Super Banner

Molas para GNV. Precisam ser especiais ou pode comprar a comum?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Molas para GNV. Precisam ser especiais ou pode comprar a comum?

De modo geral, tanto as molas padrão quanto as molas para GNV são bastante vendidas. Mas, se você tem um carro com o kit GNV, qual a melhor opção? 

Neste sentido, as molas para GNV são feitas para funcionar da mesma forma que as molas normais. Isso, em termos de dureza e articulação, no carro com mais de 80 kg – 100 kg do peso referente ao cilindro do GNV. 

Por isso, para suportar esse peso contínuo no porta-malas, a suspensão traseira precisa ser reforçada.

Sendo assim, as molas para GNV são mais grossas e possuem um tratamento térmico diferente do que as molas normais. 

Normalmente, quem opta por inserir o cilindro de GNV, opta também por adicionar esse peso definitivamente no carro. Como consequência, há um desgaste maior na vida útil de algumas peças que compõem a suspensão traseira do carro. 

Sendo assim, as molas comuns simplesmente não conseguirão suportar o peso por muito tempo. Por isso, é preciso instalar molas específicas para carros movidos a GNV. 

Com um carro que tem GNV e molas específicas para suportar o peso do cilindro, não haverá a possibilidade do fundo do carro ficar arrastando em quebra-molas ou em aclives. Quem já passou por isso, sabe que é bem desconfortável. 

Com isso, os preços entre esses tipos de molas não variam muito. E você pode encontrar facilmente aqui na Full Pneus! 

Quer saber mais? Acompanhe o artigo a seguir!


Função das molas

Todas as molas comprimem e retornam ao ponto inicial.

Neste sentido, quando comprimimos essas molas, elas passam por um processo de deformação. E toda vez que ela retorna ao seu ponto inicial, ela perde um pouco da sua característica.

Quando essa mesma mola recebe um peso por muito tempo, essa deformação é aumentada e acaba sendo muitas das vezes um problema.

Imaginemos o seguinte:

De modo geral, o carro de passeio leva uma quantidade de peso por quilometragem.

Com isso, a quilometragem pode ser grande ou pequena. Contudo, esse peso uma hora é retirado e a suspensão retorna ao normal.

Já os carros que são para levar carga, possuem de fábrica uma suspensão que aguenta um peso maior.

Então, essa suspensão possui um desgaste menor do que os carros de passeio.

Mas, se você está pensando que o desgaste só causa a substituição das molas, você está muito enganado.

Quando uma mola sofre um desgaste excessivo, possui reflexos em outros lugares, como nas rodas, amortecedor, braço oscilante, buchas de borracha, pivô, coxim e barra estabilizadora.

Como podemos observar, o desgaste das molas acarreta desgastes em outras peças.

Devemos entender que o peso que o botijão de Gás Natural Veicular exerce sobre as molas, é um peso muito maior do que o indicado.

E, quando estamos falando de uma carga constante fazendo a compressão da mola, causa um desgaste irreparável.


Molas para GNV

As molas para o Gás Natural Veicular são molas que conhecemos como molas reforçadas.

Justamente para aguentar o peso que o botijão exerce. Com isso, a substituição das molas por molas reforçadas se faz necessário.

Imaginemos que uma mola dure por volta de 50 mil km sem o peso do kit gás. Já com a mesma mola e com o kit gás incluso essa quilometragem fica em torno de 20 mil km.

Como podemos observar, fica abaixo da metade. E, como já falamos, esse desgaste é aumentado ou reduzido justamente com o peso e a forma que esse motorista dirige.

Sabemos que existem motoristas mais cautelosos, que ao passar em uma lombada ou buraco, reduz a velocidade.

Mas, também sabemos que existem motoristas que pensam e dizem que carro é para rodar. 

Esse modo de dirigir influencia diretamente no desgaste de todas as peças, principalmente a da suspensão.


Molas x Kit Gás GNV

Muitas pessoas pensam que para colocar o kit gás é apenas ir até uma oficina especializada e mandar instalar e está tudo pronto.

Mas não é bem assim, existe toda uma parte de documento que o Detran solicita para que seja alterado. 

E um outro fato é a questão do desgaste das peças, como já falamos. E as molas são uma delas.

Nesse sentido, as molas foram feitas para ajudar os amortecedores a sofrerem menos impacto com as trepidações e os pesos.

Os carros foram desenvolvidos para carregar três pessoas atrás e a mala cheia.

Contudo, esse peso que estamos falando não seria um peso constante como é o caso de um kit gás.

Imagina que o carro tem um peso maior do que ele foi desenvolvido para aguentar 24 horas por dia.

Isso mesmo com o cilindro vazio, ainda assim são mais 20 kg em média no porta mala do carro.

Em alguma hora, a mola cansa e os 20 kg que era no primeiro momento e depois acabam se tornando 200 kg.

Afirmar que é obrigatório a substituição dessas molas por molas mais reforçadas, não é profissional.

Todavia, a indicação dessa substituição das molas é fundamental, visto que são molas que tem uma espessura maior e um coeficiente de deformação maior.

O coeficiente de deformação de uma mola é responsável por dizer o quanto a mola vai comprimir para fazer a função de amortecimento.

Com isso, uma substituição das molas traseiras quando é colocado um sistema de kit gás se faz necessário para prevenir o cansaço da mola.

Contudo, não é necessário que essa substituição seja realizada imediatamente. Mas, antes que a mola original se canse por completo, pode ocasionar um acidente.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de molas para GNV ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Full Pneus. O maior Centro Automotivo da América Latina. 

A saber, a Full Pneus não é apenas mais um centro automotivo. Na verdade, somos a maior loja da América Latina, com um compromisso inabalável com a qualidade, sustentabilidade e inovação. Dessa forma, acreditamos que cuidar do seu carro vai além de trocar pneus, e por isso oferecemos uma gama completa de serviços para garantir…

Garagem de Mbappé: Supercarros que Ele Não Pode Guiar

Por ser um dos jogadores mais bem pagos do mundo, Mbappé tem um patrimônio avaliado em R$ 1,02 bilhão, de acordo com o Transfermarkt. Isso faz, o atacante viver uma vida luxuosa em uma mansão e ter uma garagem de carros recheada. No entanto, Kylian não pode dirigir por não ter habilitação. Mbappé tem um…

Eike Batista Deixa Carrões e Adota Vida Mais Econômica

O empresário Eike Batista, que já foi o homem mais rico do Brasil com cerca de US$ 30 bilhões em patrimônio, viralizou em vídeo em que fala adotar medidas para economizar com combustível. Ele revelou que não usa mais carro movido à combustão e sim um automóvel elétrico, o que lhe rende uma economia de…

Comprar ou alugar carro. O que vale mais a pena?

Na Full Pneus, sabemos que a escolha entre comprar ou alugar carro pode ser complexa, repleta de dúvidas e incertezas. Sendo assim, para te ajudar nessa decisão, preparamos este artigo que compara as vantagens e desvantagens de cada opção. Assim, levando em consideração diversos fatores importantes. Comprar um carro Vantagens: Liberdade e flexibilidade: Ter um…

Comprar carro elétrico usado vale a pena?

O mercado de carro elétrico vem crescendo a cada dia, e com ele, a dúvida sobre a desvalorização desses veículos usados.  Desvalorização acima da média: A saber, é verdade que os carros elétricos usados estão desvalorizando mais do que os carros a combustão. Segundo a iSeeCars, plataforma americana de análise de mercado, os preços dos…

promção