Super Banner

Mitos e verdades sobre a troca de óleo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Mitos e verdades sobre a troca de óleo

A troca de óleo é um dos serviços de manutenção mais cruciais para manter o motor do seu veículo funcionando em condições ideais. 

No entanto, ao longo dos anos, surgiram muitos mitos e equívocos sobre esse procedimento essencial. 

Neste artigo, vamos explorar mitos comuns e esclarecer as verdades fundamentais sobre a troca de óleo, ajudando você a cuidar do coração do seu carro.

Mitos da troca de óleo:

Na verdade, a frequência da troca de óleo varia de veículo para veículo e depende do tipo de óleo usado.

No entanto, a regra dos 5 mil km era válida no passado, mas os avanços nos óleos sintéticos e nas tecnologias dos motores permitiram intervalos de troca mais longos.Como, por exemplo, ter a possibilidade de realizar a troca de óleo com 10 mil km rodados. 

Agora, o período da troca de óleo em motores mais modernos se dá a cada 6 meses e 1 ano, dependendo do uso do veículo. Mas, salientamos que você consulte o manual do proprietário para obter orientações específicas para o seu veículo.

Usar um óleo mais espesso do que o recomendado pode prejudicar a lubrificação do motor.

Portanto, siga as recomendações do fabricante para o óleo adequado. 

Isso porque o uso do óleo errado pode resultar em desgaste prematuro e perda de eficiência.

Em muitos casos, a troca completa de óleo não é necessária.

Às vezes, apenas uma adição de óleo fresco é suficiente. 

Sendo assim, verifique com um profissional de manutenção para determinar a melhor abordagem. Conte com nossos profissionais!

Embora muitas marcas de óleo sejam confiáveis, é aconselhável usar um óleo que atenda às especificações do fabricante do veículo.

Como resultado, isso garante que o óleo tenha as propriedades necessárias para o seu motor.

Geralmente, existem diferentes graus de qualidade em óleos sintéticos.

Neste sentido, um óleo sintético de alta qualidade é projetado para proteger e lubrificar o motor de forma mais eficaz do que um de baixa qualidade. 

Dessa forma, invista em um óleo sintético de boa procedência para obter o melhor desempenho.

O filtro de óleo retém partículas e impurezas que se acumulam ao longo do tempo.

Assim, trocá-lo regularmente é fundamental para manter o óleo limpo e eficaz na lubrificação do motor.

O descarte inadequado de óleo usado é prejudicial ao meio ambiente.

Sendo assim, procure um centro de reciclagem de óleo ou um local autorizado para descartá-lo corretamente.

Verificar regularmente o nível de óleo é crucial.

Neste sentido, níveis inadequados podem causar danos ao motor. Sendo assim, mantenha o óleo no nível correto entre as trocas.

Aditivos de óleo projetados para melhorar o desempenho e a limpeza do motor não causam danos quando usados conforme as recomendações do fabricante.

Aquecer o motor antes da troca não é necessário.

No entanto, certifique-se de que o óleo não esteja excessivamente quente, para evitar queimaduras ao manuseá-lo.

Agora que desmistificamos esses mitos comuns, conheça as verdades sobre a troca de óleo do motor do seu carro. 

Verdades da troca de óleo:

O óleo do motor é responsável por lubrificar as peças móveis do motor, reduzindo o atrito e o desgaste. Como resultado, isso ajuda a prolongar a vida útil do motor.

Além de lubrificar, o óleo ajuda a proteger o motor contra o desgaste causado por partículas e detritos. Além disso, ele também auxilia na remoção de depósitos e lama que se acumulam ao longo do tempo.

O óleo desempenha um papel importante no controle da temperatura do motor, ajudando a dissipar o calor gerado pela fricção das peças em movimento.

Um motor bem lubrificado e com óleo limpo pode contribuir para uma melhor eficiência de combustível, economizando dinheiro a longo prazo.

De modo geral, as condições de condução, como tráfego intenso, condução em ambientes urbanos ou climas extremos, podem aumentar a frequência necessária para a troca de óleo.

A troca de óleo é uma medida de manutenção preventiva que pode evitar danos significativos ao motor e, consequentemente, custos de reparo mais elevados.

Se você quiser tirar outras dúvidas sobre a troca de óleo do motor do seu carro, consulte nossos profissionais de manutenção confiáveis para manter seu motor em ótimas condições e prolongar a vida útil do seu veículo. 

Assim, nós da Full Pneus estamos aqui para fornecer orientações precisas e serviços de manutenção de qualidade. Seu carro merece o melhor cuidado. Entre em contato conosco e saiba mais!

Sabemos que contar com profissionais experientes e de confiança, como os da Full Pneus, é essencial para garantir que o óleo do motor seja usado adequadamente. 

Assim, eles podem realizar trocas de óleo precisas, orientar sobre os melhores produtos para o seu veículo e garantir que seu motor seja mantido em ótimas condições. 

Dessa forma, você pode aproveitar a confiabilidade e o desempenho do seu veículo por muitos anos. 

Além disso, lembre-se, o óleo é o coração do seu motor. Portanto, cuide dele adequadamente.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!


Confira nossas promoções da Continental em nossa loja! 

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook

Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção