneumáticos desenvolvidos após o ano 2000 possui um DOT com 4 números. Como resultado, os dois primeiros representam a semana e os últimos dois são o ano de produção.
Um exemplo, para facilitar o seu entendimento: DOT AX 3018.

Assim, o número trinta representa a semana e o 18 diz respeito ao ano em que foi criado (2018).

Muito importante: a validade do pneu é de 5 anos. Portanto, fique atento(a) quando você for comprar um jogo de pneus novos. Assim, ao observar o DOT, será possível saber o tempo de vida útil restante do material.

Tipo de Pneus

Além da idade do produto pneumático, será muito importante entender o formato deste material. Como resultado, ao adquirir um pneu novo, será simples identificar qual tipo está de acordo com as suas necessidades. Assim, com o objetivo de lhe ajudar na escolha pelos pneus novos corretos, confira a lista abaixo:

  1. Simétrico: este pneu é caracterizado por uma seta. Assim, ela fará a indicação do lado correto que o produto deve ser instalado. Normalmente, este tipo de material se direciona para ruas e estradas secas. Isto porque, a sua borracha – quando encontra-se em contato com o solo – possui uma aderência maior.
  2. Assimétrico: estes formatos de produtos pneumáticos são produzidos para a utilização em pistas e espaços molhados. Isto acontece, porque os seus sulcos realizam o escoamento de água. Como resultado, possuem um sistema de aquaplanagem na sua fabricação e a sua resistência é superior a do primeiro exemplo acima. Além disso, o layout da banda de rodagem possui um formato que diverge dos demais: assim, um lado possui um jeito próprio e o outro segue um padrão diferente.
  3. Direcional: detém um desenho padrão na banda de rodagem, o qual faz com que o carro transite em apenas uma direção única, sem maiores variações.

Como um pneu poderá definir se o seu carro gastará mais combustível ou não?

Ao conhecer as principais informações sobre os produtos pneumáticos, você ganha o entendimento de benefícios importantes, os quais irão ajudar na compra de novos pneus no futuro.

Porém, com certeza, a sua dúvida maior – e que deseja solucionar com este artigo – é a relação entre o consumo de combustíveis e a rodagem com um pneu de qualidade.

Em primeiro lugar, é preciso divulgar que – quando um produto pneumático se encontra com a calibragem ruim, é possível que o gasto de combustível aumente em até 20 por cento. Portanto, quando um motorista não se preocupa com este quesito e deixa o pneu “murchar” um pouco, esta consequência ruim poderá ocorrer.

Além disso, caso o seu carro esteja com um pneu de uma marca sem reconhecimento ou de procedência duvidosa, há uma tendência da calibragem ser ainda mais necessária.

Desta forma, não adquira um modelo desconhecido: foque em fabricantes como Pirelli, Michelin, Goodyear, etc. Esta decisão poderá ser a diferença entre uma economia financeira satisfatória mensal ou a falta de dinheiro.

Outros fatores que podem influenciar neste quesito

Muita gente nem imagina, mas um pneu ruim poderá provocar um gasto maior de energia do seu motor. Este fato inusitado ocorre, porque, caso o jogo de pneus não seja adequado ao veículo, ele terá uma menor aderência ao solo.

Como resultado, esta situação acabará por fazer com que o motor do seu automóvel implique uma força superior do que a comum, a fim de que o desempenho se mantenha.

Portanto, quando o produto usado é ruim ou está em desacordo com a normalidade, há grandes chances de que o consumo de energia seja alto. Desta forma, o nível de álcool, gasolina ou diesel irá abaixar, de um modo mais rápido.

Pergunta muito comum dos condutores: o tamanho de um pneu influencia neste gasto?

Muitos motoristas decidem pela compra de pneus maiores. Isto porque, têm a percepção de que a aderência nas pistas será superior a dos produtos comuns à venda nos Centros Automotivos. Como resultado, irão consumir menos combustível no seu dia a dia.

Mas, esta afirmação não é verdadeira. Assim, de forma diferente, um pneu maior necessitará de mais energia do motor, já que o seu peso supera os de outros modelos. Portanto, o tamanho não fará uma diferença positiva: na verdade, poderá trazer alguns transtornos financeiros maiores.


Precisa de um pneu novo ou de rodas novas? Conte com o nosso portfólio de produtos completo e excepcional! Nossa loja tem uma gama enorme de soluções para que o seu carro transite sem dificuldades nas ruas e estradas!


Assim, nossa equipe convida você a conhecer o nosso estabelecimento comercial, situado no coração da Baixada Fluminense!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira