Molas para carros blindados: Entenda como funciona
Autor: Full Pneus
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Investir em um carro blindado é investir em segurança para você e sua família. Mas, para manter este tipo de veículo, os motoristas precisam estar atentos em vários detalhes de manutenção. Neste artigo, saiba como funcionam as molas para carros blindados.
O Rio de Janeiro possui uma média de 30 assaltos por dia. Podemos afirmar isso de acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Transporte feito em janeiro deste ano. Com essa realidade, já podemos entender a importância de usar carros blindados na cidade.
No entanto, alguns turistas e outras pessoas que não moram no centro imaginam que o Rio de Janeiro possui muitas praias e pontos turísticos e acabam esquecendo da criminalidade.
Já outras pessoas que não moram na capital e sim em outros municípios pensam que só possui traficante, tiroteio, assalto e outras coisas ruins.
A grande verdade é que o estado do Rio de Janeiro possui os dois pontos, tanto a parte que chama a atenção pela beleza, quanto a parte ruim.
Para as pessoas que não moram na capital ou não moram nem no estado e para entender o porque o Rio de Janeiro possui esses dois mundo é bem simples.
Assim, devemos lembrar que o estado do Rio é formado por mares e morros. Já pelo lado histórico é fácil observar a grande formação das favelas.
Observando essas duas áreas podemos caracterizar a grande quantidade de favelas. Contudo, você deve estar se perguntando o que isso tem haver com molas de carro e carros blindados.
Através desse texto, você vai entender o porquê começamos falando de criminalidade, da formação geológica do estado e um pouco da história.
Tudo isso para entender um pouco do funcionamento das molas para carros blindados.
Molas para carros blindados: peso do veículo
Primeiramente, vamos falar um pouco do que é um carro blindado e como é feito essa blindagem.
Assim, o número de carros blindados vem crescendo cada dia mais. Isso se dá, justamente, por conta do crescimento de assaltos.
Uma pergunta sobre blindagem muito recorrente é: “qualquer carro pode ser blindado?”
A resposta é sim. Com isso, todo carro pode ser blindado. Mas, antes de tudo, devemos lembrar que a blindagem não é tão simples e nem barata.
Um ponto fundamental que devemos recordar é sobre a questão do peso. Desse modo, é sobre este assunto que falamos sobre molas, pneus e toda a parte de suspensão de um veículo.
O peso que um carro blindado recebe é o dobro ou até mais do que um carro normal, dependendo do caso.
Este tipo de veículo possui atrás de cada pedaço de metal um aço balístico que é justamente para garantir a segurança e possui uma espessura 3mm.
Enquanto, um vidro normal possui uma espessura de 7mm, um vidro blindado possui 21mm de espessura.
Com isso, somente em alguns pontos, é utilizado uma manta de aramida que é bem mais leve e mais flexível. Podemos nos perguntar se ela é mais leve e mais flexível e seria melhor utilizá-la no veículo todo.
Mas aí possui a questão de valor. O que acaba impedindo de utilizá-lo em grande quantidade.
Desvantagem do material
Agora que falamos dos componentes que formam a blindagem de um veículo, podemos falar sobre a principal desvantagem desse tipo de material.
A principal desvantagem e o que acaba restringindo os carros que podem ou não fazerem a blindagem é o peso.
Algumas pessoas podem falar que é o valor. Todavia, o maior problema de blindar o automóvel é justamente o peso.
Vamos ao exemplo:
Um carro para ser blindado necessita receber manta de aramida, vidros mais grossos e aço balístico em toda a sua volta.
Um carro que possui um motor de 1.0 ou até mesmo de 2.0, não aguentariam o esforço para suportar o peso.
Geralmente, carros que passam por esse processo de blindagem, possuem um motor de 3.0 ou até mais. Isso para aguentar o peso de outro carro sobre ele.
Molas para carros blindados
As molas para carros blindados possuem em sua composição um reforço. Na verdade, toda a parte da suspensão passa por reforço.
Isso porque nenhuma suspensão aguenta o peso que é colocado quando um carro é blindado.
As molas passam por um estresse que outras molas não aguentariam. Pois, como se trata de um veículo com o dobro do peso e uma potência de motor grande, é necessário que tenha um reforço maior ainda.
Com isso, as molas comuns que são encontradas por aí para os carros normais passam por um ‘estresse’ como o peso do motor, peso do carro e peso dos passageiros.
Já as molas dos veículos blindados passam por um ‘estresse’ maior, pois se o peso do carro sem a blindagem é de 2 toneladas, ele passa a ter 4 toneladas e ainda possui o peso do motor e dos passageiros.
Assim, o funcionamento das molas é bem comum como qualquer outro tipo de mola que vemos no mercado.
Com isso, a maior diferença é a composição da mola e a maior resistência que a mola possui.
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