Super Banner

O engate para carro é permitido?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

O engate para carro é permitido?

Você está na dúvida se o engate para carro é permitido pelo DETRAN? Acompanhe este artigo e saiba o que a fiscalização pensa sobre isso. 

De modo geral, para termos um automóvel e colocá-lo na rua para andar, precisamos fazer uma série de questões burocráticas para isso. 

Solicitar autorização, realizar exames médicos, correr atrás de papelada para a realização de documentos. 

Tudo isso para legalizar o automóvel e deixá-lo mais tranquilo na hora de dirigir – sozinho ou com a família. 

Mas, a dúvida que muitos motoristas possuem é sobre o engate para carro. Ele é permitido pelas autoridades? 

Sim, o engate é permitido. Mas, existem algumas ressalvas que definem e orientam condutores e população em geral.

As ressalvas servem para informar e fazer cumprir todo e qualquer apontamento feito pelos fabricantes. Dessa forma, isso ajuda a manter a ordem. 

Além disso, mantém o veículo em perfeito estado de funcionamento.

Com isso, é preciso que seja regularizada a presença deste equipamento no carro. Isso serve para evitar o uso inadequado do equipamento, o qual pode provocar sérios acidentes e colocar outras pessoas em risco. Seja nas ruas das cidades ou nas estradas longas.

Quer entender como funciona esse processo com o engate de reboque?

Acompanhe a seguir!


Engate de reboque

Falando do engate do reboque, o código de lei de trânsito diz que: 

“Os dispositivos de acoplamento mecânico para reboque (ou engate) deve ser utilizado somente em veículos com peso total bruto (PTB) de até 3.500 kg conduzidos, obviamente, por motoristas habilitados na categoria B, o que inclui os carros de passeio tradicionais e também picapes como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. 

Já em carros com PTB de até 6.000 kg, é necessário que o motorista possua habilitação na categoria C, o que permite conduzir veículos como a picape RAM 2500.”

O código também diz que o veículo deve possuir a capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador. Esta informação pode ser checada no manual do proprietário do automóvel. 

Fora isso, antes de adquirir um engate de reboque, você precisa verificar se o equipamento foi fabricado por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O engate de reboque deve possuir instalação adequada para um determinado tipo de carro. Dessa forma, você deve buscar por um modelo desenvolvido para o modelo do seu automóvel. 

Além disso, ele deve contar com esfera maciça para o engate. Dessa forma, o engate de reboque deve possuir uma tomada elétrica para iluminação, área para fixação de corrente de segurança e plaqueta inviolável com o nome da fabricante. 

Na peça, é aconselhável ter um CNPJ do fabricante, a identificação do registro do Inmetro. Dessa forma, a peça deve ser voltada para o modelo do veículo ao qual se destina e capacidade máxima de tração. Assim, nada de peças com formatos diferentes, como um cavalo ou peça de xadrez.

É preciso também que o engate não possua qualquer superfície cortante ou cantos vivos na haste de fixação da esfera.


Quais veículos podem usar engate?

Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado. Assim, deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.

Desse modo, carros pequenos e com motores fracos, certamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque. Já os carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando até a 6 toneladas.

Por isso, o ideal é que o modelo de veículo tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, o fabricante ou importador do veículo fornece a capacidade. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adaptá-lo.

De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.


Quais os engates aprovados?

É de se saber que o engate para reboque é um equipamento que auxilia o automóvel a puxar um segundo veículo.

Desse modo, os engates possuem diversos tipos diferentes de peso e dimensão. Adequados para tipos de carro e, usualmente, para transportar carga.

Para isso, o engate para reboque é certificado pelo Inmetro.

É preciso, portanto, ter essa certificação para instalar o engate, assim como as superfícies cortantes e adornos.

Saiba alguns tipos de engates aprovados:

Este tipo de equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. 

Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Nesse próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. 

Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Para a fixação de corrente e placa visível, é necessário um gancho ou similar. Isso servirá como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

Desse modo, a recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto óptico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

Além disso, este equipamento também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Full Pneus. O maior Centro Automotivo da América Latina. 

A saber, a Full Pneus não é apenas mais um centro automotivo. Na verdade, somos a maior loja da América Latina, com um compromisso inabalável com a qualidade, sustentabilidade e inovação. Dessa forma, acreditamos que cuidar do seu carro vai além de trocar pneus, e por isso oferecemos uma gama completa de serviços para garantir…

Garagem de Mbappé: Supercarros que Ele Não Pode Guiar

Por ser um dos jogadores mais bem pagos do mundo, Mbappé tem um patrimônio avaliado em R$ 1,02 bilhão, de acordo com o Transfermarkt. Isso faz, o atacante viver uma vida luxuosa em uma mansão e ter uma garagem de carros recheada. No entanto, Kylian não pode dirigir por não ter habilitação. Mbappé tem um…

Eike Batista Deixa Carrões e Adota Vida Mais Econômica

O empresário Eike Batista, que já foi o homem mais rico do Brasil com cerca de US$ 30 bilhões em patrimônio, viralizou em vídeo em que fala adotar medidas para economizar com combustível. Ele revelou que não usa mais carro movido à combustão e sim um automóvel elétrico, o que lhe rende uma economia de…

Comprar ou alugar carro. O que vale mais a pena?

Na Full Pneus, sabemos que a escolha entre comprar ou alugar carro pode ser complexa, repleta de dúvidas e incertezas. Sendo assim, para te ajudar nessa decisão, preparamos este artigo que compara as vantagens e desvantagens de cada opção. Assim, levando em consideração diversos fatores importantes. Comprar um carro Vantagens: Liberdade e flexibilidade: Ter um…

Comprar carro elétrico usado vale a pena?

O mercado de carro elétrico vem crescendo a cada dia, e com ele, a dúvida sobre a desvalorização desses veículos usados.  Desvalorização acima da média: A saber, é verdade que os carros elétricos usados estão desvalorizando mais do que os carros a combustão. Segundo a iSeeCars, plataforma americana de análise de mercado, os preços dos…

promção