Nova Carteira de Habilitação entrará em Vigor em 2022
Além da Nova Carteira de Habilitação, haverá mudanças também nos documentos do RG e CPF.
O RG terá novo formato em todo o País até março de 2023 e vai adotar o número do CPF como identificação única dos cidadãos brasileiros.
Este não será o único documento a mudar no Brasil a partir de 2022: a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também ficará bastante diferente na comparação com o modelo atual.
A transição para o novo padrão será obrigatória, apenas aos condutores que renovarem a CNH ou para quem tirar a primeira habilitação. Essencialmente, a mudança tem o objetivo de alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações – dentre eles, uma tinta especial fluorescente, que brilha no escuro, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.
Na parte superior, uma das alterações mais perceptíveis é a inserção da assinatura logo abaixo da foto – hoje, ela fica depois da dobra. É na seção inferior que irão se concentrar as mudanças: entrará em cena um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria.
Logo abaixo da tabela de categorias estará o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.
O novo padrão será estendido para motoristas com Permissão para Dirigir, que é a autorização temporária concedida a iniciantes, identificada pela letra “P” no lado superior direito do documento.
Vale destacar que, mesmo com alteração no documento, não muda a respectiva validade, que passou a vigorar no ano passado: dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.
Fonte: Uol
Matérias Relacionadas:
CNH e Multas: Veja os prazos prorrogados pelo Detran
CNH Digital Permite até transferência de Veículo
Aumento do IPVA 2022