Super Banner

O engate para Corolla é muito procurado na Full Pneus. Entenda o motivo.

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

O engate para Corolla é muito procurado na Full Pneus. Entenda o motivo.

Que a Full Pneus tem os melhores produtos do mercado automotivo não se pode duvidar. Inclusive quando o assunto envolve o engate para Corolla. Até porque nem sempre os modelos deste carro podem usar esta peça. Saiba, neste artigo, o motivo dessa proibição.

De modo geral, os veículos da linha Corolla da montadora Toyota que foram fabricados até 2019 não podem fazer o uso do engate para reboque. Isso porque os carros referentes até esse período de tempo não foram produzidos para que haja algum tipo de rebocamento. Como, por exemplo, rebocamento para trailer, cadeira de rodas, scooter, bicicleta ou outros suportes montados no engate. 

Além disso, as unidades desses Corollas de até 2019 também não possuem homologação por lei para serem enquadrados dentro dos carros permitidos por Lei. Outros modelos de carros da Toyota também não possuem permissão, dentre os quais são o Yaris, Etios, Camry e o RAV4.

Agora, para os carros de 2020 para cá, podemos ver a possibilidade de uso. Por isso, em nosso Centro Automotivo, você pode encontrar modelos de engate para Corolla de 2020 adiante! 

De modo geral, a capacidade desses modelos de engate possui tração de 700 kg. Como resultado, a peça pode desempenhar o seu papel com força, cumprindo sua função.

Para se ter um engate, é preciso que o veículo tenha as especificidades certas permitidas em Lei.

Quer saber mais sobre o engate para reboque? Acompanhe o artigo a seguir!


Engate de reboque

Falando do engate do reboque, o código de lei de trânsito diz que: 

“Os dispositivos de acoplamento mecânico para reboque (ou engate) deve ser utilizado somente em veículos com peso total bruto (PTB) de até 3.500 kg conduzidos, obviamente, por motoristas habilitados na categoria B, o que inclui os carros de passeio tradicionais e também picapes como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. 

Já em carros com PTB de até 6.000 kg, é necessário que o motorista possua habilitação na categoria C, o que permite conduzir veículos como a picape RAM 2500.”

O código também diz que o veículo deve possuir a capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador. Esta informação pode ser checada no manual do proprietário do automóvel. 

Fora isso, antes de adquirir um engate de reboque, você precisa verificar se o equipamento foi fabricado por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O engate de reboque deve possuir instalação adequada para um determinado tipo de carro. Dessa forma, você deve buscar por um modelo desenvolvido para o modelo do seu automóvel. 

Além disso, ele deve contar com esfera maciça para o engate. Dessa forma, o engate de reboque deve possuir uma tomada elétrica para iluminação, área para fixação de corrente de segurança e plaqueta inviolável com o nome da fabricante. 

Na peça, é aconselhável ter um CNPJ do fabricante, a identificação do registro do Inmetro. Dessa forma, a peça deve ser voltada para o modelo do veículo ao qual se destina e capacidade máxima de tração. Assim, nada de peças com formatos diferentes, como um cavalo ou peça de xadrez.

É preciso também que o engate não possua qualquer superfície cortante ou cantos vivos na haste de fixação da esfera.


Quais os engates aprovados?

É de se saber que o engate para reboque é um equipamento que auxilia o automóvel a puxar um segundo veículo.

Desse modo, os engates possuem diversos tipos diferentes de peso e dimensão. Adequados para tipos de carro e, usualmente, para transportar carga.

Para isso, o engate para reboque é certificado pelo Inmetro.

É preciso, portanto, ter essa certificação para instalar o engate, assim como as superfícies cortantes e adornos.

Saiba alguns tipos de engates aprovados:

Este tipo de equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. 

Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Nesse próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. 

Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Para a fixação de corrente e placa visível, é necessário um gancho ou similar. Isso servirá como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

Desse modo, a recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto óptico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

Além disso, este equipamento também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.


Está procurando um engate de reboque para o seu carro? Não perca tempo!

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

 Redes Sociais

Facebook               Instagram

 

Matérias Relacionadas

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Cuidados com os pneus do carro no verão

Os pneus mais baratos do Rio

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção