Medidas de Pneus: quais são as mais procuradas?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Medidas de Pneus: quais são as mais procuradas?

Existem algumas medidas de pneus que se encaixam melhor em alguns modelos de automóveis. Mas, quais formatos são os mais procurados no mercado do RJ?

No segmento automotivo, há uma ampla variedade de produtos pneumáticos para o condutor. Assim, marcas como Pirelli, Goodyear, Michelin, Continental, Dunlop, Continental e Yokohama são muito requisitadas nos principais Centros Automotivos. Porém, você conhece a importância das medidas de pneus?


Por que é importante saber como ler as Medidas de Pneus?

Quando o motorista comparece em uma loja automotiva e pesquisa por excelentes soluções pneumáticas, é comum se atentar apenas à parte estética. Assim, a tendência é que realize uma boa observação do fabricante e confira as principais características do pneu.

Porém, alguns modelos não irão se encaixar em determinados veículos. Como resultado, caso o indivíduo compre uma solução incorreta, é possível que tenha diversos problemas.

Portanto, conhecer mais profundamente algumas informações sobre as medidas de pneus será imprescindível. Desta forma, você poderá realizar uma aquisição correta do produto pneumático para o seu automóvel.

– O que são os Números nos Pneus

Em primeiro lugar, para iniciar a explicação sobre a medição em um pneu, falaremos sobre alguns números. Assim, com este conhecimento será mais fácil entender o que significa esta numeração.

Portanto, para desenvolver uma narrativa sobre o tema, usaremos o exemplo do modelo 175/65 R14:

  • 175: esta primeira numeração diz respeito a largura do produto pneumático em milímetros. Como resultado, o material possui 175 mm ou 17,5 centímetros;
  • 65: nessa etapa, nós tratamos do perfil. Assim, é o percentual da largura do pneu. Portanto, o numeral sessenta e cinco expressa 65% desta medida;
  • R: neste espaço, está em destaque o tipo de construção dos pneus. Assim, o R (neste caso) significa radial;
  • 14: diâmetro interno (do aro) deste produto pneumático em polegadas. Portanto, aqui são 14 polegadas.

– Índices de Carga

Além dos pontos acima, existem outros índices muito importantes. Assim, será possível ver outras características do material – as quais contribuem para o seu desenvolvimento.

Portanto, vale a pena falarmos sobre o índice de carga. Desta forma, ele indica o peso máximo que um jogo de pneus terá a capacidade de suportar (sem que nenhuma norma de segurança seja “deixada de lado”).

Observação: para saber qual é o índice de carga relativo ao pneu que você pretende adquirir, consulte a tabela de correspondências da fabricante em questão.

– Análise da Velocidade que um Pneu pode atingir

Aqui temos um outro índice, o qual é relevante que o motorista conheça antes de comprar o pneu. Assim, destaca-se a velocidade máxima de certificação que um produto pode alcançar. Além disso, deve suportar a carga com a melhor segurança possível.

Portanto, existe uma classificação – a qual orienta o motorista no entendimento desta análise. Desta forma, podemos avaliar da letra A (mais baixa) a Y (mais alta). Importante: o índice H está posicionado entre o U e o V.

Assim, observe abaixo como funciona esta ordem – que é mais um exemplo das medidas de pneus:

  • G: 90 km/h
  • J: 100 km/h
  • K: 110 km/h
  • L: 120 km/h
  • M: 130 km/h
  • N: 140 km/h
  • P: 150 km/h
  • Q: 160 km/h
  • R: 170 km/h
  • S: 180 km/h
  • T : 190 km/h
  • U: 200 km/h
  • H: 210 km/h
  • V: 240 km/h
  • ZR : > 240 km/h
  • W: 270 km/h
  • Y: 300 km/h

Observação: ZR significa que o pneu suporta uma velocidade superior a 240 km/h. Assim, ela agrupa os índices de velocidade V (240 km/h>), W (270 km/h>) e Y (300 km/h>).

Apesar destes numerais máximos, é necessário afirmar que o ideal é transitar de acordo com o limite de velocidade de cada localidade. Portanto, não ultrapasse os limites da via urbana e estrada.


Qualidade dos Pneus: como entender essa mensuração?

Neste momento, onde foi possível observar as medidas de pneus mais importantes, será necessário saber um pouco melhor sobre a qualidade deste material. Assim, a tendência é que você acerte totalmente na troca de cada um.

Como resultado, rodará com uma alta performance no dia a dia. Além disso, transitará com as soluções aprovadas  com o selo do Inmetro. Portanto, observe outros índices que comprovam a durabilidade do material:

1- Treadwear

Em primeiro lugar, falaremos sobre esse índice de qualidade. Assim, ele é utilizado para demonstrar a capacidade de resistência de um pneu. Como resultado, isso implica em avaliar o nível de depreciação natural que acomete este tipo de material especial de borracha.

Apesar de não existir uma forma 100% correta de avaliação, é possível chegar em um valor próximo do ideal, a partir dos testes em laboratório. Portanto, o treadwear varia entre 60 e 680.

Além disso, o valor de referência a ser observado é o número 100. Como resultado, quando o pneu possui um treadwear superior a cem, quer dizer que possui uma alta durabilidade.

2- Traction

O índice traction fará uma análise da aderência do jogo de pneus, quanto a necessidade de rodagem em vias urbanas e estradas encharcadas. Assim, a partir de estudos científicos, existem três notas a serem observadas neste quesito: AA, A, B e C.

Portanto, no caso do AA, o produto pneumático irá alcançar o maior nível de aderência do mercado. Ao falarmos do nível B, o material se encontra na média e o C é o menor nível (apesar de que não há problema em comprá-lo).

3- Temperature

Neste caso, esta avaliação diz respeito à capacidade de resistência do pneu – frente ao aquecimento em excesso que o atrito com as pistas proporciona. Isto é importante porque, caso um produto não consiga aguentar esta temperatura alta, haverá grandes chances de que o desempenho e a performance tenham problemas.

Portanto, observe os níveis A,B e C e confira onde se encontram os pneus de sua preferência. Importante: a letra A indica que o produto esquenta menos e a C que tem um aquecimento maior.

4- Tube Type e Tubeless

O Tube Type (nos pneus, você encontrará com a sigla TT), destaca o modelo de pneu que utiliza a câmara de ar. No caso da Tubeless (TL), só aparecerá quando um material não possuir este insumo.


Para que o seu automóvel conte com os melhores pneus do mercado, é importante que você tenha como parceiro um excelente Centro Automotivo. Assim, conte sempre com a Full Pneus!

Aproveite e conheça a nossa loja! Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – próximo à Rodovia Presidente Dutra (em direção ao Rio) saída 178B.

 
Central de atendimento: telefone 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira