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Os dois eixos (dianteiro e traseiro) devem ser substituídos ao mesmo tempo?

Autor: Full Pneus

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Os dois eixos (dianteiro e traseiro) devem ser substituídos ao mesmo tempo?

Você sabe o que são eixos? Para que servem? Quais são os seus componentes? Quais são os tipos de eixos? Se você é motorista de primeira viagem, acompanhe esse artigo.

Neste artigo, os eixos são formados por diversas peças como: cruzetas, luvas, ponteiras dianteiras e traseiras, rolamentos, mancais e suportes, flanges de cruzetas, flanges de acoplamento e terminais yoke formam o eixo cardan.

Mas, você sabe o que é o eixo cardan? 

O eixo cardan é o eixo principal responsável por transmitir o movimento do motor para as rodas. Basicamente, estamos falando que esse eixo é como se fosse um meio que se propaga à força.

Quando falamos em propagação, estamos dizendo que é como um cabo que passa os dados da internet para uma rede com outros computadores que estão ligados.

Mas, ao invés desse meio que se propaga à força, apenas passando por ele, o eixo é um componente que também se mexe e necessita de resistência.

Contudo, um dos itens que fazem parte do eixo são os pneus. Itens que muitas pessoas ficam com dúvidas.

Como falamos, os eixos são componentes responsáveis por fazer a locomoção do veículo. Para sabermos melhor sobre os eixos e seus componentes, acompanhe nossa matéria e saiba mais.


Tipos de eixos

A maioria das pessoas que leem nossas matérias que utilizam os carros de passeio, vai entender melhor os tipos de eixos. Sendo assim, vamos fazer breves comentários dos tipos.

Assim, uma curiosidade que muitas pessoas já devem ter visto em rodovias que possuem pedágio. Nesses pedágios são cobrados por eixos, mas você sabe o porquê disso?

Essas cobranças dos eixos são feitas por conta do peso que é distribuído em cada eixo.

Basicamente, são dois tipos de eixos que existem: eixos simples e os eixos duplos.

Em casos dos caminhões, os eixos simples são como os carros que têm um pneu de cada lado e podem levar até 6 toneladas ou 6 mil quilos.

Já os eixos duplos possuem dois pneus em cada ponta da extremidade do eixo e a sua capacidade é de 10 toneladas ou 10 mil quilos.

Nos carros de passeio, não vemos os eixos duplos. Mas, é bom sabermos que a conta feita para a cobrança dos pedágios são por conta do peso, os quais são distribuídos nos eixos.

Além disso, um fato interessante dos eixos duplos dos caminhões é que, quando um caminhão está vazio ou não está carregando uma carga tão grande, ele suspende a segunda roda traseira. 

Isso é feito para que não seja cobrado o valor do eixo duplo e ficando mais barato, além do aumento do combustível.

Agora que falamos mais dos eixos e você já tem uma noção do que são esses eixos, vamos falar de um dos componentes que fazem muita diferença.


Eixos e pneus

Os pneus são compostos de borracha, uma malha de arame e outros componentes tanto sintéticos como componentes naturais.

Assim, cada componente é responsável por determinada função, tanto para o tipo de desgaste, quanto para se manter em pé.

Neste sentido, os pneus são desenvolvidos tendo sempre uma base que são as malhas de arame, responsáveis por manter os pneus em pé ou melhor unidos.

Além disso, um fato que é muito recorrente e que gera muitas dúvidas nas pessoas, é sobre a questão da troca desses pneus.

Com isso, muitas pessoas procuram sobre essas trocas, quando, como, porquê, quando saber que está na hora de trocar os pneus ou se tem que trocar tudo junto.

Essas são diversas dúvidas que surgem e devemos lembrar que devemos estar sempre atentos aos detalhes que esses pneus nos demonstram.

Os dois eixos (dianteiro e traseiro) devem ser substituídos ao mesmo tempo?

A resposta é não. A pessoa não é obrigada a trocar os quatros pneus ao mesmo tempo ou até mesmo dois pneus ao mesmo tempo.

Contudo, fazer esse tipo de coisa é o mais recomendado. Isso porque gera uma simplificação das coisas.

Você deve estar se perguntando: “Como assim? Simplificação?”

O primeiro ponto para o motorista é que, quando você trocar dois pneus ao mesmo tempo, você sabe que quando um apresentar um desgaste notável, o outro também vai apresentar.

Sendo assim, você não vai precisar observar pneu por pneu. Outro ponto é em relação a substituição dos pneus.

Geralmente, as auto centers fazem promoções na troca de dois ou mais pneus. Isso ajuda a economizar.

Além disso, um fato muito importante é sempre trocar os pneus por medidas iguais, nunca botar medidas menores ou maiores. Aqui, estamos falando das medidas laterais.

Pois, isso altera a altura do veículo, às vezes você pode achar que seu veículo está baixo e pode ser uma das causas desse fator.


Perfil dos Pneus Continental

Para quem não sabe, os pneus são parte fundamental da suspensão de um veículo. Desse modo, eles recebem maior carga de exposição, como trepidações, impactos diretos e indiretos com o solo, onde pode ocasionar um grande desgaste de outras peças.

Por isso, os pneus Continental são um dos mais procurados do mercado por conta da sua durabilidade, tecnologia e qualidade. Assim, não são pneus que, com o passar do tempo, se desgastam facilmente. Além disso, trazem segurança para o veículo.

Assim, quando um pneu é desenvolvido ele passa por um processo de criação, onde leva-se em conta o tipo de estrada que vai passar, o tipo de modelo do automóvel, a pesagem do veículo, entre outros itens que impactam na performance. 

Desse modo, um pneu, que não é desenvolvido no país que vai rodar, possui uma maior chance de desgastar mais rápido que outros.

Com isso, o pneu passa por uma série de processos e desenvolvimentos que se não observado podem trazer um prejuízo enorme.


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