Molas para carros blindados: Entenda como funciona

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Molas para carros blindados: Entenda como funciona

Investir em um carro blindado é investir em segurança para você e sua família. Mas, para manter este tipo de veículo, os motoristas precisam estar atentos em vários detalhes de manutenção. Neste artigo, saiba como funcionam as molas para carros blindados.

 O Rio de Janeiro possui uma média de 30 assaltos por dia. Podemos afirmar isso de acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Transporte feito em janeiro deste ano. Com essa realidade, já podemos entender a importância de usar carros blindados na cidade. 

No entanto, alguns turistas e outras pessoas que não moram no centro imaginam que o Rio de Janeiro possui muitas praias e pontos turísticos e acabam esquecendo da criminalidade.

Já outras pessoas que não moram na capital e sim em outros municípios pensam que só possui traficante, tiroteio, assalto e outras coisas ruins.

A grande verdade é que o estado do Rio de Janeiro possui os dois pontos, tanto a parte que chama a atenção pela beleza, quanto a parte ruim.

Para as pessoas que não moram na capital ou não moram nem no estado e para entender o porque o Rio de Janeiro possui esses dois mundo é bem simples.

Assim, devemos lembrar que o estado do Rio é formado por mares e morros. Já pelo lado histórico é fácil observar a grande formação das favelas.

Observando essas duas áreas podemos caracterizar a grande quantidade de favelas. Contudo, você deve estar se perguntando o que isso tem haver com molas de carro e carros blindados.

Através desse texto, você vai entender o porquê começamos falando de criminalidade, da formação geológica do estado e um pouco da história.

Tudo isso para entender um pouco do funcionamento das molas para carros blindados.


Molas para carros blindados: peso do veículo

Primeiramente, vamos falar um pouco do que é um carro blindado e como é feito essa blindagem.

Assim, o número de carros blindados vem crescendo cada dia mais. Isso se dá, justamente, por conta do crescimento de assaltos.

Uma pergunta sobre blindagem muito recorrente é: “qualquer carro pode ser blindado?”

A resposta é sim. Com isso, todo carro pode ser blindado. Mas, antes de tudo, devemos lembrar que a blindagem não é tão simples e nem barata.

Um ponto fundamental que devemos recordar é sobre a questão do peso. Desse modo, é sobre este assunto que falamos sobre molas, pneus e toda a parte de suspensão de um veículo.

O peso que um carro blindado recebe é o dobro ou até mais do que um carro normal, dependendo do caso.

Este tipo de veículo possui atrás de cada pedaço de metal um aço balístico que é justamente para garantir a segurança e possui uma espessura 3mm.

Enquanto, um vidro normal possui uma espessura de 7mm, um vidro blindado possui 21mm de espessura. 

Com isso, somente em alguns pontos, é utilizado uma manta de aramida que é bem mais leve e mais flexível. Podemos nos perguntar se ela é mais leve e mais flexível e seria melhor utilizá-la no veículo todo.

Mas aí possui a questão de valor. O que acaba impedindo de utilizá-lo em grande quantidade.


Desvantagem do material

Agora que falamos dos componentes que formam a blindagem de um veículo, podemos falar sobre a principal desvantagem desse tipo de material.

A principal desvantagem e o que acaba restringindo os carros que podem ou não fazerem a blindagem é o peso.

Algumas pessoas podem falar que é o valor. Todavia, o maior problema de blindar o automóvel é justamente o peso.

Vamos ao exemplo:

Um carro para ser blindado necessita receber manta de aramida, vidros mais grossos e aço balístico em toda a sua volta.

Um carro que possui um motor de 1.0 ou até mesmo de 2.0, não aguentariam o esforço para suportar o peso.

Geralmente, carros que passam por esse processo de blindagem, possuem um motor de 3.0 ou até mais. Isso para aguentar o peso de outro carro sobre ele.


Molas para carros blindados

As molas para carros blindados possuem em sua composição um reforço. Na verdade, toda a parte da suspensão passa por reforço.

Isso porque nenhuma suspensão aguenta o peso que é colocado quando um carro é blindado.

As molas passam por um estresse que outras molas não aguentariam. Pois, como se trata de um veículo com o dobro do peso e uma potência de motor grande, é necessário que tenha um reforço maior ainda.

Com isso, as molas comuns que são encontradas por aí para os carros normais passam por um ‘estresse’ como o peso do motor, peso do carro e peso dos passageiros.

Já as molas dos veículos blindados passam por um ‘estresse’ maior, pois se o peso do carro sem a blindagem é de 2 toneladas, ele passa a ter 4 toneladas e ainda possui o peso do motor e dos passageiros.

Assim, o funcionamento das molas é bem comum como qualquer outro tipo de mola que vemos no mercado.

Com isso, a maior diferença é a composição da mola e a maior resistência que a mola possui.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!

Portanto, desenvolver uma boa revisão de seus amortecedores e molas é primordial para que um automóvel permaneça com um bom funcionamento. Assim, não perca tempo: entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre os nossos serviços automotivos!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook                  Instagram

Matérias Relacionadas

Pneus Pirelli 195/55 R15: confira

Tem Promoção de Pneus Pirelli aqui na Full Pneus

Pneus Run Flat: Como funciona essa tecnologia

Promoção de Pneus baratos é aqui na Full Pneus

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção