Super Banner

O engate para carro é permitido?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

O engate para carro é permitido?

Você está na dúvida se o engate para carro é permitido pelo DETRAN? Acompanhe este artigo e saiba o que a fiscalização pensa sobre isso. 

De modo geral, para termos um automóvel e colocá-lo na rua para andar, precisamos fazer uma série de questões burocráticas para isso. 

Solicitar autorização, realizar exames médicos, correr atrás de papelada para a realização de documentos. 

Tudo isso para legalizar o automóvel e deixá-lo mais tranquilo na hora de dirigir – sozinho ou com a família. 

Mas, a dúvida que muitos motoristas possuem é sobre o engate para carro. Ele é permitido pelas autoridades? 

Sim, o engate é permitido. Mas, existem algumas ressalvas que definem e orientam condutores e população em geral.

As ressalvas servem para informar e fazer cumprir todo e qualquer apontamento feito pelos fabricantes. Dessa forma, isso ajuda a manter a ordem. 

Além disso, mantém o veículo em perfeito estado de funcionamento.

Com isso, é preciso que seja regularizada a presença deste equipamento no carro. Isso serve para evitar o uso inadequado do equipamento, o qual pode provocar sérios acidentes e colocar outras pessoas em risco. Seja nas ruas das cidades ou nas estradas longas.

Quer entender como funciona esse processo com o engate de reboque?

Acompanhe a seguir!


Engate de reboque

Falando do engate do reboque, o código de lei de trânsito diz que: 

“Os dispositivos de acoplamento mecânico para reboque (ou engate) deve ser utilizado somente em veículos com peso total bruto (PTB) de até 3.500 kg conduzidos, obviamente, por motoristas habilitados na categoria B, o que inclui os carros de passeio tradicionais e também picapes como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. 

Já em carros com PTB de até 6.000 kg, é necessário que o motorista possua habilitação na categoria C, o que permite conduzir veículos como a picape RAM 2500.”

O código também diz que o veículo deve possuir a capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador. Esta informação pode ser checada no manual do proprietário do automóvel. 

Fora isso, antes de adquirir um engate de reboque, você precisa verificar se o equipamento foi fabricado por uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O engate de reboque deve possuir instalação adequada para um determinado tipo de carro. Dessa forma, você deve buscar por um modelo desenvolvido para o modelo do seu automóvel. 

Além disso, ele deve contar com esfera maciça para o engate. Dessa forma, o engate de reboque deve possuir uma tomada elétrica para iluminação, área para fixação de corrente de segurança e plaqueta inviolável com o nome da fabricante. 

Na peça, é aconselhável ter um CNPJ do fabricante, a identificação do registro do Inmetro. Dessa forma, a peça deve ser voltada para o modelo do veículo ao qual se destina e capacidade máxima de tração. Assim, nada de peças com formatos diferentes, como um cavalo ou peça de xadrez.

É preciso também que o engate não possua qualquer superfície cortante ou cantos vivos na haste de fixação da esfera.


Quais veículos podem usar engate?

Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado. Assim, deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.

Desse modo, carros pequenos e com motores fracos, certamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque. Já os carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando até a 6 toneladas.

Por isso, o ideal é que o modelo de veículo tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, o fabricante ou importador do veículo fornece a capacidade. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adaptá-lo.

De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.


Quais os engates aprovados?

É de se saber que o engate para reboque é um equipamento que auxilia o automóvel a puxar um segundo veículo.

Desse modo, os engates possuem diversos tipos diferentes de peso e dimensão. Adequados para tipos de carro e, usualmente, para transportar carga.

Para isso, o engate para reboque é certificado pelo Inmetro.

É preciso, portanto, ter essa certificação para instalar o engate, assim como as superfícies cortantes e adornos.

Saiba alguns tipos de engates aprovados:

Este tipo de equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. 

Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Nesse próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. 

Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Para a fixação de corrente e placa visível, é necessário um gancho ou similar. Isso servirá como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

Desse modo, a recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto óptico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

Além disso, este equipamento também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção